17ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 17 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 17ª semana de gravidez

Nessa fase, algo mágico acontece. Já existe uma formação de todo o sistema respiratório e o seu bebê já ganha certa movimentação.   O seu tecido gorduroso, cuja a função é proteger o corpo e manter sua temperatura, está em formação. Além disso, o cordão umbilical gradualmente adquire maior firmeza e espessura, contribuindo para o aumento da distribuição de nutrientes e oxigênio para o feto.

Desenvolvimento do corpinho 

Nesse momento você verá um crescimento muito grande do seu bebê, sobretudo no seu peso. Ele pode ficar em torno de 179g e 19,6 centímetros. 

Acompanhamento médico 

Durante toda o processo de gravidez, é muito gestação é importante realizar as consultas pré-natais. Além disso, é necessário manter o médico atento a qualquer novo sinal.

As 18 semanas de gravidez são intensas! É justamente nessa fase em que o útero está em expansão e os ligamentos estão se abrindo para a passagem e acomodação do útero. 

Para saber mais leia nosso artigo: Tudo sobre Gravidez 

Possíveis indicações médicas nas 17 semanas 

Os órgãos se reestruturam dentro do corpo da grávida e isso pode trazer algum desconforto devido ao desenvolvimento fetal e avançadas 17 semanas de gestação. Algumas mamães podem sentir dores de dente, ou mesmo sangramento gengival. É muito normal que isso ocorra já que a circulação de sangue nos vasos se torna muito intensa. O ideal é procurar um odontologista e seguir as orientações. 

Seus sintomas nas 17 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo

O seu peso aumentou e o útero atinge agora cerca de 17 centímetros de altura. À medida que o volume da barriga aumenta, o seu centro de gravidade fica alterado, podendo desequilibrar-se com maior facilidade. Evite usar sapatos de salto alto.

A retenção de líquidos, a carência de cálcio ou magnésio pode resultar em cãibras nas pernas, especialmente à noite. Nesta altura, a sua barriguinha já é perfeitamente visível. A cintura desapareceu. O peito pode estar muito sensível ao toque e as auréolas mais escuras. Não se esqueça de hidratar muito pele a pele, preparando os seios para a amamentação. O seu metabolismo está mais acelerado por forma a corresponder às necessidades nutricionais e energéticas do bebê que continua a crescer a bom ritmo. Talvez ainda não sinta os movimentos do seu bebê, especialmente se você é mãe de primeira viagem.

Sintomas 

Na 17ª semana da gestação, é importante revisar alguns cuidados para cuidar de alguns incômodos durante esse processo:

  • Azia. Durante a gravidez, os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do estômago tendem a relaxar, o que pode levar ao refluxo ácido, comumente conhecido como azia. Faça refeições pequenas e frequentes e evite frituras, frutas cítricas, chocolate e alimentos condimentados para ajudar a prevenir a azia.

  • Tontura. Níveis baixos de açúcar no sangue, estresse e fadiga podem fazer você se sentir tonto ou desmaiar. Para evitar o enjoo durante a gravidez, tente comer pequenas refeições regulares e tente manter o estresse sob controle.

  • Aumento de peso. Algumas mulheres ganham entre 11,5 a 16 kg nos primeiros meses de gravidez, mas seu médico pode recomendar um ganho de peso saudável durante a gravidez que seja adequado para você.

  • Seios sensíveis e inchados. No início, seus seios podem parecer mais sensíveis e aumentados, mas à medida que seu corpo se ajusta às mudanças hormonais, o desconforto pode diminuir.  

Dica extra para as mamães 

Parece cedo ainda, mas você já escolheu a maternidade? A escolha deve ser bem antecipada e terá tempo para visitar todas que quiser antes de escolher a ideal para vocês. Não esqueça que não é só conforto que deve analisar, mas verificar a questão da distância. 

Dicas para a mamãe 

  1. Comece a dormir do seu lado, se você ainda não faz isso. 

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar impedir hemorróidas. 

  3. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  4. Fale com o seu médico sobre os prós e contras do teste de AFP (alfa-fetoproteína) 

  5. Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

  6. Mantenha a escovação e o uso do fio dental, mesmo que experimente gengivas sensíveis ou sangrando 

  7. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água 

  8. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie