Bebê em consulta médica para verificar sintomas da roséola

A roséola é uma doença viral moderada bastante comum que, no geral, pode afetar bebês e crianças pequenas.

A doença roséola também é conhecida como exantema súbito, ou roséola infantum geralmente não deve ser motivo de grande preocupação. A Roséola normalmente causa alguns dias de febre, às vezes seguida por manchas cor-de-rosa na pele, mas em casos moderados, você talvez não note os sintomas. Continue a ler e entenda melhor o que é a roséola, seus sintomas e obtenha algumas dicas que a ajudarão a avaliar se é o momento de entrar em contato com seu médico.

O que é roséola infantil?

A Roséola é  uma infecção viral causada cor duas cepas comuns do vírus do herpes humano.Bebês Mais velhos (entre 6 e 15 meses)são o grupo de maior risco de contrair a roséola,pois ainda não possuem os anticorpos que auxiliam na cura de vírus, mas é comum que a doença afeta crianças de até 2 anos (recém-nascidos ainda possuem anticorpos recebidos no útero da mãe). Um episódio de roséola na infância pode proporcionar imunidade; contrair o vírus novamente é possível, mas não é comum. É bom saber que, se seu filho tiver roséola, ele voltará ao normal em aproximadamente uma semana.

Sinais e sintomas da Roséola

Se seu filho for afetado, pode levar de uma a duas semanas para sinais visíveis aparecerem. E embora seja possível não haver nenhum sintoma, alguns que podem surgir são:

  • Febre: alta e repentina, frequentemente acima de 39 graus. A Febre da roséola geralmente dura de três a cinco dias.

  • Manchas pelo corpo. Manchas podem aparecer depois que a febre baixar. Qual é a aparência da roséola?Muitas manchas ou bolinhas pequenas e rosadas em toda a pele. Às vezes as manchas podem ser elevadas. Talvez você note um contorno branco ao redor de algumas das manchas. É possível que a maior concentração de manchas apareçam no peito, nas costas e no abdômen de seu filho, podendo se espalhar para o pescoço e os braços. Às vezes, elas também se espalham para as pernas e o rosto. Embora possa parecer algo mais sério, as manchas não coçam e nem são desconfortáveis. Talvez você esteja se perguntando: Quanto tempo duram as manchas da roséola? Bem, elas podem durar horas ou até mesmo alguns dias. Geralmente, nenhum tratamento para as manchas da roséola é necessário, pois elas somem sozinhas.

Outros sintomas 

  1. Linfonodos inchados no pescoço

  2. Dor de garganta moderada

  3. Nariz escorrendo

  4. Tosse

  5. Irritabilidade

  6. Diarreia moderada

  7. Diminuição do apetite

  8. Pálpebras inchadas.

Quando consultar seu médico e opções de tratamento

A roséola em bebê pode desaparecer sozinha, mas consulte seu médico se seu filho:

  • Tiver febre de 38.5ºC ou mais alta por 24 horas

  • Tiver febre que já dura mais de sete dias

  • Tiver manchas na pele há mais de três dias

  • Parecer letárgico

  • Não conseguir beber água, fórmula ou mamar no peito

  • Tiver uma convulsão como resultado da febre muito alta (lembre-se que isso é raro, mas se ocorrer, entre em contato com seu médico imediatamente)

  • Estiver com o sistema imunológico enfraquecido, o que traz mais riscos de complicações relacionadas à febre.

Na maioria dos casos, a roséola melhora em uma semana, mas enquanto isso, mantenha seu filho confortável com alguns tratamentos caseiros. Faça com que ele descanse e beba muitos líquidos. Alguns tratamentos da roséola geralmente indicados pelos médicos podem ser medicamentos que não requerem receita médica, como paracetamol infantil, para ajudar a reduzir a febre, ou um antiviral.

A roséola é contagiosa?

A Roséola é contagiosa mesmo se as manchas pelo corpo não aparecerem. Ela pode se espalhar através da saliva (por exemplo, quando seu filho compartilha um copinho com alguém infectado), ou por meio de gotículas respiratórias que se espalham no ar (por tosse e espirros). O período mais contagioso é durante o estágio da febre.

Para tentar evitar que seu filho se contagie, mantenha-o distante de pessoas que você sabe estarem infectadas. Se seu filho entrou em contato com alguém que você sabe que está infectado,fique de olho nos sinais do vírus. Tenha em mente que seu filho pode ter sido exposto sem saber. Lembre-se que, embora nunca seja prazeroso ficar doente, a roséola é algo que muitas crianças podem contrair.

Adultos podem contrair a rubéola também. Em adultos saudáveis, ela tende a ser moderada, mas ainda assim é possível que eles transmitam a doença para crianças. Por isso, se alguém em sua casa tiver roséola, faça com que todos lavem as mãos regularmente para prevenir o contágio de outras pessoas.

A roséola normalmente não é causa para preocupação. É Uma Doença comum da infância,e seu filho provavelmente se recuperará em breve, portanto, faça com que ele descanse e relaxe.

Flexible Banner V2