Escolhendo uma boa pré-escola

Escolhendo uma boa pré-escola

Pré-escola é definida tecnicamente como um programa de meio período para crianças de dois a cinco anos de idade, oferecendo algumas atividades estruturadas e administrado por um professor com formação especializada em desenvolvimento na primeira infância.

Independência e habilidades sociais

Os objetivos da pré-escola são dar a uma criança um senso de independência longe de casa, ensiná-la a lidar com relacionamentos com outras crianças e incentivá-la a interagir com adultos fora da família. Embora as habilidades sociais sejam o foco principal, uma boa pré-escola também oferece coisas novas para explorar e a oportunidade de aprender em um ambiente de grupo. Os pais devem ver seu filho crescer nas habilidades sociais, independência e maturidade, e desenvolver um entusiasmo com a aprendizagem e a descoberta.

Como escolher uma “boa” escola

Boas pré-escolas permitem a uma criança muita liberdade para explorar diferentes atividades; elas incentivam um sentimento de entusiasmo com a descoberta e oferecem uma experiência centrada na criança. Aquelas que forçam "habilidades acadêmicas" e são em grande parte direcionadas pelo professores apenas abafam a motivação para a aprendizagem. Elas não são muito bem-sucedidas, pois as crianças em idade pré-escolar não estão prontas para treinamento formal em leitura e escrita nesta fase. Uma pré-escola de boa qualidade melhora o desenvolvimento, a autoconfiança e a autorregulação.

Obtenha informações

Você pode precisar de várias visitas a várias pré-escolas antes que você possa ter a certeza do local certo para seu filho e para você. Veja se você está confortável com a filosofia, a abordagem, as políticas e a equipe, especialmente o diretor da escola. Você também deve se informar sobre alguns pontos específicos. Seria bom obter referências, mas não apenas por parte de pais felizes: entre em contato com aqueles que tiraram o filho da escola para descobrir o motivo.

Leve o seguinte em consideração:

  • Tamanho pequeno da turma
    Crianças de dois e três anos de idade devem estar em grupos com menos de oito crianças. As de quatro anos de idade podem estar em grupos de até 20, se houver um assistente para ajudar o professor. A proporção de professor/aluno de 1:7 é melhor para essas idades tenras.
  • Formação especializada
    Os professores devem ter formação especializada no desenvolvimento da primeira infância, e o diretor deve ter um grau de bacharel ou mestrado nessa área.
  • Estabilidade
    Boas escolas mantêm os professores, então pergunte sobre a rotatividade de funcionários. Uma rotatividade de funcionários de mais de 33 por cento ao ano normalmente significa que algo não está certo, o salário ou o moral, ou ambos. Se um professor for substituído a cada seis meses, é melhor você querer descobrir o porquê.
  • Segurança
    Em uma boa pré-escola, a sala de aula e a área de brincar satisfazem todas as orientações de saúde e segurança aplicáveis. Observe as crianças enquanto brincam dentro e ao ar livre para ver se existem quaisquer perigos.
  • Estrutura
    O ideal é que o professor tenha um plano de ensino que ele possa apresentar com oportunidades de aprendizado e exploração. A programação das atividades diárias deve estar disponível, bem como a avaliação de ajuste e progresso de cada criança.
  • Clima social
    Pense em como seria a sensação de ser uma criança lá e como o professor ajuda as crianças na transição difícil no início do dia. Observe como a disciplina é tratada. Observe se ela segue a sua própria abordagem, ou se lhe parece demasiado permissiva ou muito severa. Veja como discussões e brigas entre as crianças são tratadas.

Perguntas que você pode pensar em fazer

  • Os pais têm autorização para entrar e observar a qualquer momento? Eles devem ter, não há dúvida quanto a isso.
  • A escola tem alvará? Esse é um requisito mínimo. A maioria das boas escolas também terá certificação de uma associação nacional ou estadual de acreditação.
  • Quais são as opções de pagamento? Você pode doar seu tempo para compensar alguns custos? Quais são as taxas por atraso? Você pode ter um desconto por pagamento antecipado?
  • Quais são as horas? Existem opções de dia estendido? Se houver, o que acontece durante esse tempo e quem supervisiona? Qual o custo extra?
  • O que acontece se você se atrasar para pegar seu filho?
  • E sobre ensinar a usar o vaso sanitário? Quando uma criança tem um acidente, como isso é tratado?
  • O que se espera de você na forma de trabalho voluntário? Você será convidada a contribuir com petiscos, suprimentos ou almoços regularmente?

Se o seu filho for capaz de participar e desfrutar de uma experiência pré-escolar, é porque você deu a ele o amor, apoio e confiança para dar o próximo passo. Um pouco de separação será bom para vocês dois e enriquecedor para ele.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Pants

Até 12h* sequinho, fácil de pôr e tirar