19ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 19 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 19ª semana de gravidez

Durante a 19ª semana de gravidez, a pele do feto começará a produzir uma substância branca chamada vernix caseosa. Ajuda a proteger e hidratar a pele do bebê, além de reduzir as chances de infecção e regular a temperatura corporal. À medida que o bebê continua a crescer, os tecidos musculares começam a se desenvolver e uma camada de gordura (tecido adiposo) se forma sob a pele. Essa gordura ajuda a manter a temperatura corporal e armazena energia que pode ser utilizada após o nascimento. Durante os últimos estágios da gravidez, agora é possível identificar o cabelo do bebê no couro cabeludo. Isso pode ser visto a olho nu.

Desenvolvimento do corpinho 

Nesse ponto da gravidez, o comprimento aproximado do bebê é de 22,8 cm. Seu peso atual é de 272 gramas

Nesta fase ele já treina engolindo líquido e fazendo xixi! 

Nesta semana que se inicia um grande marco de desenvolvimento do bebê, o cérebro estará em fase de aperfeiçoamento e alinhando cada sentido. 

A mamãe agora já começa a sentir o peso da barriguinha, devido a junção do bebê, líquido amniótico e placenta.  

Acompanhamento médico 

Ter uma gravidez saudável é essencial e isso inclui exames médicos regulares, consumir ácido fólico e suplementos e fazer as atividades físicas recomendadas pelo seu obstetra. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e fortalecer os músculos durante esse período. Nesse momento é de extrema importância manter o médico atento a qualquer novo sinal.

As 19 semanas de gravidez são desafiadoras! O bebê não para de crescer, sua barriguinha também não, e a hora do parto começa a se tornar cada vez mais uma realidade. 

Para saber mais leia nosso artigo: Tudo sobre Gravidez 

Possíveis indicações médicas nas 19 semanas

Fazer encaminhamento para um nutricionista gestacional devido ao grande ganho de peso nessa fase é super normal. O médico especializado te guiará em todas as dicas de como ter uma alimentação mais saudável, pelo bem da gravidez.  

Além disso, é essencial ficar atento a possíveis casos de Diabete Gestacional, que pode se tornar comum nesse momento, se a alimentação estiver desequilibrada. A diabetes gestacional nada mais é do que o aumento do açúcar no sangue durante a gravidez. 

Para saber mais sobre alimentação saudável na gravidez, acesse: Gravidez saudável 

Seus sintomas nas 19 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

Durante este período, a gravidade da azia e desconforto geralmente é reduzida. Além disso, a maioria das mulheres grávidas experimenta um aumento do apetite e dificuldade de concentração. Uma mulher pode sentir um aumento do apetite durante a gravidez devido à redução da intensidade dos sintomas, como azia ou sensação de queimação no estômago. À medida que a mulher progride na gravidez, seus mamilos geralmente escurecem e é comum que uma linha vertical apareça no centro de seu abdômen, chamada de linha negra. Essas mudanças são devidas às flutuações hormonais que ocorrem durante a gravidez.

Sintomas 

Durante a gestação das 19 semanas, existem algumas medidas importantes que podem ajudar a aliviar os incômodos que podem surgir durante este processo:  

  • Desejos de comida e aversões/sensibilidade ao odor: os sintomas da gravidez  incluem alterações no paladar, olfato e desejos. Faça uma dieta equilibrada e converse com seu médico se tiver desejos não alimentares (como giz ou sujeira).

  • Náusea com ou sem vômito:  a náusea é um sintoma clássico da gravidez, mais comumente chamado de "enjoo matinal". Eles geralmente aparecem um mês após engravidar. Para algumas mulheres, o enjoo matinal ocorre em outros momentos do dia, não apenas pela manhã, enquanto outras mulheres não o sentem. Coma algo antes de sair da cama, como bolachas, e depois coma pequenas refeições regulares ao longo do dia para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

  • Estrias: à medida que sua pele se estica durante a gravidez, você pode notar estrias se formando em áreas como barriga, coxas, nádegas e seios. Ganhar uma quantidade saudável de peso lentamente durante a gravidez pode ajudar a minimizar essas estrias.

Dica extra para as mamães 

Um dos maiores medos das gestantes está no momento do parto, em especial a anestesia. São tantos mitos e histórias sobre o assunto que acabam tirando o sono das gravidinhas. Quando na verdade com o desenvolvimento da medicina tudo ficou mais confortável e mais seguro. 

Use essa fase para pesquisar o máximo que puder, pergunte ao seu médico, revise a possibilidade de ter uma doula no parto etc. Esse é o seu momento!  

E claro, sempre analise as diferentes possibilidades de parto devido às condições da sua saúde. 

Para saber mais, leia: Sinais de que o Parto está Próximo | Sinais de Trabalho de Parto | Dicas para o Parto 

Dicas para a mamãe 

  1. Comece a dormir do seu lado, se você ainda não faz isso

  2. Use protetor solar ou fique na sombra

  3. Comece sua busca para um pediatra

  4. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®

  5. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta 

  6. Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

  7. Mantenha a escovação e o uso do fio dental, mesmo que experimente gengivas sensíveis ou sangrando 

  8. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água 

  9. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê 

Conselhos para a 19ª semana de gravidez

Qualquer tipo de exercício é bom durante a gravidez, embora seja importante não exagerar. Caminhar, nadar e praticar ioga ou pilates são boas opções para se manter ativo durante esses meses. Na 19ª semana de gravidez, recomendamos fortalecer os músculos das costas e movimentar-se um pouco para reduzir os níveis de estresse. Consulte o seu médico para saber a melhor maneira de se exercitar durante a gravidez.

Como seu intestino está ficando cada vez maior, você pode ter dificuldade em descansar. Dormir de costas a partir do segundo trimestre faz com que a coluna e os músculos das costas suportem todo o peso. Além disso, pode comprimir grandes vasos sanguíneos, causando tonturas. Tente dormir de lado com as duas pernas dobradas e coloque um travesseiro entre os joelhos ou sob o abdômen. Se você acordar de madrugada de costas, vire-se e continue dormindo de lado.

Conectar-se com outros pais em sua área ou online ajudará você a se sentir mais preparado para o que está por vir. Nas redes sociais existem muitos grupos e páginas úteis. Você também pode pedir ao seu médico ou parteira para lhe dizer onde os grupos de apoio aos pais se reúnem.

Se você vai comemorar um chá de bebê no terceiro trimestre, é hora de criar a lista de presentes. A pessoa que organiza terá que incluir esses detalhes nos convites, e estes devem ser enviados com bastante antecedência para que os convidados possam abrir espaço na agenda e comprar um presente.

Aproveite esses momentos para pensar em quais produtos você vai precisar e comparar preços, seja para incluí-los na lista de presentes ou para comprá-los você mesmo. Peça conselhos a outros pais. Você também pode consultar opiniões sobre alguns dos produtos para tomar decisões apropriadas. Lembre-se de que não é necessário comprar tudo o que é considerado útil nos primeiros dias de vida do seu filho. Este é um bom momento para pedir conselhos a outros pais sobre o que fazer sem.

Semana 19 de gravidez: consultar o médico

  • Qual é o tamanho e a posição do meu bebê na 19ª semana de gravidez?

  • Que tipo de exercício é seguro nesta fase da gravidez?

  • Qual poderia ser a causa de sintomas como dor intensa nas costas, dor abdominal, dor ao urinar ou febre?

  • Quais são os riscos e benefícios dos testes genéticos que podem ser feitos no segundo trimestre?

  • A amniocentese é recomendada?

  • Quando será realizada a ultrassonografia no meio da gravidez e o que verei nela?

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie