Your baby is the size of a raspberry

Parabéns! Você chegou às suas 8 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Desenvolvimento do bebê em suas 8 semanas de gravidez  

8 semanas de gravidez:  desenvolvimento do corpinho 

A 8ª semana de gestação é marcada pelo início da formação dos braços e das pernas, assim como das características faciais do bebê, como os olhos, os lábios, o nariz e as orelhas.   

Nessa fase, os botões dos braços e das pernas do bebê estão ficando mais longos, e os dedos das mãos e dos pés continuam a se desenvolver. A pequena cauda que o bebê tinha está desaparecendo aos poucos. 

Nesse momento, o bebê começa a se mexer, no entanto, é normal sentir o movimento apenas depois das 18 semanas de gestação. 

Além disso, o pescoço e o tronco começam a se endireitar e as mãos ficam mais próximas do corpo, podendo o bebê tocar no seu tórax. 

Um bebê com 8 semanas, tem o seu coração separado em 4 câmaras distintas, começando a se parecer com um coração normal, e batendo cerca de 150 vezes por minuto. 

8 semanas de gravidez: acompanhamento médico 

O tamanho do bebê com 8 semanas de gestação é de cerca de 13 milímetros, o que corresponde ao tamanho de uma framboesa. 

Neste momento, você já deve ter tido a primeira consulta pré-natal com seu médico. As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Além de realizar  

Ecografia (tranvaginal) e ver seu bebê evoluindo. Geralmente nesse período é possível visualizar:  

  • O esboço dos membros inferiores; 

  • Identifica-se perfeitamente o contorno embrionário; 

  • O polo cefálico cresce e aparecem novas vesículas no seu interior; 

  • Pode-se identificar o tubo neural em corte longitudinal; 

  • Começam os movimentos embrionários; 

  • A cavidade amniótica aumenta dentro da cavidade coriônica e alcança 50% desta; 

  • Visualiza-se bem o cordão umbilical e a sua inserção .  

Exames da 8ª semana 

Na 8ª semana de gravidez, o médico pode fazer uma ultrassonografia, para confirmar se o bebê está realmente no útero, e se a mulher está grávida de apenas um bebê ou de gêmeos.  

Embora ainda não seja possível descobrir se o bebê é menino ou menina pelo ultrassom, é possível fazer um exame de sangue, conhecido como sexagem fetal, que permite saber o sexo do bebê a partir desta semana. Você também pode brincar de adivinha qual será o sexo através do nosso joguinho, confira; Quer Saber o Sexo do seu Bebê?  

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas e prever possíveis problemas de saúde. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra  

Seus sintomas nas 8 semanas de gravidez

8 semanas de gravidez: mudanças em seu corpo

Segundo a ginecologista Sheila Sedicias, com 8 semanas de gravidez, é normal que a grávida se sinta cansada e esteja mais sensível aos cheiros, podendo ficar enjoada facilmente. Além disso, a pele pode estar mais oleosa, provocando o aparecimento de acne. 

O útero cresce para o dobro do seu tamanho normal e a roupa começa a apertar, uma vez que a barriga está aumentando de tamanho. Devido ao aumento dos hormônios progesterona, estrógenos e HCG, as mamas ficam mais sensíveis e aumentam de tamanho, sendo importante utilizar sutiã com suporte adequado e sem aros para não machucar os seios. 

Ainda devido às alterações hormonais, é comum, que, na 8ª semana de gestação, os mamilos, as aréolas, as virilhas e as axilas começam a ficar mais escuras do que o resto da pele da mulher. 

8 semanas de gravidez: cuidados 

Na 8ª semana da gestação é importante que a grávida tenha alguns cuidados no seu dia-a-dia para aliviar alguns tipos de desconforto que podem surgir:  

  • Sensação de cansaço: deve-se descansar ao longo do dia e consumir alimentos ricos em vitamina C como a laranja e a goiaba, que aumentam a energia, diminuindo a sensação de cansaço; 

  • Sensibilidade a cheiros fortes: é importante evitar o contato com cheiros intensos, como perfume, cheiro de gasolina ou produtos de limpeza; 

  • Enjoos frequentes: é aconselhado comer a cada 2 a 3 horas, preferencialmente alimentos frios e gelados como sorvetes, iogurte ou bolachas de água e sal. Veja 5 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez. 

  • Acne: deve-se lavar o rosto com água e sabão neutro, ou suave, 2 vezes por dia e manter a hidratação da pele com cremes recomendados pelo dermatologista; 

  • Aumento das mamas: é aconselhado usar um sutiã próprio para a gravidez, para dar suporte aos seios.  

Além disso, é recomendado que a grávida tenha uma alimentação saudável e equilibrada, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco, uma vez que essas substâncias podem provocar malformações no bebê.  

8 semanas de gravidez: Aliviando os enjoos 

O enjoo na gravidez é um sintoma normal e pode ser tratado com medidas simples e caseiras.  Leia também: Gravidez saudável  

Geralmente, o enjoo é mais frequente pela manhã ou pode ocorrer várias vezes ao dia e estar associado a vômitos. Esse desconforto pode ser sentido pela maioria das grávidas no primeiro trimestre e tende a desaparecer após essa fase da gestação. No entanto, em alguns casos, o enjoo também pode durar toda a gravidez. 

Algumas formas naturais para aliviar os enjoos na gravidez são 

  1. Beber chá de gengibre  

  2. Chupar picolé de limão 

  3. Comer alimentos frios 

  4. Comer bolacha de água e sal  

  5. Beber 2 litros de água por dia 

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

Frase de apoyo:  Pampers®  desfruta dessa linda jornada com você, conte com a gente!
Flexible Banner V2

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.