Como deixar a casa segura para o bebê

Dicas de cuidados de segurança em casa

Seu bebê já rola e talvez até consiga sentar. Em pouco tempo, vai tentar engatinhar, ficar de pé e andar. E, antes que ele adquira essa mobilidade, é bom que você olhe com atenção para sua casa e a deixe segura para que seu bebê possa explorá-la.

Nada substitui o olhar atento dos pais, mas mesmo assim, preparamos um pequeno guia para manter a casa segura para o pequeno.

1. Desça ao nível do seu bebê - literalmente

Rastejar pela sua casa ajuda a ver exatamente quais itens estão dentro de seu alcance. Por exemplo, rastejar sob sua mesa pode lembrá-la da tomada raramente utilizada que está abaixo dela e precisa ser coberta.

2. Bloqueie as escadas

Se houver escadas em casa, você precisará colocar portões de segurança tanto no alto quanto no fim das escadas. Se você estiver usando portões de pressão, um bebê com peso suficiente poderia movê-los. Portões de parede são uma escolha mais segura.

3. Corte os cabos

Certifique-se de que qualquer coisa com um cabo esteja fora do alcance, incluindo babás eletrônicas e telefones. Também é uma ideia inteligente investir em cortinas sem fio e telas de janelas.

4. Proteja itens grandes e pesados

Uma vez que o seu bebê estiver engatinhando, ele tentará subir em objetos. Certifique-se de que coisas como TVs e estantes estejam presas na parede ou no chão.

5. Trave quaisquer riscos potenciais

A garagem, o porão, o banheiro, a lavanderia e o escritório são todos os locais onde os conteúdos podem representar um perigo para o seu bebê. Qualquer armário contendo material de limpeza, tintas, ferramentas pesadas, pesos, peças pequenas ou produtos químicos de qualquer tipo deve ser trancado e colocado fora de alcance.

6. Proteja todas as quinas e tomadas

Todas as quinas pontiagudas nos móveis devem ser acolchoadas e todas as tomadas elétricas precisam ser protegidas com tampas.

7. Ensine a andar com segurança

Quando o bebê estiver pronto para começar a andar, pratique subir e descer as escadas, mostrando-lhe que ele deve sempre segurar o corrimão. Remova todos os tapetinhos que poderiam levá-lo a escorregar e cair.

Anote!

Mantenha gravado no seu celular os números de emergência.

Quer saber mais sobre os perigos e os principais acidentes entre as crianças? Clique aqui e confira as dicas da ONG Criança Segura.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie