Cuidando de ferimentos em crianças

Aprendendo a cuidar dos machucados do seu filho

Não importa o quanto nós tentamos cuidar de nossos filhos e garantir a sua segurança, é inevitável que a criança pequena em idade pré-escolar e a criança em idade escolar sofrem um corte, arranhão ou escoriação de vez em quando. É fundamental que os pais e outros cuidadores entendam quando procurar atendimento médico e como cuidar de lesões leves de pele.

O machucados em criança que requerem atenção médica incluem:

  1. aquelas que sangram continuamente;

  2. aquelas que são grandes ou profundas;

  3. feridas infligidas por objetos possivelmente contaminados, tais como pregos.

Passo a passo do cuidando do machucado

  1. Estanque o sangramento 

Pare o sangramento aplicando pressão firme com gaze ou pano limpo sobre a área por cinco minutos. Se o sangramento continuar mesmo após a aplicação de pressão, você deve entrar em contato com o médico do seu filho.

2. Limpe o ferimento

Uma vez que o sangramento foi controlado, a ferida deve ser limpa. Coloque a área sob água corrente fria ou morna por alguns minutos para remover todas as sujeirinhas. Você deve evitar esfregar excessivamente de forma agressiva e o uso de iodo, álcool ou outras soluções antissépticas em feridas abertas, porque elas podem ser desconfortáveis para o seu filho. Você pode controlar a dor dando paracetamol ou ibuprofeno por via oral, conforme necessário. Lembre-se de verificar com o seu profissional de saúde antes de dar o remédio a seu filho. A aspirina deve ser sempre evitada porque, entre outras razões, pode aumentar o sangramento.

3. Aplique uma pomada antibiótica

Depois que a área foi limpa, aplique uma pomada antibiótica seguida por um curativo antiaderente. Troque o curativo diariamente ou sempre que estiver sujo ou molhado. Uma vez que a área pareça estar sarando bem, o curativo pode ser removido e a área deixada aberta para curar. Se o seu filho desenvolver uma febre ou o local da ferida ficar vermelho ou pus, entre em contato com o seu profissional de saúde. Esses sinais podem indicar uma infecção, o que pode exigir um antibiótico receitado.

No pronto-socorro com criança pequena

Lacerações profundas, que são rasgos ou cortes lineares da pele, precisam ser tratadas por um profissional médico. Na maioria das vezes, isso é feito na sala de emergência ou em pronto-socorro.

O que você pode esperar se o seu filho precisar de tal atenção médica?

  • Limpeza Para começar - a área será geralmente anestesiada com alguma forma de medicamento tópico ou injetável para não haver dor. A ferida será então limpa, geralmente com água fria esguichada na área com uma seringa, para remover quaisquer sujeirinhas.

  • Fechando a ferida - O médico, então, decidirá sobre o melhor método para fechar a ferida. O método padrão é a utilização de pontos, grampos ou um adesivo médico, dependendo da localização e do tamanho da ferida. Grampos e pontos são geralmente removidos de uma a duas semanas.

Um tratamento mais recente, que pode ser usado em feridas que não forem muito grandes ou profundas em locais sem tensão significativa da pele, envolve o uso de um adesivo de tecido. Essa substância é aplicada às bordas da ferida e sela como uma supercola para a pele.  As vantagens são que é rápida, não há pontos a remover e não deixa marcas na pele. Infelizmente, o tecido adesivo não pode ser usado em todas as feridas. 

Prevenindo ou reduzindo cicatrizes com criança

Veja como minimizar as cicatrizes:

  1. Mantenha a ferida coberta durante os primeiros estágios de cura. Isso ajudará a acelerar o crescimento da pele nova.

  2. É vital manter seu filho relativamente inativo durante o período de cicatrização. Faça com que ele evite esportes agressivos (especialmente esportes de contato), para diminuir o risco de novos danos à ferida.

  3. Controle a dor com acetaminofeno ou ibuprofeno para diminuir o estresse e acelerar a cura.

  4. Certifique-se de que seu filho está recebendo a nutrição adequada. Muitas vitaminas, minerais e oligoelementos são importantes no processo de cicatrização de feridas.

Lembre-se de manter a calma, e seu filho manterá a dele! Não se esqueça do poder do beijo de um pai ou mãe e do carinho para curar qualquer ferimento. Aprenda o que colocar em seu armário de remédios!

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista também:

https://www.youtube.com/watch?v=xkIb-Htd_IU 

https://www.youtube.com/watch?v=rbw_cKeyhmw 

https://www.pampers.com.br/crianca-pequena/desenvolvimento/artigo/crianca-pequena-desenvolvendo-independencia

Flexible Banner V2