Todos os pais de um recém-nascido sonham com o dia em que vão colocar seu bebê para dormir às 19h ou 20h da noite, e ele vai dormir a noite toda. Alguns bebês podem até dormir, mas outros vão acordar muito mais cedo do que o esperado. Se seu filho acorda antes das 6h, você provavelmente tem dificuldades com isso.   

Felizmente, para a maioria dos bebês, a questão de acordar cedo pode ser resolvido de forma simples, uma vez que os pais identifiquem a raiz do problema.  

 

A seguir algumas causas para o acordar cedo do bebê:  

 

1. Reveja os problemas médicos  

Uma criança pode acordar cedo se tiver problemas de refluxo , DRGE ou apnéia do sono . Mesmo os bebês que estão resfriados ou com alergias têm maior probabilidade de acordar cedo.  

Exclua os problemas médicos primeiro e considere outras questões temporárias e de desenvolvimento antes de tomar em conta o problema que surge prematuramente.  

 

2. Saltos de desenvolvimento  

Quando os bebês atingem marcos de desenvolvimento ou estão passando por um salto de crescimento, isso pode causar contratempos nos horários de sono. Durante esse período, os bebês podem não dormir tão bem, mas isso dura apenas algumas semanas e eles voltarão às suas rotinas de sono anteriores.  

 

3.  Estado de fome  

Se o seu bebê - com menos de 9 meses - está acordando com fome, considere começar a fazer a alimentação dos sonhos. Você entra em silenciosamente em seu quarto e o alimenta em silêncio por volta das 23h, tomando cuidado para não o acordar totalmente.  

 

4. Comece a monitorar seus hábitos noturnos   

Para começar a entender o que pode estar fazendo com que seu bebê acorde cedo, comece entendendo completamente seus hábitos e rotina. Monitore seus hábitos de sono e alimentação e procure padrões ao longo do tempo.   

 

5. Compreenda o modo sonolento, mas acordado  

Quando seu bebê for para a cama, ele deve estar calmo, mas alerta o suficiente para entender que você está se despedindo e indo embora. Amamentar ou balançar para dormir pode ajudar a curto prazo, mas quando ele acordar mais tarde, ficará um pouco confusa sobre como chegou ao berço sozinho e precisa que o aconchegue e o envolva para voltar a dormir.  

 

Considere o uso de um método de treinamento do sono, como o Sleep Lady Shuffle , e certifique-se de entender o que significa “ sonolento, mas acordado ”. Se você fizer isso, seu filho saberá como voltar a dormir, mesmo acordando cedo.  

 

6. Trate qualquer despertar do seu bebê da mesma maneira, incluindo cochilo do bebê 

Use um método suave de treinamento do sono na hora de dormir e à noite, e trate qualquer despertar antes das 6h como um despertar noturno.  

 

 Bebês e crianças precisam de cochilos adequados à idade . O truque é prestar atenção aos sinais de sono do seu filho. Ajuste seu horário flexível para tirar cochilos apropriados, o que os ajudará a dormir melhor e por mais tempo à noite.  

 

7. Janelas de Tempo Acordado versus Cansaço  

A quantidade ideal de tempo antes de deitar, ou “Janelas de Tempo Acordado” para a maioria das crianças é cerca de quatro horas - menos para crianças menores. As crianças que ficam acordadas por muito tempo antes de dormir ficarão muito cansadas. Se as ‘’Janelas de Tempo Acordado’’ for muito curta, eles não estarão prontos para dormir no momento apropriado.  

 

É importante ter certeza de que a última soneca do dia não comece muito tarde ou termine muito cedo.  

 

8. Dormir em um quarto escuro ajuda no sono do bebê 

Quando os bebês têm idade suficiente para dormir a noite toda - cerca de seis meses - seu ritmo circadiano é desenvolvido o suficiente para reconhecer o sono e a hora de acordar adequados. Se seu filho está passando por um momento difícil, tente sombras que escurecem o ambiente durante a soneca do dia e da noite.  

 

9. Torne o despertar matinal diferente  

O despertar matinal é chamado de “despertar dramático” porque você pode forçar um pouco. Mesmo que ele tenha acordado antes das 6h e você tenha entrado e saído da sala, saia e conte até dez. Volte (às 6:00h no mínimo) e mostre sua presença, diga “Levante-se meu bebê!”, e abra as cortinas. Isso quebrará a associação que ele faz do seu comportamento ao acordar à noite e o seu acordar de dia. Para crianças em idade pré-escolar, considere um despertador que acende e indica que é hora de começar o dia.  

 

Consistência e tempo são as chaves. Como qualquer problema de sono, acordar cedo exige algum esforço para mudar. Leva tempo para se ajustar a um novo cronograma, e você pode encontrar um pouco de resistência. Faça um plano, ajuste os horários de dormir e acordar de forma adequada e, em seguida, mantenha-o.  

 

Artigos relacionados: