Saiba todas as dicas para lidar com seu filho de um ano e seis meses

Nesta idade, seu filho de 1 ano e 6 meses pode ter muito a dizer, e surpreender você com seu vocabulário cada vez maior, ele também pode estar começando a dar os primeiros passos e estar cada vez mais interessado em aprender coisas novas. 

Nesse momento, continue a estimular a criatividade de seu filho e aproveite todas as oportunidades para dançar, cantar, bater palmas e brincar juntos. Seu filho está crescendo tão rápido - é difícil acompanhar. Continue lendo para descobrir o que mais essa idade pode reservar para você e seu filho.  

Marcos do desenvolvimento infantil de 1 ano e 6 meses

Como você deve ter notado, seu filho pode atingir certos marcos de desenvolvimento um pouco mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade. Cada criança é única e aprende e cresce em seu próprio ritmo.  

 

Por este motivo, estes são apenas alguns exemplos do que o seu filho pode atingir por volta de 1 ano e 6 meses de idade:  

 

  • Pode dizer várias palavras. Seu filho pode ser capaz de dizer muitas palavras simples, como aquelas para seus brinquedos, pessoas e partes do corpo favoritos. Lembre-se de que os meninos geralmente demoram mais para dominar as habilidades do idioma em comparação com as meninas. No início, você pode ser o único que entende as palavras inventadas por seu filho, mas com a resposta correta da pronúncia do seu paciente, ele logo aprenderá a dizer essas palavras corretamente.  

  • Expande seu vocabulário. Com o tempo, seu filho pode entender e usar um número cada vez maior de palavras. Ajude a construir seu vocabulário repetindo palavras e verbalizando suas atividades, bem como conversando juntos. Então, por exemplo, se seu filho fizer sinal para você vir brincar com ele, você pode dizer “Você gostaria que eu fosse brincar com você? Mostre-me o que você está fazendo!”  

  • Pode usar uma mão mais do que a outra. Por volta dessa época, seu filho pode mostrar preferência por usar a mão direita em vez da esquerda, ou vice-versa. Mas isso não significa que ele definitivamente será destro ou canhoto. O desenvolvimento de uma mão dominante geralmente ocorre ao longo de vários anos. Seu filho pode até ser ambidestro, capaz de usar as duas mãos igualmente bem.  

 

Como apoiar o desenvolvimento do seu filho nessa idade  

 

Veja como você pode apoiar o desenvolvimento de seu filho de 1 ano e 6 meses em casa: 

 

  • Se você fala uma língua estrangeira, use-a. Se sua família é bilíngue, use os dois idiomas com seu filho. Você ajudará a estabelecer uma conexão com essas culturas, além de promover as habilidades linguísticas. E não se preocupe se seu filho misturar as duas línguas, como é de se esperar. Eventualmente, ele saberá como separá-los.  

  • Incentive a criatividade. Por volta dessa época, seu filho pode se interessar por rabiscar - seja no papel ou talvez até em outras coisas! Incentive sua criatividade, fornecendo-lhe marcadores, giz de cera ou lápis de cor e muito papel para preencher com arte. Pode ser uma boa ideia manter o material de arte guardado quando não estiver em uso para evitar que ele desenhe nas paredes e em outros lugares.  

  • Torne a hora do banho divertida Dê ao seu filho alguns objetos para brincar na banheira, como brinquedos de apertar, animais e barcos flutuantes e copos de plástico que ele possa usar para encher de água e espirrar. Apenas lembre-se de nunca deixar seu filho sem supervisão durante o banho.  

  • Dance e cante com seu filho. Aproveite todas as oportunidades para combinar música e movimento. Por exemplo, invente uma musiquinha ao vesti-lo ou toque alguma música para uma festa dançante improvisada. Esses momentos podem ajudá-lo a se relacionar com seu filho, bem como impulsionar o desenvolvimento dele.  

  • Limite o tempo de uso. Seu filho pode querer assistir TV ou jogar videogame, especialmente depois de ver um colega ou irmão mais velho fazer isso, mas é importante limitar o tempo de tela do filho, pois o excesso de visão passiva nessa idade pode atrasar o desenvolvimento cognitivo. Em vez disso, incentive o jogo ativo e desconectado tanto quanto possível.  

  • Leia e releia. Seu filho de 1 ano e 6 meses tem um livro favorito que quer ouvir de novo e de novo? Este é o seu cérebro ocupado no trabalho, então vá em frente e continue lendo o que ele deseja. Faça-lhe algumas perguntas sobre a história à medida que avança, como "Você sabe o que o urso vai fazer a seguir?" Sinta-se à vontade para adicionar gestos e efeitos sonoros também. Em pouco tempo, ele estará "lendo" as palavras junto com você!  

 

 

Horários de refeições e menus para seu filho de 1 ano e 6 meses  

 

Não se surpreenda se seu filho nessa idade for exigente e se recusar a comer certos alimentos em um minuto e depois se virar e comer tudo o que estiver à vista no minuto seguinte. Você pode até descobrir que seu filho rejeita um alimento que comeu alegremente há poucos dias.  

Continue oferecendo três pequenas refeições e pelo menos dois lanches por dia. Se o seu filho pular uma refeição ou lanche, tudo bem. A dieta de seu filho vai se equilibrar ao longo de alguns dias, contanto que você forneça uma variedade de alimentos nutritivos para escolher. Deixe seu filho escolher o que e quanto comer e certifique-se de que ele coma sentado, pois comer correndo pode causar asfixia.  

Você também pode usar a hora das refeições para começar a ensinar boas maneiras à mesa. Ensine-a que não deve comer com a boca aberta e que termine de mastigar e engolir a comida antes de falar.  

Além disso, mostre-lhe como usar corretamente uma colher e um garfo e faça com que ela pratique o máximo possível. Tudo bem se ele se atrapalhar com a colher ou garfo no início e, acidentalmente, jogar comida para todos os lados - é uma experiência de aprendizado para ele. Com o tempo ele vai dominar o uso desses utensílios.  

 

Cuidados com as alergias alimentares  

À medida que seu filho experimenta todos os tipos de alimentos novos, você pode estar preocupado com o desenvolvimento de uma  alergia alimentar , especialmente se houver alergia em sua família.  

Felizmente, as alergias alimentares são relativamente raras em crianças pequenas, ocorrendo em menos de 8% das crianças com menos de 3 anos de idade. Ainda assim, é importante saber quais sinais procurar, apenas para garantir. Aqui estão alguns dos sinais de uma alergia alimentar:  

  • Problemas de pele que podem incluir urticária, erupções cutâneas e inchaço  

  • Problemas respiratórios que podem incluir espirros, respiração ruidosa ou aperto na garganta  

  • Sintomas estomacais que podem incluir náuseas, vômitos ou diarreia  

  • Problemas de circulação que podem causar pele pálida, tonturas ou perda de consciência.  

 

Os alimentos que podem causar reações alérgicas incluem:  

  • Leite de vaca  

  • Ovos  

  • Amendoim e nozes  

  • Soja  

  • Trigo  

  • Peixe e marisco.  

Às vezes, as crianças não têm uma alergia alimentar verdadeira, mas, em vez disso, apresentam intolerância alimentar ou sensibilidade alimentar, o que é muito mais comum. Várias crianças têm o que é chamado de intolerância à lactose, o que significa que têm problemas para digerir os açúcares naturais encontrados nos laticínios, como o leite. Isso pode causar sintomas como inchaço, dores de estômago e fezes moles.  

Consulte o médico do seu filho se você suspeitar que ele possa ter uma alergia ou intolerância. O médico será capaz de diagnosticar uma alergia ou intolerância alimentar executando alguns testes. Em alguns casos, você pode ser encaminhado a um alergista, que pode ajudá-lo com um plano de tratamento.  

Cronograma de sono da criança de 1 ano e 6 meses  

Nessa idade, seu filho precisa de cerca de 12 a 14 horas de sono por dia, o que inclui pelo menos 1 cochilo também.  

Se seu filho está tendo alguns problemas de sono, como resistir a ir para a cama, acordar durante a noite ou ter pesadelos, pode ser útil rever sua rotina de hora de dormir.  

Dicas para um sono de melhor qualidade  

Dê uma olhada nessas ideias para ver se alguma pode ajudar seu filho a ter um sono de melhor qualidade:  

  • Faça com que seu filho vá para a cama na mesma hora todas as noites e acorde na mesma hora todas as manhãs  

  • Siga um cronograma de soneca consistente  

  • Implemente uma rotina de hora ir para cama pelo menos 30 minutos antes de dormir. Isso pode incluir dar banho em seu filho, ler um livro e cantar uma canção de ninar reconfortante . Deixe-o escolher o livro que deseja ler ou a música que gostaria de cantar.  

  • Deixe que ele tenha um objeto de segurança, como um bicho de pelúcia favorito ou um cobertorzinho, quando for para a cama. Isso pode ajudar no despertar noturno, pois o objeto pode fornecer uma sensação de segurança e pode ajudá-la a se acalmar e voltar a dormir.  

  • Certifique-se de que o quarto do seu filho seja silencioso e confortável. Seu filho pode gostar que a porta fique ligeiramente aberta para permitir a entrada de alguma luz ou para ter uma luz noturna.  

  • Ao colocar seu filho no berço, certifique-se de que ele esteja sonolento, mas acordado, o que pode ajudá-lo a associar essa sensação à hora de dormir.  

Se os problemas de sono persistirem, certifique-se de entrar em contato com o médico do seu filho para obter orientação.  

Saúde e segurança da criança: planejando as atividades da  criança  

Seja construindo com blocos de brinquedo ou jogando uma bola, brincar é crucial para o seu filho. É brincando que ele aprende e se desenvolve de muitas maneiras.  

Cada um de seus movimentos, pequenos e grandes, são etapas para desenvolver uma melhor coordenação, controle muscular, equilíbrio e muito mais. Incentive seu filho a permanecer ativo sendo um participante ativo em suas brincadeiras,  como jogar bola ou pegar bola com você .  

Os especialistas recomendam que as crianças tenham pelo menos 30 minutos por dia de atividade física estruturada liderada por você ou outro adulto, como jogar bola, junto com pelo menos 60 minutos de atividade física não estruturada, onde a criança pode fazer o que quiser, como correr no quintal. Claro, você vai querer supervisionar todas as suas atividades.  

Isso pode soar como muita atividade, mas esta mistura de brincadeiras estruturadas e não estruturadas, juntamente com descanso entre todos, contribui para o desenvolvimento feliz e saudável de seu filho.  

Sua vida como pai/mãe: tirando um “tempo para mim” e criando redes de apoio

  

A vida pode ficar super upada e caótica quando você está criando um filho de1 ano e 6 meses. Para ajudar a lidar com tudo que surge em seu caminho, é importante cuidar de você também.  

Cuidar de uma criança requer muita energia e pode rapidamente cansar. Você saberá quando estiver cansado, e seu filho também saberá. Nesses momentos, é normal entrar em contato para ver se seu parceiro, um membro da família ou uma babá pode assumir por uma ou duas horas. Algum “tempo para mim” para fazer algo só para você lhe dará a chance de recarregar as baterias.  

Para evitar que se sinta isolado, você pode assistir à hora da história com seu filho na biblioteca local ou no centro comunitário. Ou você pode se encontrar com amigos e seus filhos no parquinho ou parque, ou se reunir com os pais da creche do seu filho para compartilhar histórias e dicas.  

Criar uma rede de pais de apoio significa que você terá alguém com quem conversar em uma situação semelhante à sua, e isso pode ajudar a aliviar um pouco o estresse ou ansiedade que você pode estar sentindo ao lidar com todos os altos e baixos dos pais. 

 

Flexible Banner V2