Cuidados com a pele do bebê

Cuidados com a pele do bebê

Há algo mais perfeito do que a pele do seu bebê? Você não pode deixar de tocá-la e acariciá-la. Seu bebê ama isso tanto quanto você.

Proteger a pele delicada contra danos é um trabalho importante para um pai ou mãe. Eis que você precisa saber e fazer.

O toque suave

Enquanto a pele do seu bebê é famosa por ser macia e suave, também é forte e resistente. A pele é o maior órgão do corpo - um grupo de células empilhadas em conjunto para formar uma barreira fina, mas resistente. A pele se renova constantemente durante toda a vida, e o processo de renovação começa mesmo antes do nascimento.

Mesmo assim, a pele do recém-nascido está longe de ser perfeita no início. Você não deve se assustar com considerável descamação, vermelhidão ou descascados nos primeiros dias após o nascimento, especialmente em torno dos pulsos, joelhos e pés. Isso tudo é normal.

Ao longo das primeiras semanas, a pele do seu bebê irá preencher e ficar mais suave.

Hidratantes

Para manter a pele do seu bebê saudável, você precisa manter sua suavidade e força naturais. Mesmo que a pele do seu bebê não esteja descascando, ela pode se beneficiar do uso de hidratantes.

Você pode obter produtos sem perfume com ingredientes como óleo mineral ou vaselina. Caso você precise de uma recomendação, você pode falar com seu profissional de saúde.

Independentemente de qual você escolher, continue com ele para que a pele do seu bebê não tenha de se adaptar às diferentes misturas de ingredientes em vários produtos.

Proteção solar infantil

Bebês de todas as idades devem ficar longe da luz direta do sol. Um bebê pode ficar queimado mesmo com uma breve exposição de 10 a 15 minutos, até em dias nublados.

  • A primeira coisa que você pode fazer para minimizar a exposição é a roupa.  Roupas com protetor solar FPS 50 são melhores.
  • Em dias quentes, vista seu bebê com roupas leves de algodão que cubram seus braços e pernas
  • Certifique-se de que ele use chapéu de abas largas em cada passeio
  • Tente evitar sair quando os raios solares estiverem mais fortes, entre as 10 da manhã e as 3 da tarde.
  • Quando do lado de fora, tente manter seu bebê na sombra.

A Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics) reafirmou recentemente a sua política em matéria de bebês e proteção solar. Ela agora afirma que não há provas de que pequenas quantidades de protetor solar em bebês jovens apresentam muitos riscos. É melhor não contar com protetor solar como um substituto para o vestuário de proteção ou para evitar o sol. Use-o para cobrir o rosto, as mãos e os pés expostos de seu bebê.

Cuidado com as unhas do bebê - proteja a pele contra arranhões

As minúsculas unhas do seu bebê são muito finas e afiadas, e crescem surpreendentemente rápido! Você pode precisar apará-las duas vezes por semana.

Isso é importante, porque os recém-nascidos podem arranhar o rosto com as próprias unhas.

Dicas para cuidar das unhas

  • Use uma lixa suave, cortadores de unhas de bebê ou tesoura para aparar unhas de bebê. (Isso pode ser mais fácil quando o bebê estiver dormindo)
  • Para evitar cortar a pele do dedo ao aparar a unha, segure seu dedo com firmeza e pressione a parte de baixo do dedo contra a unha quando cortar.
  • As unhas dos pés crescem muito mais lentamente e são geralmente muito macias. Elas não precisam ser mantidas tão curtas quanto as unhas dos dedos das mãos - uma aparada uma ou duas vezes por mês é suficiente.
  • As unhas dos pés podem parecer estar encravadas, mas os bebês raramente sofrem com isso.
  • Ligue para o seu profissional de saúde se a pele ao redor das unhas dos dedos dos pés ficar vermelha, inflamadas ou dura.

Cuidados com a pele do pênis

Circuncisão:

Cuidar de circuncisão de seu filho recém-nascido não é difícil se você souber o que fazer. Para a primeira semana após o procedimento, o pênis pode ficar muito vermelho e desenvolver uma crosta amarela.

Dicas pós-circuncisão

  • Mantenha a área limpa usando sabonete neutro e água após cada troca de fralda.
  • Cubra a cabeça do pênis com vaselina para protegê-lo e cubra-o suavemente com uma gaze.
  • Seu profissional de saúde lhe dirá por quanto tempo manter o curativo. Se você suspeitar de uma infecção em qualquer momento, notifique o seu profissional de saúde.

Se o seu filho não for circuncidado

Lave o pênis dele com um sabonete neutro e água, assim como o resto da área da fralda. Não tente puxar o prepúcio para trás - ele se retrairá gradualmente por si só, geralmente no terceiro aniversário.

Dicas para lavar as roupas do bebê

Sabão de lavar roupas:

A pele do seu bebê pode ser sensível a produtos químicos em roupas novas e ao sabão residual nas roupas após a lavagem.

  • Lave todas as roupas e lençóis novos antes de seu bebê usá-los.
  • Nos primeiros meses, lave as coisas do seu filho separadamente das outras roupas.
  • Use um detergente suave e um ciclo de lavagem completo.

A pele do bebê é delicada e requer uma atenção especial. Estas dicas vão ajudar a garantir que ela permaneça protegida.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave