Como impedir que as crianças mordam

Como impedir que as crianças mordam

Morder é muito comum entre crianças de 18 meses a três anos. A maior parte das mordidas reflete não apenas os sentimentos das crianças pequenas, mas também sua capacidade limitada de se expressar pela linguagem. Uma criança de cinco anos pode dizer "Solta isso. É meu!", mas uma criança mais nova pode defender seu terreno com seus dentes.

Por que as crianças mordem

Morder é um tema emocional para os pais. Parece primitivo e rude, e muitos pais acham que isso indica uma criança perturbada. Nada expulsa uma criança da creche ou da festa de aniversário mais rápido do que uma mordida. Às vezes, as crianças mordem quando estão empolgadas ou mesmo felizes. Nesta idade, as crianças geralmente agem sem pensar nas consequências. Na verdade, quando uma criança morde outra, quem mordeu fica tão surpresa e irritada quanto a que foi mordida.

Ajudando a criança que morde

Não espere alguns minutos para conversar com seu filho quando ele morder alguém. Crianças pequenas têm pouca capacidade de atenção, então elas precisam de uma conversa clara e imediatamente. Evite frases vagas, como "Agora, seja boa com sua irmã", porque uma criança pequena não consegue ver a relação entre isso e a mordida.

Tente isso:

"Não! Podemos morder maçãs e sanduíches, mas nunca podemos morder pessoas!".

Morder de volta não funciona. Isso apenas ensina que morder é um comportamento aceitável. Ela não entenderá a agressão de seus pais e provavelmente ficará assustada, sem aprender nada.

Adaptado de Toddlers and Preschoolers (Crianças pequenas e em idade pré-escolar) de Lawrence Kutner, Ph.D. (Avon, 1994).

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil