Comportamento e desenvolvimento aos 3 anos de idade

Comportamento e desenvolvimento aos 3 anos de idade

As crianças de 3 anos são criaturas fascinantes. Fantasia, imaginação e as suas tentativas de realmente estarem no comando de suas vidas as tornam muito especiais.

Brincadeira de faz de conta

Brincadeiras de faz de conta são agora um modo de vida, com cada objeto, pessoa e evento suscetíveis de se tornarem maravilhosamente em outra coisa.

Sua criança de 3 anos de idade agora inventa pequenas histórias para explicar eventos em sua vida e descobriu o poder das palavras para fazer as coisas acontecerem.

Amigos imaginários, que estão completamente à mercê dela, são adições muito normais e saudáveis à casa. Não dê muita atenção a eles, pois eles desaparecem.

O seu filho de 3 anos de idade não sabe mentir nessa idade, mas ele pode reconstruir a realidade de forma criativa para que combine com a maneira que ele gostaria que as coisas fossem. Ele acha que as suas palavras podem criar uma realidade preferível e que a realidade pode ser negada.

Brincando com outros

Brincar nessa idade deve ser cooperativo e muito interativo. Dar ao seu filho de 3 anos de idade a oportunidade de brincar com outras crianças e trabalhar conflitos com eles talvez seja a parte mais importante do apoio dos pais nessa idade.

O papel da rotina

As crianças de três anos dependem da previsibilidade, que é parte de seu esforço para compreender e controlar o seu mundo. Quando dois dias não são iguais, é muito provável que você tenha uma criança chorona e irritada. Manter uma ordem de eventos a cada dia os ajuda a saber o que está vindo em seguida, dando-lhes uma sensação de controle.

As crianças de três anos adotam rituais para manter um senso de identidade e controle sobre seu mundo. Respeite isso, desde que não atrapalhe de verdade suas coisas.

Palavras maravilhosas

Ouvir o seu filho de 3 anos de idade falar é maravilhoso. É uma narrativa fantástica tirada da experiência e imaginação, recheada com alguns fatos e um monte de comentários. Uma criança dessa idade nunca é desacelerada por falta de vocabulário, por isso, palavras sem sentido aparecem regularmente, fazendo você ver o mundo com olhos diferentes. Os chafarizes tornam-se "água espirrada" e um SUV torna-se um "carro de caixa", por exemplo. Aproveite esses ‘erros’, já que em breve seu vocabulário se expandirá e as palavras inventadas desaparecerão.

Deixe sua criança de 3 anos praticar juntando palavras e reconstruindo eventos. Ela não entenderá metáforas, piadas com palavras, ou trocadilhos, então tome cuidado com isso porque podem causar visões confusas em suas cabecinhas. Dizer que um homem estava fervendo de raiva, que o computador quebrou ou que um dia realmente foi por água abaixo são todos exemplos de estranhas imagens que se formam na cabeça de uma criança de 3 anos. Preste atenção a olhares confusos, e esclareça as coisas literalmente para o seu filho. É útil ler livros um pouco mais complexos para o seu filho nessa idade. Procure por aqueles com frases curtas compostas por muitos verbos de ação, adjetivos e substantivos, associados à imagens apropriadas e uma história forte.

Disciplinando seu filho de 3 anos de idade

Disciplina agora significa claramente ligar as decisões erradas às suas consequências, como fazer uma criança limpar a bagunça que ela fez ou tirar um brinquedo que ele atirou.

Se seu filho de 3 anos fizer alguma coisa errada, é importante que você lide com isso da maneira certa. Você pode lembrar disso, mas eles não irão

Mais do que tudo, desfrute a magia dos 3 anos e maravilhe-se com o trabalho duro que é necessário para colocar o mundo em ordem.

Também podem te interessar: