Dicas para escovar e cuidar dos dentes do bebê

Perguntas e respostas sobre cuidados com a higiene bucal dos bebês

Quando os filhos nascem, são inúmeros os cuidados com a saúde deles. Aprender a dar banho, trocar fraldas, levar ao pediatra e vacinar são apenas alguns exemplos. Acontece que, no meio dessa verdadeira maratona, muitos pais não se atentam aos cuidados com a saúde bucal e nem compram uma escova de dente para bebê.

No entanto, estabelecer uma rotina para fazer toda a higienização é muito importante, mesmo que os primeiros dentes não tenham aparecido. E, quando eles começarem a surgir, não tenha dúvidas: é hora de visitar um odontopediatra para começar a escovação.

Para entender um pouco mais desse assunto respondemos algumas das perguntas mais frequentes que surgem ao longe desse processo, continue lendo o texto para descobrir as respostas.

Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?

Tudo bem se você começar a cuidar das gengivas do seu bebê antes de ver aparecer um dente. Não precisa usar pasta de dente, apenas escove suavemente as gengivas com movimentos circulares usando água e um paninho macio, gaze ou uma escova de dentes suave. Embora o seu bebê não compreenda imediatamente porque você está escovando, os bebês adoram rotinas e começarão a aceitar o cuidado dental como parte do seu dia-a-dia. Assim que você vir um dente nascendo, adicione “escovar os dentes” aos rituais da manhã e da noite.

Qual o tipo de pasta de dente que devo usar, e qual a quantidade certa?

Uma quantidade mínima de pasta de dente (do tamanho de um grão de arroz) é o ideal. Procure por uma pasta de dente infantil indicada para a idade do seu bebê. A partir dos 3 anos, você pode aumentar a quantidade da pasta de dente para o tamanho de uma ervilha. Contate o seu dentista se tiver dúvidas ou perguntas.

Qual o tipo de escova de dentes que devo usar?

Você vai encontrar uma grande variedade de escovas de dentes infantis no supermercado ou drogaria, em geral, separadas em tamanhos para bebê, para crianças até aos 2 anos e para crianças maiores de 2 anos. Escolha uma escova adequada para a idade do seu bebê, com cerdas macias, uma cabeça pequena e um cabo longo. Que tal trazer o seu bebê junto para comprar, escolha três escovas e deixe que ele decida qual a sua cor predileta.

Qual é a melhor hora do dia para escovar?

Duas vezes por dia é ideal — após o café da manhã e um pouco antes da hora de dormir (mas depois da última refeição). Isto removerá da comida as bactérias que poderiam transformar-se-se em placa prejudicial, causando cáries.

Devo escovar os dentes do meu filho ou deixo que ele mesmo escove os seus dentes?

Enquanto o seu filho não puder segurar uma escova com confiança, é melhor que você mesma escove. Mesmo quando ele puder segurar a escova, esteja presente para supervisionar, principalmente o processo de escovar, enxaguar e cuspir. É provável que ele precise de uma ajuda para garantir que a tarefa foi realizada corretamente. Em geral, por volta dos 6 anos de idade, ele será capaz de escovar os seus próprios dentes.

Todos os bebês se esquivam na hora de escovar os dentes?!

Sim, alguns bebês sem dúvida brigam com a escova de dentes! Para algumas mamães, escovar os dentes de um bebê pode parecer uma luta com uma cobrinha se contorcendo. Felizmente, reunimos uma lista de dicas e truques para ajudar o seu bebê a se divertir escovando os dentes. Além disso, uma visita ao dentista também pode ser uma maneira divertida de ensinar o seu filho sobre o cuidado dos dentes.

10 dicas essenciais de cuidados com os dentes dos bebês

  1. Faça movimentos de escovação suaves tanto nas paredes internas como nas externas dos dentes;

  2. Tome cuidado com a pressão na gengiva e nos locais de erupção de novos dentes;

  3. Tente manter a criança envolvida na atividade, reforçando a importância de que ela aprenda a fazer o mesmo;

  4. Use a quantidade de creme dental indicada para não ter a necessidade de enxágue (até que o bebê consiga cuspir);

  5. Troque a escova assim que as cerdas começarem a se desgastar;

  6. Utilize o fio dental quando houver pouco espaço entre os dentes (geralmente não é preciso passar o fio se os dentes ainda estão bem separados e escova consegue cumprir esse papel).

  7. Não esqueça da higiene da língua

  8.  Evite os enxaguantes bucais

  9. Marque uma consulta com um odontopediatra

  10.  Cumpra a frequência ideal

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie