Ter outro bebê: Ajudando o seu filho mais velho a lidar com isso

Ter outro bebê: Ajudando o seu filho mais velho a lidar com isso

Embora a maioria das crianças dirá que gostam da ideia de ter um irmão ou irmã, poucas delas realmente gostam de ficar fora dos holofotes da família e dividir a atenção dos pais com esse novo companheiro.

Existem maneiras para minimizar o estresse tanto para a criança mais velha quanto para você, e para transformar pelo menos um pouco do estresse restante em uma experiência positiva.

Preparando-se para o irmão

Crianças pequenas e em idade pré-escolar compartilharão seus sentimentos verdadeiros sobre o bebê esperado de forma mais clara através de seus comportamentos do que através de suas palavras. Muitas vezes você pode ajudá-los a chegar a um acordo melhor com esses sentimentos através de jogos do que falando.

  • Incentive seu filho a treinar cuidando de seu brinquedo favorito, como se fosse um bebê - não importa se for uma boneca, um bicho de pelúcia ou mesmo um caminhão.
  • Ajude-o a entender que o momento de alimentar também é um momento de interação amorosa.
  • Pratique trocar as fraldas de uma boneca juntos.

Possíveis reações negativas

  • Não fique surpresa ou chateada se o seu filho expressar raiva ou rejeição em relação ao bebê novo ou esperado.
  • Seu filho mais velho pode começar a agir de forma mais infantil: Ele pode ficar carente ou interromper temporariamente o seu aprendizado de usar o vaso sanitário. Lembre-se que quando ele diz ou faz essas coisas, ele está realmente testando se você irá rejeitá-lo ou abandoná-lo em troca do novo bebê. Dê a ele muitos abraços e diga o quanto ele é especial para você.
  • Tenha uma boneca especial ou um bicho de pelúcia para seu filho mais velho levar para casa com o novo bebê. Isso dá a seu filho a sensação de fingir amamentar, trocar fraldas, dar banho, ninar e cantar enquanto você está fazendo essas coisas com o novo bebê. Use esse brinquedo novo para mostrar ao seu filho como segurar o bebê de forma segura, com a cabeça apoiada.

O seu filho deveria estar lá?

Lembre-se que o grande medo que as crianças têm durante a gravidez é que elas sejam abandonadas e substituídas.

  • Deixe o seu filho saber quem ficará com ele e cuidará dele enquanto você dá à luz.
  • Fale sobre o que vocês dois farão juntos quando você voltar.

Se você quiser que ele esteja presente durante o trabalho de parto e nascimento, tenha em mente que isso pode ser muito assustador e confuso para ele. Ele não tem a perspectiva para saber o que está acontecendo. Também pode ser um estresse a mais para você e para o seu cônjuge. Se você deixá-lo estar lá, certifique-se de que terá um adulto responsável presente que pode dedicar-se integralmente ao seu filho, e que pode ajudá-lo a sair do quarto e fazer outra coisa se ele ficar assustado ou sobrecarregado.

Relações familiares

As crianças certamente sentirão ciúmes de toda a atenção que está sendo dada ao novo bebê. Quando você receber visitas par ver o seu recém-nascido, é uma boa ideia que eles levem um presente especial para seu filho mais velho. Isso permite que a criança saiba que ela não está esquecida.

Tenha em mente que a maioria das crianças pequenas e em idade pré-escolar podem ficar decepcionadas com o quão pouco divertido um bebê recém-nascido é. Durante meses, eles haviam visualizado um companheiro para brincar, e será necessário um tempo para se reorientarem e acalmarem a sua ansiedade.

É possível que haja rivalidade entre irmãos. A longo prazo, isso pode se transformar em uma competitividade saudável. No começo, você provavelmente terá de ajudar o seu filho mais velho a expressar seus sentimentos conflitantes em palavras ou através de desenhos, e fazer com que ele saiba em termos concretos que você ainda o ama e cuidará dele.

Permanecendo conectados

O ideal é que cada pai ou mãe reserve pelo menos uma ou duas vezes durante o dia para poderem passar um tempo sozinhos com o irmão mais velho. A duração é menos importante do que a atenção exclusiva dada ao seu filho. Isso não só aborda seus medos de abandono e de substituição, mas faz com que seja mais fácil para ele tolerar esses horários durante o dia quando você tem que se concentrar exclusivamente no novo bebê.

Uma família crescendo é uma experiência fantástica. Em breve, seus filhos estarão brincando e rindo juntos. Aproveite esses momentos especiais.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave