Segurança do bebê dentro de casa

Segurança significa olhar para o ambiente e combiná-lo com as capacidades do seu bebê naquele momento.

Arrumar maneiras e lugares seguros para o seu bebê explorar funciona melhor do que o plano de vigiar seu bebê a cada segundo (uma tarefa impossível!), mas alguns princípios gerais de segurança aplicam-se a todas as crianças.

Nunca deixe seu bebê sozinho

Mesmo os recém-nascidos podem ocasionalmente virar ou girar, por isso nunca deixe seu bebê sozinho na banheira, em uma superfície levantada como um trocador, ou em uma cama de adulto. Se o telefone tocar, leve o bebê com você (ou deixe a secretária eletrônica atender a chamada). Nunca deixe um bebê sozinho em um carro, nem por um minuto.

Nunca sacuda um bebê

Nos primeiros dias, muitas vezes é difícil de entender por que seu bebê está chorando. Sentir-se irritada algumas vezes é normal, mas não importa o quão frustrada você ficar, não agite ou sacuda seu bebê com força. A síndrome do bebê sacudido (SBS) pode ter efeitos dramáticos sobre o seu bebê.

Diminuir o risco da síndrome da morte súbita do lactente (SMSI), ou síndrome da morte súbita infantil

Pesquisas mostram que os bebês que dormem de costas têm risco de SMSI reduzido em até 70 por cento. Você também deve fazer o seguinte:

1. Manter uma temperatura ambiente confortável. Uma criança tem menos capacidade de se ajustar à temperatura do que um adulto, já que ela só pode suar em volta da cabeça. Mantenha a cabeça descoberta e remova uma camada de roupa se a cabeça estiver úmida de suor.

2. Verifique sua área de dormir. Seu bebê deve dormir em um colchão firme.Evite cobertores grossos, edredons, travesseiros ou pele de carneiro e colchões de água. Mantenha travesseiros ou brinquedos de pelúcia grandes fora do berço. Evite usar almofadas protetoras de berço.

3.**Pare de fumar.** Bebês expostos ao fumo passivo são duas vezes mais propensos a morrer de SMSI. Casas de fumantes têm maior risco de incêndio e lesões relacionadas ao fogo.

4.**Amamente se você quiser ou puder.** Bebês que mamam no peito têm menor risco de SMSI.

Certifique-se de que o equipamento do seu bebê é seguro

Para ter certeza, tudo que você comprar deve ter aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Verifique regularmente se há peças soltas, pontas afiadas ou ásperas e pintura descascando.

**

Previna-se contra asfixia

**

Siga essas orientações para evitar riscos de asfixia:

  • Evite certos alimentos, como cachorros-quentes, uvas inteiras, amendoim, balas e cenouras cruas.

  • Sempre alimente seu bebê Sentado, no seu colo ou em uma cadeira de criança. Verifique se o seu filho não anda ou corre com comida em sua boca.

  • Peças soltas em brinquedos, como olhos, botões ou fechos e brinquedos que se dividem em pedaços apresentam riscos de asfixia.

  • Verifique as roupas por dentro e por fora para ver se há fios e fitas soltos ou qualquer coisa que possa se enrolar no pescoço ou nos dedinhos do seu bebê.

**

Promova a segurança relativa à água

**

Nunca deixe seu filho fora de sua vista perto de quaisquer corpos de água. Mantenha-o seguro, fazendo o seguinte:

  • Torne o banheiro**uma área proibida.** A menos que você'esteja lá para supervisionar, seus filhos devem ficar fora do banheiro.

  • Caso você tenha uma, cOloque proteção em torno de sua piscina. Coloque uma cerca com um portão com tranca que' tenha mais do que 1,2 m.

  • Cuidado com dispositivos que contenham água. Boias de braço, boias redondas, macarrões e outros dispositivos não garantem a segurança para as crianças. Observe as suas crianças diretamente em todos os momentos.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie