Enurese e infecções do trato urinário em crianças

Enurese e infecções do trato urinário em crianças

Estar alerta para os sintomas urinários pode garantir que, se houver um problema, o seu filho receba o tratamento que precisa. A maioria dos problemas urinários é facilmente solucionada se identificada precocemente.

Xixi na cama

Mesmo depois da sua criança em idade pré-escolar aprender a usar o banheiro e permanecer seca durante todo o dia (geralmente entre as idades de dois e quatro anos), ele ainda pode molhar a cama à noite de vez em quando. Isso é normal até a idade dos 6 ou 7 anos. Após essa idade, fazer xixi na cama ainda é normal, mas pode chatear o seu filho e impedi-lo de participar de atividades sociais, como dormir fora e festas do pijama.

Você não deve punir ou criticar seu filho por fazer xixi na cama. Não é de propósito e não está sob seu controle.

Quando é uma infecção?

Os seguintes sinais podem indicar uma infecção:

  • Se o seu filho repentinamente precisa urinar com mais frequência (a cada cinco minutos, por exemplo), mas produz apenas uma pequena quantidade de urina por vez.
  • Se a mudança para a urinação frequente for acompanhada de dor, febre ou mau cheiro.
  • Se a criança apresentar dor abdominal ou febre inexplicável

Consulte o seu pediatra, que verificará se há infecção com um exame de urina.

Meninas têm mais infecções

Isso se deve à abertura da uretra, o tubo que conduz da bexiga para o exterior, que é curta e perto do ânus. As bactérias podem facilmente entrar na bexiga. Existem algumas precauções que você pode tomar para minimizar o risco de uma infecção urinária:

  • Limpe sua filha de frente para trás, e ensine-a a fazer dessa maneira.
  • Tenha lenços umedecidos no banheiro para usar após as evacuações.
  • Evite banho de espuma, que pode entrar e irritar a bexiga e preparar o caminho para uma infecção.
  • Certifique-se de que as meninas bebam água ou outros líquidos com frequência. As meninas devem urinar a cada duas a quatro horas durante o dia, e sua urina deve ser muito clara (quase transparente), se elas estiverem bebendo bastante líquido.

Quando se preocupar

Alerte o seu pediatra se o seu filho, que raramente ou nunca fazia xixi na cama à noite, começar a fazer isso muitas vezes. Isto pode ser um sinal de infecção urinária, ou diabetes, doença renal ou constipação. Da mesma forma, quando uma criança que não costuma fazer xixi nas calças começa a fazer isso durante o dia, há quase sempre uma razão física. Qualquer mudança exige algum trabalho de detetive e talvez um check-up.

Como flui

Observe o fluxo de urina do seu filho, especialmente se você tiver um menino. Um fluxo forte e bom que se propaga bem longe do corpo é normal em meninos. Um fluxo fraco e escorrendo, ou o lançamento constante de pequenas quantidades de urina que deixam roupas íntimas ou fraldas ligeiramente úmidas pode sinalizar uma anormalidade do trato urinário. Se uma criança tiver de se esforçar para urinar ou tiver dificuldade para começar, informe o pediatra; pode haver um problema com o trato urinário.

Cor e mau cheiro

Se a urina do seu filho estiver rosa, um pouco colorida, muito escura ou tiver um odor incomum, leve-o ao pediatra. Problemas renais podem ser a causa, e isso precisa ser examinado imediatamente. O tratamento com antecedência pode evitar danos aos rins.

Embora a maioria dos problemas urinários seja facilmente resolvida, é importante ser capaz de reconhecer problemas de forma que eles possam ser rapidamente resolvidos.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave