Your baby is the size of a Brussels sprout

Parabéns! Você chegou às suas 11 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Desenvolvimento do bebê em suas 11 semanas de gravidez 

Na 11ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo desenvolvimento das características do rosto, das papilas gustativas e do formato dos dedos das mãos e dos pés. Nesta fase, a cabeça ainda é maior que o resto do corpo, as orelhas já se encontram na  lateral da cabeça e os olhos estão cobertos pelas pálpebras. 

As papilas gustativas estão se desenvolvendo e os órgãos genitais continuam se formando, mas ainda não é possível identificar o sexo do bebê pelo ultrassom, apenas por exame de Sexagem Fetal. No entanto, já se consegue detectar pelo ultrassom os primeiros sinais dos movimentos respiratórios do bebê. 

Outro fator importante dessa fase, é que o coração do seu pequeno está batendo ferozmente há semanas, mas só agora ficou alto o suficiente para ouvir. O coração de um feto bate duas vezes mais rápido que o seu, entre 120 a 160 batimentos por minuto

11 semanas de gravidez:  desenvolvimento do corpinho

Com 11 semanas da gestação, a cabeça do bebê ainda é muito grande, sendo responsável por cerca de metade do comprimento do seu corpo, e as características do rosto continuam se desenvolvendo lentamente. 

Nesta fase da gestação, as membranas que ficam entre os dedos das mãos e dos pés começam a desaparecer, deixando os dedos mais alongados, e as pequenas unhas começam a se formar. Os braços e pernas já se movem, mas a mulher ainda não consegue sentir o bebê se mexendo.

  • Nesta etapa o seu bebê já deixou de ser chamado embrião, mede quase 5 cm.

  • O tamanho de uma fruta pequena e o seu esqueleto cresce a passos agigantados.  

  • Os ossos começam a se solidificar, ainda que sejam de um material flexível. Os seus órgãos estão formados e funcionam completamente.  

  • O sistema nervoso do bebê vai se desenvolvendo e o seu cérebro e as terminações nervosas se conectam mediante impulsos elétricos. 

Por outra parte, você verá que os seus dedos já estão separados e começa a enxergar as unhas 

11 semanas de gravidez: acompanhamento médico 

O tamanho do feto com 11 semanas de gestação é de 4,1 a 5 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um limão.

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Além de realizar Ecografia (tranvaginal) e ver seu bebê evoluindo. À 11ª semana de gestação na ecografia (transvaginal) pode identificar-se:  

  • Ventrículos laterais e os plexos coroideus;( base do sistema nervoso) 

  • Aparecem pontos de ossificação na cara fetal que junto com as clavículas são os primeiros a identificar-se; 

  • Logo depois visualizam-se também os pontos de ossificação costais e vertebrais; 

  • Começa a visualizar-se a segmentação das extremidades podendo identificar-se os dedos no final da 10ª semana

  • No abdómen identifica-se a herniação fisiológica do intestino, que se finaliza até ao final da 12ª semana; 

  • A cavidade amniótica ocupa a maioria da cavidade coriônica, mas não contactam; 

  • Identifica-se bem o trofoblasto que será a futura placenta. 

Exames da 11ª semana 

Os exames na gravidez são importantes para que o obstetra acompanhe o desenvolvimento e a saúde do bebê, assim como a saúde da mulher, já que interfere diretamente na gestação. Assim, em todas as consultas o médico avalia o peso da gestante, a pressão arterial e a circunferência abdominal, e indica a realização de alguns exames como exames de sangue, de urina, ginecológicos e ultrassonografias. 

Na 11ª semana da gestação é normal o médico pedir os seguintes exames: 

  1. Exames de sangue 

  2. Urina 

  3. Ultrassons obstétricos  

  4. Exames para identificar infecções - Sífilis,HIV, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose,Hepatite B e C. 

  5. Translucência Nucal (TN) 

É importante seguir todas as orientações médicas, e nessa fase o médico pode recomendar ácido fólico e/ou outros suplementos, justamente para manter seu corpo saudável e o bebê mais ainda. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra

Seus sintomas nas 11 semanas de gravidez 

11 semanas de gravidez: mudanças em seu corpo 

Segundo a ginecologista Sheila Sedicias, nessa fase a barriga continua crescendo à medida que o bebê se desenvolve, a cintura pode começar a ficar mais larga e a dor na pelve pode continuar devido ao afrouxamento dos ligamentos que ficam mais esticados preparando o corpo da mulher para o futuro parto. Os seios também começam a aumentar de tamanho à medida que as glândulas responsáveis pela produção de leite vão crescendo para a futura amamentação.  

Devido aos hormônios da gravidez, os cabelos da mulher crescem mais rápido, além de caírem menos, deixando a mulher com o cabelo mais grosso e mais longo. A textura do cabelo também pode mudar, fazendo com que o cabelo fique mais seco ou mais oleoso, além de também poder haver crescimento de pêlos no rosto, barriga, tórax e braços. 

Além disso, devido às alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo no útero, pode ocorrer aumento da produção de muco cervical, chamado de leucorreia, que é percebido como um corrimento fino, branco leitoso e sem cheiro, e que é considerado normal. Para saber mais leia nosso artigo sobre Hormônios da Gravidez 

11 semanas de gravidez: sintomas e cuidados 

Na 11ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Dor na pelve: fazer alongamentos leves e movimentos suaves podem ajudar a aliviar o desconforto. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente; 

  • Enjoo matinal: comer em intervalos curtos a cada 2 ou 3 horas e em pequenas quantidades e manter-se hidratada. Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez. Saiba como é o tratamento dos enjoos intensos na gravidez.  

  • Cansaço excessivo: criar uma rotina de dormir e acordar na mesma hora todos os dias ou dormir um pouco durante o dia podem ajudar a diminuir o cansaço e aumentar a disposição; 

  • Prisão de ventre: manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia, comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos, e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal e aliviar esse desconforto; 

  • Vontade de urinar frequentemente: não prender a urina, pois deixar a urina retida na bexiga pode aumentar o risco de infecção urinária; 

  • Azia ou sensação de queimação no estômago: comer em pequenas quantidades e não deitar após as refeições podem ajudar a aliviar esse desconforto. Outra medida importante é evitar beber líquidos durante as refeições e evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas. Veja outras dicas de como aliviar a azia na gravidez.   

Dica extra de cuidados na gravidez 

"C" de "crescer"!  

Enquanto você está grávida, você precisa de 80 a 100 mg de vitamina C por dia. A vitamina C ajuda o bebê a construir novas células e a desenvolver ossos e dentes saudáveis. Acrescentar laranja, mamão, morango e brócolis à sua dieta pode facilmente aumentar a ingestão de vitamina C. Saiba mais em Gravidez saudável  

11ª Semana de Gravidez: Dicas essenciais 

  • Lembre que o exame de translucência nucal deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semanas de gestação.Translucência Nucal (TN) é um exame extremamente importante durante a gestação, pois é capaz de detectar diversas doenças genéticas e malformações. Estima-se que a triagem por TN pode detectar cerca de 75% dos fetos com Síndrome de Down. 

  • Caso você ainda não tenha feito o exame para descobrir o fator Rh do seu bebê é aconselhado que faça. 

  • Consumir pelo menos 85 miligramas de vitamina C todos os dias 

  • Comece a aprender sobre a amamentação e outros tópicos de cuidados do recém-nascido 

  • Comece um diário do bebê. Anote como se sente, adicione fotos da sua barriga e  fotos do ultrassom. Use sua criatividade! Esse diário será um presente para o seu filho no futuro. 

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

Frase de apoyo:  Pampers®  desfruta dessa linda jornada com você, conte com a gente!
Flexible Banner V2

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.