O curso de gestante adequado para você

Conheça a importância de se preparar de forma  certa com um curso gestante

Uma das melhores coisas que você pode fazer antes de dar à luz é fazer um curso pré-natal. Estas aulas darão a você e seu parceiro muitas informações e suporte para ajudar você durante o parto. Você conhecerá outros casais grávidos e compartilhará conselhos e preocupações com eles. E participar de um curso pré-natal aumentará a sua confiança para enfrentar o grande evento.

Diferenças entre cursos de pré-natal 

Nem todos os cursos pré-natal são iguais. Alguns são principalmente palestras, apenas informando-lhe sobre o que esperar quando você for ao hospital para o parto. Outros são mais interativos. Cursos interativos são menores, geralmente com até 10 casais - o que permite instruções individualizadas sobre a prática de medidas de conforto, criando uma atmosfera mais intimista para compartilhar conselhos e preocupações.

 Alguns cursos discutem as escolhas disponíveis para você, em termos de alívio de dor, procedimentos opcionais (como episiotomia) e onde dar à luz (em casa, no hospital ou em um centro de nascimentos). Faça muitas perguntas ao procurar por um curso; não escolha um só porque é realizado em seu hospital ou perto de casa.

O que um bom curso de pré-natal oferece

Segue uma lista de algumas coisas que você deve considerar ao escolher um curso:

  1. Ao menos 12 horas de instrução, com aulas por vários dias ou semanas;

  2. Ênfase em praticar as habilidades de gestão da dor (relaxamento, posicionamento, massagem, respiração) para você e suporte ao parto para seu parceiro;

  3. Turmas pequenas, com não mais de 10 a 12 casais;

  4. Um currículo que suporte o parto como normal ou natural, e capacite os casais para tomarem decisões fundamentadas;

  5. Conteúdo de aula que inclua parto, nascimento, pós-parto imediato (logo após o bebê ter nascido), o recém-nascido, amamentação e ajustando-se à paternidade. Outros temas devem incluir procedimentos médicos (como monitoramento fetal e episiotomia), medicação, anestesia, habilidades de comunicação e estilos de vida saudáveis;

  6. Tempo para questões e discussão;

  7. Um instrutor certificado nacionalmente como educador para pré-natal. A Lamaze International e a Associação Internacional para Educação Pré-Natal (International Childbirth Education Association, ICEA) são entidades certificadoras.

O custo de um curso pré-natal varia. Alguns hospitais não cobram, incluindo o curso em seu pacote básico de obstetrícia para pacientes. 

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Exercícios para depois da gravidez

  2. Preparando-se para a gravidez: 3 passos para ficar saudável

  3. Doula e sua função

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Curso de gestante regenesis

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.