Exercícios para bebês e mamães

Exercícios para as Mamães junto com o bebê

Nada melhor do que reservar um tempo da rotina para aproveitar a companhia da família, não é mesmo? Com tantos compromissos durante a semana, fazer isso parece cada vez mais difícil.

Uma forma de passar tempo juntos é fazer atividade física em família. Dessa forma, todos têm mais qualidade de vida e, ainda, conseguem conversar e se aproximar um do outro.

Falando especificamente das mamães com bebês, essa tarefa se torna ainda mais precisa e muitas vezes, durante essa fase, as mães podem se perguntar, ‘’Onde vou arrumar tempo para fazer atividades físicas e cuidar do meu bebê?

E muitas em vez de sacrificar o precioso tempo de formação de vínculos com seu novo bebê, por que não trabalhá-lo em sua rotina de exercícios? Separamos algumas dicas de como adicionar exercícios junto com seu bebê a sua rotina. Leia também: Desafio Físico de ser Mãe

Caminhe pelo bairro

Se você quiser caminhar, levar o seu bebê com você enquanto percorre grandes distâncias é uma ótima maneira de perder o peso adquirido na gravidez. Basta esperar até que seu bebê tenha pelo menos seis meses de idade para que ele possa se sentar ereto no carrinho de bebê. Mantenha seu bebê envolvido conversando com ele e apontando para a paisagem à medida em que você passa por ela.

Faça uma aula experimental

Desde yoga até exercícios cardiovasculares, muitas academias oferecem aulas para mamães e filhos. Você recebe o benefício de ter um instrutor para guiá-la com os melhores treinos pós-gravidez, e seu bebê começa a assistir as outras mães e os bebês se moverem pela sala.

E se você precisar de uma pausa, peça ao papai para levar o bebê para o treino dele

Ginástica para a mamãe e o bebê

Agregar seu novo bebê em seus exercícios de tonificação pode ser divertido para ambos. Comece com estes 8 movimentos:

1. Alongamento cachorrinho

Deite-se de barriga e mantenha seus quadris no chão à medida em que você levanta o seu peito em direção ao céu. Deite o bebê no chão na frente de você e dê muitos beijos nele quando você voltar para baixo.

2. Agachamentos com banco

Segure o bebê à medida em que você se agacha e sente-se num banco de jardim ou no sofá. Contraia o seu núcleo (como se alguém estivesse prestes a bater-lhe no estômago), enquanto você se dirige para seus calcanhares e se levanta novamente.

3. Força nos ombros

De pé e com a cabeça erguida com o seu núcleo envolvido, segure seu bebê de forma segura em suas mãos. Levante-o no ar e traga-o de volta para baixo para beijos.

Exercícios para as mamães fazerem em casa

1. Agachamento

Essa atividade vai ajudar você a fortalecer a musculatura dos membros inferiores.

Para isso, você vai precisar utilizar como apoio o carrinho do bebê, sendo que é possível fazer dois movimentos: com os braços apoiados no carrinho ou segurando o bebê.

O exercício é simples, e tem o objetivo de fazer você agachar diversas vezes dobrando os joelhos próximo ao ângulo de 90°. Você deve manter joelhos e pés alinhados, flexionando os joelhos para baixo. Realize o movimento de agachamento de 30 segundos pausando 10 segundos. 

2. Ponte

Esse exercício é para o fortalecimento do assoalho pélvico, glúteos, coluna e musculatura abdominal. Para isso, você vai utilizar o bebê como apoio. Aqui, a mamãe ficara deitada, em um tapete, e o erguerá a criança fazendo de 5 a 10 repetições, pausas de 40 segundos.

Eleve o quadril do solo, formando uma linha diagonal, lembrando que o bebê deverá ficar sobre a região do quadril. Para a criança, essa é uma grande distração, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho. 

3. Movimento de prancha 

Uma das maiores preocupações das mamães no pós-parto é com a barriga, e para isso o exercício de prancha é ideal para fortalecer essa região. Com o abdômen contraído, coloque os cotovelos apoiados no chão, e fique nas pontas dos pés por 15 segundos, faça esse movimento simples, à medida que for ganhando resistência por em média 6 vezes. A vantagem desse exercício é que você pode ficar de olho no seu bebê enquanto pratica a atividade.

4. Fortalecendo os braços e ombros

De pé, com a cabeça erguida, segure o bebê de forma segura em suas mãos, levante-o no ar o mais alto que puder e traga-o de volta para baixo, repita esse movimento por cerca de 20 segundos, pausando 10 segundos. Essa é uma ótima forma de brincar, interagir com o bebê e se exercitar!

5. Fortalecimento da panturrilha

Use o carrinho do bebê ou uma cadeira para se apoiar. Em pé com as pernas afastadas na abertura do quadril, eleve o calcanhar e joelhos, fazendo uma leve flexão. É importante usar as pontas dos pés e fazer o exercício mantendo os joelhos fixos. Atenção com a coluna, pois ela deve estar ereta, abdômen contraído e ombros alinhados durante toda a atividade.

Como vimos, exercícios para a mamãe e o bebê são possíveis de serem feitos aproveitando o momento juntos. Além disso, quando você arruma um tempo para cuidar melhor de si e estar bem, consequentemente, também terá mais disposição para cuidar do seu bebê!

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Nos dias em que fazer ginástica for a última coisa que você tiver vontade de fazer, lembre-se de que o seu novo bebê também precisa de estímulo e ar fresco. Saber que você está fazendo algo saudável para ele - enquanto perde o peso ganho na gravidez - deve lhe ajudar a sair de casa.

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Fontes

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