Recuperação pós-parto

Recuperação pós-parto

Após o nascimento do seu bebê, é’ absolutamente normal que seu corpo passe por um período de cura. Quanto tempo isso dura dependerá de sua saúde geral, mas pode levar até um ano para que seu corpo volte completamente a como estava antes da gravidez.

Dor pós-parto e involução

Logo após o bebê nascer, a placenta é expelida e o útero se contrai firmemente para vedar os vasos sanguíneos abertos na parede uterina. A área onde a placenta estava presa é bem parecida a uma ferida aberta que precisa ser cicatrizada. As contrações uterinas, às vezes chamadas de "dor pós-parto", podem ser sentidas como fortes sensações de cólica durante os primeiros dias. Você’ também sentirá estas sensações se estiver amamentando, pois o estímulo dos mamilos promove contrações uterinas. Embora doloridas, saiba que isso a ajuda a se curar mais rápido, e que a dor desaparecerá. Analgésicos podem ajudar, caso as cólicas estejam muito desconfortáveis.

As contrações uterinas ou de pós-parto são parte integral do encolhimento do seu útero de volta ao tamanho normal. Sua enfermeira verificará este processo enquanto você estiver no hospital, e poderá massagear seu útero para estimular sua contração.

Corrimento

Poderá levar até 10 dias para que o local onde a placenta estava se cure totalmente. Durante este período, você ’perceberá um corrimento sanguíneo vaginal, chamado lóquio. O corrimento terá cor vermelha viva por um ou dois dias após o parto, parecido com um intenso fluxo menstrual. Depois a quantidade diminui, ficando com coloração marrom escura, depois um corrimento róseo e, em 10 dias, um leve corrimento branco. Isso indica que o local da placenta está totalmente curado.

Até o lóquio desaparecer, você deve evitar fazer sexo e deve limpar bem a área perineal (entre seu ânus e a vagina)  durante o dia, para evitar a entrada de bactérias na vagina.

Cura do local da incisão

Independentemente do parto ser vaginal ou cesárea, é provável que haja uma incisão que precisará ser curada. Com um parto vaginal, você provavelmente terá uma episiotomia. Esta pequena incisão, feita para alargar a abertura vaginal assim que a cabeça do bebê emergir, é fechada com pontos. Assim como com qualquer incisão, a cura da episiotomia leva algumas semanas. O corpo absorverá os pontos, mas você ficará sensível ou inflamada na primeira semana ou mais após o parto. É possível ocorrer infecções, mas com bom cuidado perineal, geralmente isso não ocorre.

Se o parto for uma cesárea, a incisão abdominal levará mais tempo para curar - de quatro a seis semanas, e você geralmente terá de tomar analgésicos. No início, provavelmente será um forte analgésico narcótico, que a deixará tonta e sonolenta. Se os pontos não puderem ser absorvidos pelo corpo, serão removidos em cinco dias após o parto.

Dicas para a cura em casa:

Há muitas outras maneiras para ajudá-la com a cura em casa:

  • Para evitar infecção na incisão da episiotomia, mude seu absorvente frequentemente,
    ao menos a cada quatro ou seis horas. Limpe o períneo após urinar ou evacuar, aplicando água morna na área e secando com gaze. Lembre-se também de limpar sempre da frente para trás. Tome um banho de assento ou aplique compressas mornas para a cura da incisão.
  • Faça exercícios de contração e liberação da pélvis (Kegels)
    que levará circulação à área, acelerando a cura.
  • Mantenha  os curativos da incisão da cesárea limpos e secos
    e siga as dicas de cuidado do hospital.
  • Faça uma dieta saudável
    para ajudar o processo de cura. Alimente-se com proteínas, vitaminas e muito líquido.
  • Descanse!
    Tente ficar na cama ou em um sofá na primeira semana após o parto. Não faça muita coisa tão rapidamente, mesmo que isso faça com que você se sinta bem. Suas únicas atividades devem se relacionar ao cuidado do bebê. Deixe alguém cuidar da casa, cozinhar, lavar roupas e outras tarefas. Planeje com antecedência, para obter ajuda com estas atividades.
  • Durma quando o bebê dormir.
    Você pode esperar muitas noites de sono interrompido, e você’ precisará compensar isso tirando sonecas durante o dia. Tente dormir o máximo em um período de 24 horas (embora com muitos intervalos), como você fazia antes do bebê nascer.

Quando ligar para o médico

Entre em contato com seu médico se observar qualquer um destes sinais, que podem indicar que a cura não está progredindo como deveria ou que você está desenvolvendo uma infecção:

  • Temperatura corporal acima de 37,8°C por mais de um dia.
  • Sangramento vermelho vivo ou intenso (lóquio) após o quarto dia depois do parto, ou coágulos de sangue muito grandes no lóquio
  • O lóquio tem um odor desagradável.
  • Dor na área abdominal inferior, após os primeiros dias do parto.
  • Sinais de infecção (vermelhidão, calor, inchaço, corrimento contínuo) no local da incisão da episiotomia ou da cesárea.

Como ter um bebê é um processo normal, não uma doença, seu corpo é programado para se curar rapidamente. Se você seguir estas recomendações, ficará surpresa com a velocidade com que’ voltará ao normal depois do nascimento do seu bebê.’

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave