Quando se trata do tempo de desfralde, quando começa e quanto tempo leva o processo, a paciência geralmente é recompensada. Muitos pais acham que o melhor plano é esperar até que o filho mostre sinais de prontidão, em vez de ceder à pressão de amigos ou familiares para iniciar o processo muito cedo ou fazer com que o filho seja treinado até uma determinada idade.

Continue lendo para descobrir alguns dos sinais de que seu filho está se preparando para começar o desfralde e aprenda a como prepará-lo para esse processo e quando realmente dar início ao treinamento.

Sinais de que seu filho está pronto para o desfralde

Um ponto importante a lembrar é que não existe uma “idade certa” para quando começar. É um processo que requer que seu filho desenvolva um conjunto complexo de habilidades. Você conhece melhor seu filho e pode sentir quando chegar a hora certa. Aprender a usar o penico pode ser mais fácil e mais rápido quando seu filho estiver pelo menos com 2 anos ou até um pouco mais.

Na verdade, em vez de se concentrar na idade, você pode observar melhor os sinais de que seu filho está se preparando para começar a usar o penico.

Quais são os sinais de preparação para o desfralde?

Aqui estão alguns sinais:

1-Seu filho mostra interesse em aprender a usar o penico/vaso e quer ser mais independente. Por exemplo, ele pode mostrar interesse fazendo perguntas se ver um membro da família indo ao banheiro.

2-Seu filho pode entender e verbalizar palavras sobre como usar o penico. Por exemplo, ele pode dizer "Minha fralda está suja" ou "Preciso fazer xixi". Ele pode até dizer que precisa ir ao banheiro, mesmo que a fralda já esteja suja ou molhada.

3-Seu filho pode fazer a conexão entre ter vontade de fazer xixi ou cocô e usar o penico.

4-Seu filho pode seguir instruções simples e gostar de copiar seu comportamento, incluindo hábitos de banheiro.

5-Seu filho pode manter a fralda seca por pelo menos duas horas.

6-Seu filho pode sentar no penico, ficar nele o tempo suficiente para fazer xixi ou cocô e sair do penico.

7-Seu filho pode puxar para baixo as próprias fraldas, calças, shorts, calcinhas ou cuecas, roupas no geral.

Quando seu filho(a) estará pronto para o desfralde?

Embora o treinamento precoce seja possível, estudos mostram que muitas crianças que começam a usar o penico antes dos 18 meses não são completamente treinadas até os 4 anos de idade. Em contraste, as crianças que não começam a treinar antes dos 2 anos de idade provavelmente serão totalmente treinadas para usar o penico antes dos 3 anos de idade.

As meninas tendem a estar prontas para usar o penico um pouco mais cedo do que os meninos, mas os sinais de prontidão para meninos e meninas são os mesmos.

Para ajudar você e seu bebê nesse processo, recomendamos o uso de Pampers Grandinhos, que veste como roupinha, possui uma Fita Elástica 360°, que se ajusta ao corpinho do seu bebê, além de macio e confortável.

Coisas que você pode fazer para preparar seu filho para o desfralde

Mesmo antes de você começar a notar os sinais de prontidão, existem etapas que você pode seguir para preparar seu filho para o desfralde, ajudando-o a tornar a experiência bem-sucedida.

Lidar com algumas dessas etapas de treinamento pré-penico ajudará a familiarizá-lo com o penico antes do processo começar. Isso também pode tornar o processo menos assustador e confuso para que, por sua vez, possa tornar o uso do penico mais fácil para você.

Aqui está o que você pode fazer para preparar seu filho:

Adquira um penico para manter em casa, explicando em termos simples para que serve e como funciona. Ao escolher a cadeirinha do seu filho, é bom que você possa deixar que ele escolha uma de que goste, para ajudá-lo a ficar mais animado com o penico. 

  • Use palavras como “xixi” e “cocô” para familiarizar seu filho com o que está acontecendo quando você está usando o banheiro ou quando está trocando uma fralda suja.

  • À medida que seu filho fica um pouco mais velho e mais perto do treinamento (e você notou alguns dos sinais de prontidão mencionados acima), mostre a ele para onde vai o cocô da fralda e deixe-o colocá-lo no penico ou dar descarga no banheiro.

  • Se possível, deixe seu filho observar quando outros membros da família do mesmo sexo usam o banheiro.

Como começar o desfralde

Depois de ver a maioria dos sinais de prontidão mencionados acima, é hora de começar o treinamento.

É uma boa ideia começar com o treinamento do intestino, antes de se concentrar no treinamento de desfralde, quando seu filho estiver fazendo cocô ou prestes a fazer. O xixi geralmente acontece durante o cocô, então crianças pequenas costumam ter dificuldade em distinguir. Uma vez que o treinamento intestinal esteja estabelecido e seu filho esteja normalmente fazendo cocô em sua cadeirinha, a maioria das crianças - especialmente as meninas - começará a relacionar cocô com urina e então poderá começar a entender a diferença entre eles.

Como você começará o processo de desfralde com foco no treinamento do intestino, os meninos geralmente aprendem a fazer xixi sentados. No entanto, eles podem aprender gradualmente a fazê-lo em pé. Imitar um irmão mais velho do mesmo sexo ou talvez papai pode ajudá-lo a aprender. Também há livros que você pode consultar que mostram como os meninos podem fazer xixi em pé.

Se você começou a preparar seu filho para desfralde com antecedência, provavelmente já tem uma cadeirinha em casa.

Ehub Pampers LATAM Imágenes artículos 04 1536x680

Os primeiros passos do desfralde

Depois que seu filho estiver familiarizado com a poltrona "dele’’, estas são algumas etapas que você pode seguir para começar a treinar no penico:

Deixe seu filho sentar no penico totalmente vestido enquanto você conversa com ele sobre o penico e para que serve.

Quando seu filho estiver sentado no penico sozinho, sem ser por meio de um pedido, você pode tentar fazer com que ele se sente lá sem a fralda. Não faça seu filho sentar no penico se ele não quiser.

Quando ele se sentir confortável com essa rotina, tente trocar a fralda enquanto ele está no penico. Se fizer cocô, mostre como você joga o cocô no penico ou no banheiro.

Introduza o hábito de lavar as mãos sempre que seu filho sair do penico, mesmo que não tenha feito xixi ou cocô.

Uma coisa importante a lembrar é manter a experiência positiva e elogiar seu filho por todos os seus sucessos insignificantes. Se você puder tornar o processo de desfralde divertido, seu filho terá mais facilidade para fazer essa transição.

Quando atrasar o processo de desfralde

Confie em seus instintos sobre se é ou não o momento certo para iniciar o desfralde. Mesmo que seu filho esteja mostrando sinais de estar pronto, você pode adiar a introdução dessa nova habilidade nas seguintes situações:

  • Se seu filho está doente.

  • Se você está no meio de uma viagem.

  • Por volta do nascimento de um irmão.

  • Se seu filho está fazendo a transição do berço para a cama. 

  • Se você estiver se mudando para uma nova casa.

Não tenha medo de iniciar o processo ou pisar no freio para começar, todo bebê tem seu próprio tempo, e comparações não são bem-vindas nesse momento. Mas para auxiliar ele nesta fase, experimente utilizar as fraldas Pampers Grandinhos, que são desenhas especialmente para essa etapa da vida do bebê.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como posso saber quando meu filho está pronto para o desfralde?

Cada criança é diferente e há vários sinais de prontidão, mas um bom primeiro sinal é quando seu filho começa a mostrar interesse pelo penico, por exemplo, fazendo perguntas sobre ele.

Outro sinal é quando ele parece ansioso para imitá-lo.

Qual é a idade normal para o desfralde?

Geralmente é mais fácil esperar até que seu filho tenha pelo menos 2 anos de idade para começar a usar o penico. No entanto, cada criança é diferente e você saberá melhor se seu filho está pronto para começar um pouco antes dos 2 anos ou um pouco mais tarde. Fique atento aos sinais de que ele está preparado para começar a usar o penico. Os sinais incluem se ele sabe quando precisa fazer xixi ou cocô e quando sabe como subir e descer do penico.

18 meses é muito cedo para começar o desfralde?

O treinamento precoce (antes dos 2 anos de idade) é possível, mas estudos mostram que a maioria das crianças que começam cedo leva mais tempo para treinar completamente.

Começar o processo de treinar seu filho a usar o penico, pode ser uma grande experiência de aprendizado, se ele estiver pronto para o próximo passo em direção a mais independência. Embora acidentes ocorram ao longo do caminho, ser paciente e positivo ajudará seu filho a aprender mais rapidamente e ter menos problemas. Divirta-se e boa sorte!

Veja todas as fontes

KidsHealth: Toilet teaching

Cleveland Clinic: Potty training parents step by step guide

Livro: Cuidando de seu bebê e criança pequena do nascimento até os 5 anos de idade, Brochura Sexta Edição - 2 de novembro de 2014 pela American Academy of Pediatrics (Autor)

Flexible Banner V2