Consulta de rotina do bebê de 18 meses

Conselhos e dicas de como proceder com a consulta médica do seu filho de 18 meses 

Esta é uma consulta grande e importante. Seu filho tomará muitas vacinas, seu crescimento será avaliado e problemas de sono e de disciplina geralmente estão na cabeça dos pais. Da perspectiva do médico, esta consulta deve ser a mais desafiadora. Não se surpreenda se seu filho pequeno não for cooperativo. Espere por choro e agitação.

Se preparando para a consulta do seu bebê de 18 meses 

  1. Seu bebê precisa de reforço para as vacinas que já tomou, além de outras novas. Confira sua agenda de vacinação e confirme com seu médico que as vacinas do seu bebê estão em dia.

  2. Vista seu filho pequeno com roupas de duas peças, que possam sair facilmente. Coloque-o em seu colo na maior parte do exame. Leve um ou dois brinquedos. Lanchinhos também ajudarão nesta consulta.

Nessa consulta, o seu profissional de saúde provavelmente irá:

  1. Pesar e medir seu filho. Clique aqui para ver nossa tabela de crescimento.

  2. Dar suas opiniões sobre desenvolvimento e o crescimento emocional de seu filho pequeno.

  3. Discutir seu desenvolvimento, para se assegurar de que seu filho está indo bem.

  4. Falar sobre problemas de disciplina.

Seu profissional de saúde vai querer saber:

  1. O seu bebê foi atendido por outro profissional de saúde desde a última consulta? Se foi, por quê? Qual foi o resultado dessa consulta, e algum medicamento ou tratamento foi receitado?

  2. Como estão as habilidades de andar, correr e de subir do seu bebê? Ele pode andar para trás?

  3. Como estão suas habilidades de linguagem? O que ele está dizendo? Ele já está formando frases? Quantas palavras ele já usa?

  4. Ele entende comandos de uma etapa, como "Pegue seus sapatos" ou "Traga-me uma fralda"? Ele pode ouvir e acompanhar uma história simples? Ele observa as imagens em um livro?

  5. Ele responde a solicitações simples ou a brincadeiras básicas, como esconde-esconde?

  6. Como ele brinca? O tipo de brincadeira de uma criança nos informa sobre suas habilidades cognitivas. Ele imita você em suas tarefas domésticas? Ele pode empilhar blocos?

  7. Ele pode usar instrumentos, como uma colher ou um garfo, ou usar um brinquedo para pegar outro?

  8. Ele está começando a dizer "não" e a fazer birras? Estes são bons sinais de crescimento emocional e cognitivo.

  9. Ele pode empurrar um brinquedo pelo chão?

  10. Ele pode usar colher e beber um copo?

  11. Ele pode indicar uma parte do corpo, quando perguntado?

Saiba mais: Por que meu filho pequeno bate?

Converse sobre isso

A maior parte dos pais se preocupa com três coisas nesta idade: dieta, disciplina e colocar seu filho para dormir. Estes problemas, confusos e preocupantes, estão todos ligados à maior sensação de independência do seu bebê. Outras preocupações podem incluir como lidar com os "nãos" e as birras, e como fazer seu filho comer.

  • Alimentação. Informe ao seu médico o que seu filho está comendo atualmente. Se seu bebê ainda usar mamadeira, fale sobre como tirar a mamadeira dele. Se você acha que seu bebê é chato para comer, e que não está tendo nutrição apropriada, fale sobre isso também. O apetite e a taxa de crescimento caem na fase de engatinhar. Ele deveria usar um canudo e, ao menos, beber em um copo de treinamento. Pergunte sobre vitaminas e flúor.

  • Disciplina: Informe seu médico se seu filho pequeno for difícil de controlar. Discuta sobre as medidas que você toma ao disciplinar seu filho.

  • Sono Problemas com sono são comuns nesta idade. Tente manter um diário com os padrões de sono do seu filho por ao menos três dias, e leve-o para a consulta. Seu médico poderá sugerir soluções para você. Ajudar as crianças a se acalmar significa desenvolver bons padrões.

Sinta-se à vontade para falar os detalhes. Informe ao seu médico:

  • Se seu bebê estiver lacrimejando e não tiver foco no olho, mesmo que ocasionalmente.

  • Se seu bebê chegar bem perto das coisas para vê-las melhor, especialmente se houver histórico de problemas de visão na infância em sua família.

  • Se seu bebê parecer estar mais sensível a luzes ou sons.

  • Se seu bebê ainda não andar, ou andar na ponta dos pés, ou ainda se mancar ou se inclinar a um lado quando caminha.

  • Se seu bebê parecer usar apenas uma mão quando brinca, segurar coisas ou pegar objetos. Se seu bebê já estiver usando mais a mão direita ou esquerda, ele usará esta mão com mais frequência ao comer e apontar. Mas ele deveria usar as duas mãos ao brincar.

  • Não consegue brincar com dois objetos ao mesmo tempo ou ainda brinca com um objeto por vez.

  • Se ele não pegar a colher que você oferece para ele.

  • Se ele não se alimentar sozinho.

  • Se perdeu as habilidades que tinha antes.

  • Se ele não usar palavras reais.

Embora cada bebê seja diferente e atinja os marcos de desenvolvimento em momentos diferentes, ainda é bom mencionar quaisquer questões ou preocupações sobre o desenvolvimento do seu bebê para o médico.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Consulta de rotina do bebê de 2 anos

  2. Dor Estomacal em Crianças: Dor de Barriga em Bebês

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. POR QUE O BEBÊ PRECISA IR TANTO AO PEDIATRA?

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.