Criando rotinas e rituais familiares

Criando rotinas e rituais familiares

As crianças prosperam com o tipo de regularidade e previsibilidade que parece chato para adultos. Rotinas de dia sim, dia não, fazem com que eles se sintam seguros e os ajudam a aprender sobre ordem. É por isso que rituais simples, como cantar uma música antes de dormir, se tornaram tão importantes para crianças em idade pré-escolar. Se sua família ficar ocupada com uma série de eventos inesperados e agendas lotadas, esses pontos fixos podem ser ainda mais importantes tanto para você quanto para seu filho.

As férias são momentos especialmente importantes para desenvolver rituais familiares regulares

Comer os mesmos alimentos, usar os mesmos pratos especiais e decorações e vivenciar os mesmos eventos mais e mais vezes ajudam as crianças a compreenderem as suas origens, valores e identidades.

Envolva seu filho nos preparativos e fale sobre os acontecimentos antes de eles ocorrerem. Mostre à sua criança em idade pré-escolar fotos do mesmo evento de uma ocasião anterior, ou de eventos similares que ocorreram quando você era uma criança. Embora o seu filho não forme todas as conexões nessa idade, ele está construindo um senso de si mesmo como um membro de uma família e de uma tradição.

Se você se sentir desconfortável com as tradições de sua própria família, crie novas. Mais tarde, você ouvirá os seus filhos dizerem: "Em nossa família, sempre fizemos..." como se os seus novos rituais já ocorressem há dez gerações!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Pants

Até 12h* sequinho, fácil de pôr e tirar