A319_2

Um dos marcos mais lindo de uma criança são as suas primeiras palavras.

Poucos marcos são tão emocionantes quanto as primeiras palavras do seu bebê. Seu bebê pode gaguejar ou balbuciar seus primeiros “papa” ou “mama” pelos seis a oito meses de idade. Ele pode adicionar novas palavras ao seu vocabulário por volta do seu primeiro aniversário. Estas dicas ajudarão seu bebê falante.

1.- Aumente a conversa com seu bebê

Simplesmente conversar com seu bebê ensina a ele novo vocabulário e incentiva as primeiras palavras. Narre constantemente suas tarefas diárias ou quando estiver em um novo ambiente, para apresentar a ele novas palavras.

2.- Repita os assuntos

Siga os interesses de seu filho e deixe-o guiar você ao decidir sobre o que conversar. Por exemplo, se seu filho estiver observando um cachorro e balbuciando, converse sobre isso e repita a palavra “cachorro” enquanto aponta para o animal.

3.- Concentre-se em rotinas e repetição

Atividades diárias, como banho, refeição e troca de fraldas são as oportunidades ideal para ter as mesmas conversas com seu bebê, todos os dias. Durante estas ocasiões, ele começará a pegar as principais palavras e frases, e as associará com a atividade.

4.- Modelo de fala para seu bebê

Para ajudar seu bebê a formar as habilidades de linguagem, fale em frases curtas e lentas, e espere que ele tente repetir, quando estiver pronto. Ajude-o a reconhecer objetos e palavras pela brincadeira.

Apenas lembre-se de que algumas crianças começam a falar cedo, e outras tomam mais tempo para expressar suas primeiras palavras. Seu bebê estará fluente com as palavras antes que você se dê conta!

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Criança pequena

  2. Primeiras Palavras e Rimas de Criança

  3. Desenvolvimento Cognitivo do Bebê 

 Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Quando o bebê começa a falar? 

  2. Ministerio da Cidadania - Primeira Infância 

  3. Desenvolvimento da fala dos 12 aos 24 meses 

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.