Cozinhando com as crianças

Cozinhando com as crianças

A maioria das crianças pequenas e em idade pré-escolar adora ser "ajudante" na cozinha. Como um bônus, estar envolvido com a preparação da refeição pode até incentivar a sua criança pequena a ter hábitos alimentares saudáveis. Veja como tirar o máximo do seu tempo com seu chef júnior.

Escolha uma receita fácil

Mantenha a idade e nível de desenvolvimento do seu filho em mente ao escolher um prato. Algo como um parfait de frutas e iogurte é ideal, uma vez que necessita de poucos ingredientes. As crianças pequenas gostam de enfiar os dedos na boca, então evite qualquer coisa que possa expô-las a riscos potenciais, como ingredientes crus (como massa de biscoito feita com ovos crus, por exemplo).

Faça compras juntos

Impulsione o desenvolvimento da sua criança pequena fazendo da ida às compras uma experiência de aprendizagem. À medida que você tira itens das prateleiras, fale sobre como eles adicionam sabor ao prato ("Estes mirtilos ajudarão a tornar os nossos bolos mais doces!"), pergunte ao seu filho se ele quer um pimentão vermelho, amarelo ou verde em sua salada, ou dê a ele uma lição de ortografia apontando para letras nas embalagens.

Delegue tarefas simples

Atividades na cozinha adequadas para crianças pequenas podem incluir a lavagem de frutas, colocar o açúcar ou outros ingredientes, mexer, esmagar e dar tapinhas. Um jogo divertido para uma criança mais velha é colocar mirtilos em panquecas para criar carinhas sorridentes ou a inicial do seu nome.

Supervisione tudo

Precauções de segurança e supervisão constante na cozinha são fundamentais. Faça com que o seu filho saiba o que ele não deve tocar, como os barulhentos batedores da batedeira, utensílios cortantes e superfícies quentes. Certifique-se de manter os cabos das panelas virados em direção ao fogão para evitar acidentes.

Elogie as proezas do seu filho na cozinha enquanto vocês provam seus pratos juntos e, por mais difícil que possa ser, tente ignorar o estado da sua cozinha. O importante é que você está aumentando a confiança do seu filho, incentivando-o a dominar novas habilidades e a provar novas comidas. Aproveite!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil