Gêmeos

Gêmeos ou trigêmeos? Como uma gravidez múltipla é diferente?

Surpresa! Parece que você está realizando suas ambições de uma grande família em uma gravidez! Sua gravidez deve ser especial, ou pelo menos um pouco diferente do que uma gravidez de um bebê apenas. Veja como:

Descobrir cedo

Graças ao ultrassom obstétrico, gêmeos podem ser vistos já com seis semanas de gravidez. Embora seja difícil distinguir os batimentos cardíacos de um bebê do outro, o seu profissional de saúde contará o número real de batimentos por minuto de cada bebê. Utilize a CALCULADORA GESTACIONAL para saber quando os seus bebês irão nascer!

Como uma gravidez múltipla é diferente?

Bem, para começar, você automaticamente se torna uma paciente de alto risco. Você pode se sentir bem, mas ter gêmeos ou uma GAR (uma gestação de alto risco múltipla, ou seja, mais de dois) vem com riscos especiais. Você provavelmente será encaminhada para um especialista em medicina materno-fetal (MFM) treinado para lidar com gravidez de alto risco. Em comparação com as mulheres com gestações únicas, você provavelmente terá mais consultas pré-natais, mais exames de sangue e ultrassons mais frequentes.

Gêmeos idênticos X gêmeos fraternos: Gêmeos idênticos

Esse tipo de geminação acontece quando um óvulo se divide em dois embriões, resultando em bebês idênticos. Às vezes, os dois bebês estão na mesma bolsa amniótica, o que aumenta o risco de problemas, como se enroscarem nos cordões umbilicais. Outro risco é a transfusão de um gêmeo para outro gêmeo, quando um bebê fica com a maioria dos nutrientes e o outro fica com muito pouco. É por isso que os médicos sempre medem cada feto durante a gravidez múltipla.

Gêmeos fraternos

Dois (ou mais) óvulos são fertilizados ao mesmo tempo e resultam em vários embriões. Em GAR, pode haver gêmeos idênticos e fraternais, ou trigêmeos em uma gravidez. O principal risco da geminação fraterna é o nascimento prematuro.

Parto prematuro

Este é considerado o maior risco de qualquer gravidez múltipla. Com uma gravidez de gêmeos ou GAR, cada bebê tende a ser menor, uma vez em que todos eles precisam dividir o espaço em seu útero. Nascer uma semana antes da 40.ª semana não é uma coisa tão ruim, mas nascer antes da 36.ª semana pode significar que o bebê terá problemas respiratórios e de sucção, bem como outros problemas resultantes de ser prematuro.

A chave é a preparação

A melhor coisa que você pode fazer pelos seus bebês é cuidar de si mesma e ir em todas as suas consultas pré-natais. Você está em maior risco de complicações, então descanse antes de conhecer sua pequena ninhada! Também, lembre-se que quanto mais bebês você está esperando, mais nomes você terá que decidir. É onde o Gerador de Nomes Pampers pode ajudar! Você pode escolher cada configuração para então encontrar os nomes perfeitos que será muito mais divertido com essa ferramenta.