Segurança do bebê dentro e fora da casa

Segurança do bebê dentro e fora da casa

Segurança significa olhar para o ambiente e combiná-lo com as capacidades do seu bebê naquele momento.

Arrumar maneiras e lugares seguros para o seu bebê explorar funciona melhor do que o plano de vigiar seu bebê a cada segundo (uma tarefa impossível!), mas alguns princípios gerais de segurança aplicam-se a todas as crianças.

Nunca deixe seu bebê sozinho

Mesmo os recém-nascidos podem ocasionalmente virar ou girar, por isso nunca deixe seu bebê sozinho na banheira, em uma superfície levantada como um trocador, ou em uma cama de adulto. Se o telefone tocar, leve o bebê com você (ou deixe a secretária eletrônica atender a chamada). Nunca deixe um bebê sozinho em um carro, nem por um minuto.

Nunca sacuda um bebê

Nos primeiros dias, muitas vezes é difícil de entender por que seu bebê está chorando. Sentir-se irritada algumas vezes é normal, mas não importa o quão frustrada você ficar, não agite ou sacuda seu bebê com força. A síndrome do bebê sacudido (SBS) pode ter efeitos dramáticos sobre o seu bebê.

Diminua o risco da síndrome da morte súbita infantil (SMSI), ou síndrome da morte súbita do lactente

  • Pesquisas mostram que os bebês que dormem de costas têm risco de SMSI reduzido em até 70 por cento. Você também deve fazer o seguinte:
  • Manter uma temperatura ambiente confortável. Uma criança tem menos capacidade de se ajustar à temperatura do que um adulto, já que ela só pode suar em volta da cabeça. Mantenha a cabeça descoberta e remova uma camada de roupa se a cabeça estiver úmida de suor.
  • Verifique sua área de dormir. Seu bebê deve dormir em um colchão firme. Evite cobertores grossos, edredons, travesseiros ou pele de carneiro e colchões de água. Mantenha travesseiros ou brinquedos de pelúcia grandes fora do berço. Evite usar almofadas protetoras de berço.
  • Pare de fumar. Bebês expostos ao fumo passivo são duas vezes mais propensos a morrer de SMSI. Casas de fumantes têm maior risco de incêndio e lesões relacionadas ao fogo.
  • Amamente se você quiser ou puder. Bebês que mamam no peito têm menor risco de SMSI.

Previna-se contra asfixia

Siga essas orientações para evitar riscos de asfixia:

  • Evite certos alimentos como cachorro-quente, uvas inteiras, amendoim, balas e cenouras cruas.
  • Sempre alimente seu bebê sentado, no seu colo ou em uma cadeira de criança. Verifique se o seu filho não anda ou corre com comida em sua boca.
  • Evite brinquedos com peças potencialmente soltas como olhos, botões ou fechos e brinquedos que se dividem em peças, pois apresentam risco de asfixia.
  • Verifique as roupas por dentro e por fora para ver se há fios e fitas soltos ou qualquer coisa que possa se enrolar no pescoço ou nos dedinhos do seu bebê.

Promova a segurança relativa à água

Nunca deixe seu filho fora de sua vista perto de quaisquer corpos de água. Mantenha-o seguro, fazendo o seguinte:

  • Torne o banheiro uma área proibida. A menos que você’ esteja lá para supervisionar, seus filhos devem ficar fora do banheiro.
  • Caso você tenha uma, coloque proteção em torno de sua piscina.  Coloque uma cerca com um portão com tranca que’ tenha mais do que 1,2 m.
  • Cuidado com dispositivos que contenham água. Boias de braço, boias redondas, macarrões e outros dispositivos não garantem a segurança para as crianças. Observe as suas crianças diretamente em todos os momentos.

Dirija com segurança

  • Você e seu bebê passam muito tempo no carro, por isso, é importante dedicar um tempo para garantir que o carro esteja seguro. Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte e de lesões em crianças após o primeiro mês de vida.
  • Sempre use uma cadeirinha para automóvel que seja apropriada para a idade e tamanho do seu filho. Quase todas as crianças gravemente feridas ou mortas em acidentes de carro não foram devidamente colocadas em cadeirinhas para automóvel, ou estavam sentadas em cadeirinhas que não foram instaladas corretamente. Instale o assento de acordo com as instruções do fabricante, ou peça ao departamento de polícia ou ao revendedor de automóveis para instalá-lo para você. Nunca ceda ao desejo de uma criança para sentar-se em qualquer lugar no carro, mas sim na cadeirinha.
  • Dirija sempre com as crianças no banco de trás, especialmente se você tiver air bags.
  • Nunca deixe a criança sozinha no carro, — nem por um minuto! Quando você estiver na estrada, certifique-se de que seu filho não está sendo exposto a muito sol pela janela do carro.
  • Não fume no carro.
  • Use trancas automáticas de portas e janelas, e mantenha-as trancadas cada vez que usar o carro.
  • Seja um bom modelo: Aperte o cinto cada vez que você estiver no carro e dirija com segurança.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil