Tosse em bebês

A tosse é algo inevitável nas crianças. Você não pode fazer nada para evitá-la, mesmo que queira. A tosse é realmente saudável, pois ajuda a limpar a garganta ou o peito da criança de algo que não deveria estar lá, por exemplo, um pedaço de fruta, um pedaço de brinquedo ou uma infecção. Portanto, a tarefa não é necessariamente parar a tosse, mas descobrir sua causa. É importante observar as características da tosse e a maneira como seu bebê respira e age para descobrir o que está acontecendo.

Para ajudá-lo em seu trabalho de "detetive", foram identificados os tipos mais comuns de tosse e suas origens. Lembre-se também de que a tosse sozinha raramente causa problemas para crianças com mais de 1 ano, mas pode debilitar rapidamente uma criança; portanto, você deve prestar muita atenção quando o bebê começar a tossir.

Tosse durante um resfriado

Os resfriados mais simples são acompanhados por tosse seca ou com secreções, que pode durar mesmo quando os outros sintomas desapareceram. Não precisa se preocupar. No entanto, consulte o seu pediatra imediatamente se ocorrer algum dos seguintes sintomas:

  • A criança tosse tanto que seus lábios ficam com um tom mais escuro e ela tem dificuldade para respirar.

  • A crise de tosse termina com um "grito" (consulte "Emitir sons estranhos quando o bebê inala", abaixo).

  • Seu bebê tem febre de 38ºC ou superior por mais de 48 horas. A febre é comum quando se trata de infecções respiratórias e não deve causar preocupação, a menos que seja alta, dure muito tempo ou a criança pareça realmente doente.

  • Seu bebê está respirando rapidamente (mais de 40 a 50 vezes por minuto) ou sua pele "cede" entre as costelas toda vez que ele respira (você pode ver isso quando tira a camisa).

Tosse que começa de repente

A causa dessa tosse geralmente é algo nas vias aéreas que não deveria estar lá, como um pedaço duro de comida, um brinquedo, vômito ou uma moeda.

Os bebês que podem pegar coisas correm maior risco, especialmente se tiverem irmãos mais velhos que desejam "alimentá-los" ou compartilhar seus brinquedos com eles. Se você suspeitar que a criança tem algo preso na garganta, não insira os dedos (a menos que o objeto ainda esteja na boca e você possa vê-lo facilmente).

Faça uma manobra de Heimlich, se souber como fazer em uma criança. Caso contrário, mantenha-o parado e calmo e ligue imediatamente para o pediatra ou serviço de emergência local para obter instruções precisas.

Se não for um objeto estranho e a criança desenvolver uma "tosse latindo" repentina junto com rouquidão, salivação excessiva e insistir em se endireitar, a causa pode ser uma condição muito séria chamada epiglotite. Ligue rapidamente para o seu pediatra. Se você não tiver uma resposta imediata, ligue para o serviço de emergência local. Felizmente, os casos de epiglotite são atualmente muito raros graças à vacina haemophilus B.

"Tosse seca"

A "tosse seca"constitui um sintoma de várias infecções virais do trato respiratório superior, incluindo a crupe e as infecções virais das cordas vocais (laringe) e das vias respiratórias (tráqueas).

Los niños que padecen de crup adquieren, además, ronquera. Felizmente, em geral, pode-se tratar em casa com o vapor proveniente de uma ducha quente ou de um nebulizador, mas também deve ser mantido em contato com seu pediatra. Certifique-se de solicitar ajuda imediatamente se:

  • A criança ter menos de seis meses de idade;

  • Apresenta febre de 39ºC ou mais alta;

  • A tosse aparece de forma repentina (veja mais acima);

  • Respira ruidosamente entre os ataques de tosse quando está tranquilo e descansando;

  • Está muito pálido e fora da sua cor natural

Marque uma consulta com seu pediatra se:

  • A criança ter menos de 1 ano de idade;

  • Tiver tido episódios de crup sem mostrar uma melhoria durante três ou mais dias;

  • Tiver tido três ataques de crup por dia, durante dois ou mais dias;

  • Se nega a beber líquidos

Tosse em um bebê menor de 3 meses 

Isso pode significar algo sério, como pneumonia ou bronquite que podem deixar o bebê fraco. Consulte o seu pediatra rapidamente, se a tosse persistir por mais de uma hora. Chamar imediatamente se a tosse começar repentinamente ou se a criança apresentar febre superior a 38ºC.

Tosse com febre alta

Quando a tosse está acompanhada de uma febre de 39ºC ou mais, poderia ser uma pneumonia, especialmente se a criança respira mais rapidamente, está engasgada ou não tem vontade de tomar líquidos. Contacte imediatamente o seu pediatra.

Tosse com mudança significativa de comportamento, geralmente com febre – pode ser um sinal de pneumonia. Chame seu pediatra imediatamente.

Tosse com dificuldade para respirar 

Isso é sempre motivo de preocupação e deve ser comunicado imediatamente ao pediatra. Se for grave ou repentino, ligue para o serviço de emergência local. Caso contrário, entre em contato com o pediatra do seu filho. Sinais de desconforto a serem observados:

  • A criança respira muito rapidamente (40 a 50 vezes por minuto).

  • Sua pele "cede" entre as costelas ou sobre a clavícula toda vez que você respira.

  • Se ele se recusa a deitar porque isso dificulta sua respiração ou o deixa ansioso e agitado.

  • Não consegue engolir líquidos ou rejeita todos os líquidos.

  • Ele baba excessivamente.

  • Estica o pescoço ao respirar.

  • Dorme menos de uma hora de cada vez.

  • Ele não está rosado, seus lábios são mais escuros e sua pele é muito pálida.

Tosse com sangue

Isso geralmente se deve a uma hemorragia ou irritação nasal recente; neste caso, não há razão para se preocupar. No entanto, se esta não for a causa, algo anormal está acontecendo e você deve entrar em contato com o pediatra imediatamente.

Tosse que piora durante a noite

A tosse causada por infecções costuma piorar à noite devido às secreções nasais e sinusais que descem pela garganta quando o bebê está deitado. Isso, por sua vez, causa coceira na garganta que leva à tosse. Se a criança dorme a noite toda, é improvável que algo sério esteja acontecendo com ela.

No entanto, se a tosse estiver mantendo-o acordado, levante a cabeça colocando travesseiros sob o berço ou colchão. Evite colocar travesseiros ou muitos cobertores no berço, pois isso aumenta o risco de SIDS (síndrome da morte súbita infantil) em bebês muito pequenos e pode dificultar a respiração de crianças mais velhas.

As crianças podem dormir bem na cadeirinha no chão ou no berço na mesma posição.

Tosse que piora durante o dia e melhora nos períodos de descanso

Quando a tosse aumenta durante o dia, geralmente é devido a uma infecção ou alergia. Atividade, ar frio e estresse geralmente pioram essa tosse. A tosse pode durar alguns dias ou até 3 semanas e não requer atenção médica, a menos que ocorram sintomas adicionais.

O mais simples é deixar o vírus seguir seu curso (felizmente, seu filho não terá a infecção durante todo o período de tosse, apenas no início). Se a tosse persistir por um mês, é hora de consultar o pediatra; agende uma visita.

Tosse com sons estranhos quando o bebê inala

Isso é chamado de estridor e pode indicar um problema sério nas vias aéreas superiores, laringe ou garganta. Ligue para o pediatra e deixe que ele ouça a criança ao telefone; isso pode te ajudar muito. Os sinais que requerem atenção médica imediata (o que significa ligar para o 911 local se você não puder falar imediatamente com o pediatra regular) incluem:

  • A criança tem respiração ruidosa, entre acessos de tosse, quando está parada e relaxada;

  • Ela tem dificuldade para respirar (veja acima);

  • Ela não quer se deitar porque isso dificulta sua respiração ou aumenta sua ansiedade;

  • Baba de forma intensa;

  • Tem dificuldade para engolir.

  • Se uma criança respirar profundamente após um ataque de tosse forte e muitas vezes emitir um som ou "gritar", ela pode ter coqueluche, também conhecida como tosse convulsiva. Isso é particularmente preocupante quando ocorre em crianças que ainda não receberam todas as vacinas, por exemplo, crianças menores de 6 meses.

  • A coqueluche pode ser mortal, portanto, se você suspeitar que seu filho tenha, entre em contato com o pediatra imediatamente. Se você não tiver uma resposta imediata ou se a criança estiver muito pálida, ligue para o serviço de emergência local.

Tosse com sons estranhos quando o bebê exala

Pode ser sibilância e indica obstrução do trato respiratório inferior, possivelmente devido a infecção, alergia ou simplesmente sensibilidade ou presença de um objeto estranho.

Se você conhece alguém com asma ou já ouviu um gato ronronar, então você tem uma ideia de como é a respiração ofegante. Entre em contato imediatamente com seu pediatra para obter instruções (a menos que seja uma alergia ou sensibilidade que você tenha tratado anteriormente e conheça os medicamentos e os procedimentos para cuidar dela). Aproxime a criança do telefone, pois ouvir o som e o tipo de respiração ajudará seu pediatra a descobrir o que está acontecendo.

Tosse que produz vômitos

É mais provável que ocorra em crianças com menos de 1 ano de idade, porque elas não conseguem remover o catarro. Em vez disso, eles os engolem e acabam vomitando. No entanto, se esse tipo de tosse for acompanhado por falta de ar contínua, qualquer mudança na cor dos lábios ou um "grito" no final do ataque de tosse (veja acima), chame seu pediatra imediatamente.

Tosse que perdura por mais de um mês

Geralmente, é resultado do azar de ter um resfriado atrás do outro. No entanto, para estar seguro, você deve marcar uma consulta com seu pediatra para descartar uma alergia, infecção crônica, sensibilidade alimentar ou outro problema.

Esteja preparado para relatar quaisquer problemas respiratórios em pessoas que estiveram com a criança, bem como quaisquer outras dúvidas que você possa ter.

Tosse nos membros da família

É sempre uma boa ideia manter uma criança longe de pessoas com tosse infecciosa ativa até que a tosse melhore. Isso inclui babás e funcionários do berçário. Nesse sentido, os recém-nascidos provavelmente são imunes às doenças da mãe ou do pai.

Além disso, o leite materno dá aos bebês maior proteção contra infecções. Após os seis meses, seu bebê se defende com seu próprio sistema imunológico, mas também deve estar protegido, principalmente contra tosses fortes e catarro.

Fumantes representam um grande risco para as crianças. Não apenas porque eles tendem a contrair infecções pulmonares, mas também porque a própria fumaça os torna mais propensos a doenças. Portanto, mantenha seu filho longe de ambientes com fumaça de cigarro, quando possível.

Os adultos, especialmente os idosos, podem ser portadores de tuberculose. Um simples exame de pele pode esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre alguém com tosse crônica. Você também deve se preocupar se a equipe do berçário do bebê e os recém-chegados ao seu ambiente passaram por esse exame no ano anterior.

Como  acalmar a tosse

Embora a maioria das crianças com tosse não precise de muito tratamento, pode ser difícil para os pais se sentirem impotentes. Aqui estão algumas diretrizes a serem lembradas:

  • Sente-se com seu filho em um banheiro fechado com água quente saindo do chuveiro para encher o ambiente de vapor. Isso pode aliviar e melhorar qualquer tipo de tosse. Isso é especialmente útil para tosse seca. Algumas pessoas recomendam nebulizadores. Estes, juntamente com os umidificadores, podem ser úteis se o ambiente doméstico for muito seco, pois o vapor nas vias respiratórias permite que as secreções sejam liberadas com mais facilidade.

  • Elevar a cabeceira do berço ou da cama (veja acima) também ajudará a aliviar a tosse. No entanto, não coloque seu filho em travesseiros ou roupas de cama macias, pois isso aumenta o risco de SIDS em bebês muito pequenos e pode dificultar ainda mais a respiração de crianças mais velhas.

  • A ingestão adicional de qualquer tipo de líquido ajudará a manter as secreções peitorais e das vias aéreas finas e úmidas. Isso também é importante, pois as crianças perdem muito líquido quando têm algum tipo de doença respiratória. Muitas crianças recusam comida quando estão doentes, o que é normal desde que bebam líquidos suficientes.

  • Medicamentos simples para tosse podem soltar as secreções e ajudar as crianças a eliminar o catarro. No entanto, algumas fórmulas para tosse podem causar problemas, especialmente se contiverem muitos ingredientes, e os anti-histamínicos podem secar as secreções ou deixá-lo sonolento. Portanto, você deve sempre consultar seu pediatra antes de dar qualquer medicamento à criança. Além disso, não dê rebuçados para a tosse a crianças com menos de quatro anos de idade, uma vez que representam um risco de asfixia nesta fase. Os medicamentos adicionados aos nebulizadores não são necessários e podem irritar as vias respiratórias.

Antes de ligar para o médico

A maioria dos tipos de tosse pode ser totalmente tratada em casa e não requer orientação especial. No entanto, se uma criança apresentar sintomas graves (parece muito doente, está pálida, age de maneira muito diferente do normal ou apresenta algum dos sintomas de emergência descritos acima), não hesite em ligar para o pediatra.

Se não for uma emergência e você tiver alguns minutos, reúna o máximo de informações possível antes de atender o telefone. Isso ajudará seu pediatra a fazer um diagnóstico preciso.

A informação que o seu pediatra pode requirir é a seguinte:

  • Há quanto tempo a criança apresenta tosse?

  • Que outros sintomas você apresentou? Vômito, febre, dificuldade para dormir? Há quanto tempo esses sintomas persistem e qual a gravidade deles?

  • Você está bebendo líquidos?

  • O que melhora a tosse? O que torna isso pior? Quando melhora ou piora?

  • Mais alguém na família (ou alguém da creche) está doente?

  • Quão rápido ele está respirando? O espaço entre suas costelas diminui a cada respiração? (Levante a camisa, faça os cálculos necessários e observe.)

  • Que som ele faz? Aproxime a criança do telefone para que o pediatra possa ouvir sua respiração ou tosse.

  • Você está com as vacinas em dia? (Mantenha a caderneta de vacinação da criança ao seu lado)

Consentimento de cookie