Sono, humor e desenvolvimento em bebês

O sono é muito importante para o crescimento da criança. Isso porque o corpo produz hormônios durante o sono e, entre eles, está o hormônio do crescimento. Um bom sono ajuda também no aprendizado. Nesse período, o cérebro tem uma função de memorizar, ou seja, de registrar as informações recebidas durante o dia.

Para iniciar nossa conversa sobre o sono do bebê, precisamos falar sobre a média de horas que os pequenos precisam dormir, de acordo com a fase do desenvolvimento infantil em que estão.

Bebês recém-nascidos não tem dia e nem hora, tudo é novo para eles.  Os ciclos de sono dos nenéns são mais curtos e a duração do sono profundo é consideravelmente menor. Além disso, o ritmo biológico dos pequenos se repete a cada 3 ou 4 horas, ou seja, não são consecutivas as horas que ficam desperto.Por exemplo, se os adultos destinam 8 horas para descansar, os bebês destinam essa mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 15 horas que ficam são ocupadas em dormir, acordando a cada três horas nas quais se dedicam, especialmente, a alimentar-se.

Mas afinal, o que o sono do bebê implica em seu desenvolvimento?

Sono Infantil x Desenvolvimento

Baseado em estudos feitos no Brasil

Problemas de sono, incluindo sono fragmentado, latência prolongada do início do sono e sono insuficiente, são comuns em crianças pequenas. Estudos indicam que aproximadamente 20 a 30% dos pais relatam que seus filhos pequenos têm problemas de sono. No entanto, pouco se sabe sobre a relação do sono com o humor e o desenvolvimento em bebês e crianças pequenas.

Um estudo publicado pela Elsevier, em 9 de setembro de 2015, realizado com 1.351 mães de bebês (3-13 meses) no Brasil, tinha como objetivo avaliar a relação do sono com o humor e o desenvolvimento na infância. As mães responderam a três perguntas sobre a percepção do humor de seus filhos na hora de dormir, de manhã e ao longo do dia em uma escala de 5 pontos (“muito exigente” a “muito feliz”). As perguntas foram formuladas como: “Como você classificaria o humor de seu filho em…). A pesquisa revelou  que houve associações entre as avaliações das mães sobre os horários de dormir de manhã e a mudança de humor dos bebês durante a tarde, e o mais afetado foi o sono noturno,  em que em sua maioria revelou a má duração do sono noturno e a percepção das mães dos problemas de sono. 

Não houve relações entre as variáveis do sono e os resultados do desenvolvimento como um todo, incluindo comunicação, habilidades motoras finas e grossas, resolução de problemas e relações sociais pessoais. Em geral, esses resultados indicam que os padrões de sono e os problemas de sono durante a infância estão associados às avaliações dos pais do humor infantil, mas não a resultados mentais de desenvolvimento mais globais.

O estudo em geral afirma mais uma vez que a  relação entre problemas de sono e temperamento difícil infantil, inclui agitação, irritabilidade e choro aumentado.

Um outro estudo publicado na mesma pesquisa, com bebês (com idades entre 4 e 10 semanas) descobriu que classificações de temperamento mais positivas estavam relacionadas à maior duração do sono, no entanto, nenhum resultado do sono foi associado à duração do choro infantil. Alguns estudos, no entanto, encontraram relações entre sono e humor, incluindo a descoberta de que o humor influencia  a relação entre sono e sintomas internalizantes e externalizantes relatados pelos pais, em crianças e adolescentes em idade escolar.

Problemas de saúde relacionado ao sono do Bebê

Em termos de desenvolvimento, a maioria dos estudos realizados até o momento se concentrou na relação entre distúrbios respiratórios do sono e resultados cognitivos. Por exemplo, um estudo com 35 bebês (com idades entre 7 e 9 meses) descobriu que o ronco estava associado a pontuações mais baixas no índice de desenvolvimento menta

Os fatores que influenciam os padrões de sono variam de acordo com a idade. Aos nove meses de idade e novamente aos 18 meses de idade aproximadamente, os distúrbios do sono se tornam mais comuns porque:

  • Ocorre o desenvolvimento da ansiedade de separação.

  • A criança consegue se mover independentemente e controlar seu ambiente.

  • Pode ser que ela tire sonecas longas no final da tarde.

  • Ela pode ficar excessivamente estimulada quando estiver brincando antes de dormir.

  • Os pesadelos tendem a ocorrer com mais frequência.

Dicas para melhorar a rotina do sono do bebê

Melhorando a rotina do sono consequentemente o humor do bebê irá melhorar.

Definir a hora de dormir regularmente e uma sequência padrão para se acalmar à noite é chave para desenvolver uma rotina de sono. Se a hora, o lugar ou a rotina mudar sempre, pode acontecer que a ansiedade e a confusão aumentem. Embora alguns bebês precisem mais que outros de regularidade, todos se beneficiam de uma rotina para dormir.

Uma boa rotina para dormir pode incluir banho, hora do aconchego, uma história ou canção e colocar o bebê suavemente de costas para dormir. Criar uma rotina para seu bebê dormir coloca as bases para uma atitude saudável em relação ao preparo para dormir, à medida que o bebê cresce e se desenvolve. 

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Fontes

Esse artigo foi elaborado usando dados do estudo na língua inglesa: Infant Behavior and Development. ElServier. Sleep, mood, and development in infants. Volume 41, November 2015, Pages 102-107 | Comportamento e Desenvolvimento Infantil. Elsevier. Sono, humor e desenvolvimento em bebês. Volume 41, novembro de 2015, páginas 102-107* tradução livre.

Blog Leiturinha.( fevereiro de 2022).Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento? Acessado 25 de fevereiro  de 2022. Disponível em: 

https://leiturinha.com.br/blog/sono-do-bebe-no-desenvolvimento/ 

Msd Manuals. (setembro de 2019).  O sono dos recém-nascidos e bebês por  Deborah M. Consolini , MD, Thomas Jefferson University Hospital. Acessado 25 de fevereiro  de 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/cuidado-de-rec%C3%A9m-nascidos-e-beb%C3%AAs/o-sono-dos-rec%C3%A9m-nascidos-e-beb%C3%AAs

Flexible Banner V2