4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

19 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê

Mais óvulos. Se você estiver esperando uma menina, o pequeno sistema reprodutor dela já está bem estabelecido. A vagina, o útero e as trompas de Falópio estão todos no lugar e os ovários contêm mais de seis milhões de óvulos primitivos. Quando ela nascer, esse número terá diminuído para cerca de um milhão.

É um menino Se você for ter um menino, os testículos dele se formaram e têm secretado testosterona desde aproximadamente a 10ª semana de gravidez. A genitália externa, que se tornou masculina no primeiro trimestre, continua a crescer.

Segunda pele. Mais ou menos neste ponto, a pele começa a produzir uma camada de cera chamada vérnix caseoso. Feito de óleos secretados pela pele, células mortas e lanugo (o pelo fino que cobre o corpo), o vérnix protege a pele do seu pequeno dos efeitos de flutuar no líquido amniótico. A maior parte dele desaparecerá antes do nascimento, mas bebês prematuros nascem muitas vezes com um monte de vérnix.

embryoimage-week19-700_no_text

19 Semanas de gravidez: Teus sintomas

Careta engraçada. Os hormônios são os culpados pela "máscara da gravidez,"–aquelas manchas marrons no nariz, bochechas e testa,– e a linha da vida, uma linha escura que desce pela sua barriga até o osso púbico. Ambos desaparecem gradualmente depois de dar à luz, mas a exposição ao sol pode escurecer os pigmentos em sua pele ainda mais, por isso não se esqueça de usar protetor solar.

Dor no ligamento redondo do útero. À medida que seu útero cresce, os ligamentos redondos que dão suporte a ele têm de se esticar. Ocasionalmente, esses ligamentos estendidos causarão uma dor aguda ou fraca na parte inferior do abdômen, geralmente de um lado ou do outro. Provavelmente é mais perceptível quando você muda de posição ou se levanta de repente. Ligue para seu médico se ficar preocupada com a dor.

Você sabia? Você está esperando um menino ou uma menina? Apesar de o ultrassom ainda não conseguir mostrar, a vagina, o útero e as trompas de Falópio da bebê estão prontos e ela tem óvulos primitivos em seus pequenos ovários. Se você estiver esperando um menino, os testículos dele estão formados e um saco escrotal pode ser visto. O vérnix, uma substância que se parece com queijo cremoso, está se formando no corpo do bebê para proteger a pele do líquido amniótico. Confira como dar uma festa para o nome do bebê.

preg-cal-footer-background
Você conhece alguém que gostaria deste artigo?