4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3

Você chegou na reta final. O terceiro trimestre é o mais empolgante e cheio de suspense da gravidez — e o clímax é levar seu bebezinho para casa. Planeje o parto e o que virá depois sem pressa e curta essas últimas semanas de sua gravidez.

O Desenvolvimento De Seu Bebê No Terceiro Trimestre

O Que Você Pode Esperar No Terceiro Trimestre

Lista Completa Para O Terceiro Trimestre

O Desenvolvimento De Seu Bebê No Terceiro Trimestre

No terceiro trimestre da gravidez, seu bebê continua a crescer, dobrando de tamanho durante as últimas sete semanas. Ao final da 32a semana, seu pequeno já poderá pesar quase 2 quilos e ter cerca de 30 cm, mas até o nascimento, ele provavelmente dobrará de tamanho, podendo chegar a mais de 3 quilos. Na medida em que seu bebê ganha gordura embaixo da pele, ele começa ficar mais parecido com o que você espera no momento do nascimento. Até a 34a semana, ele terá crescido tanto que o espaço para se movimentar fica mais restrito no restante da gravidez.

Ele também está ficando pronto para conhecê-la em tantos outros aspectos! Suas pálpebras não estão mais unidas, o que significa que ele abre e fecha os olhinhos regularmente. A habilidade de ver e ouvir já existe, portanto, ele pode reagir a estímulos, como luz e sons do mundo exterior. Talvez ele até mesmo consiga reconhecer sua voz.

Seu bebê também começa a desenvolver ciclos de sono-vigília e pode ser que você comece a perceber quando ele está acordado e se movendo e quando está dormindo e quieto. Também é possível notar períodos em que há movimentos rítmicos, que são provavelmente soluços.

No terceiro trimestre, seu bebê começa a chupar o dedo ou a fazer movimentos com a boca, assim, ele já terá aprendido a sugar até o momento do nascimento.

Em algum momento durante o 9o mês de gravidez ele provavelmente se encaixará na posição cefálica e “descerá” um pouco mais em sua pélvis em preparação para o parto.

O Que Você Pode Esperar No Terceiro Trimestre

Embora o terceiro trimestre seja comumente considerado o período entre as semanas 28 e 40, a duração da gravidez varia de mulher para mulher. Na realidade, poucas mulheres dão à luz exatamente na data prevista. Tenha em mente que você pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento, mas principalmente entre as semanas 38 e 42.

Você provavelmente descobrirá pontos positivos e negativos nos meses finais da gravidez. Um dos pontos negativos é o desconforto físico que você provavelmente já está sentindo, principalmente devido ao tamanho e peso cada vez maiores de seu bebê.

Dois dos sintomas mais comuns da gravidez durante esse trimestre são a falta de ar e a indigestão. Esses desconfortos provavelmente desaparecerão após o parto, mas há medidas que você pode tomar para se sentir mais confortável:

  • Falta de Ar
    O fato de seu útero estar aumentando e ficando mais alto em seu abdômen, faz com que o diafragma fique pressionado e a respiração fique mais difícil. Talvez você não consiga mais subir um lance de escadas sem perder o fôlego no final. A melhor coisa a fazer é simplesmente relaxar e tentar não se sobrecarregar. Algumas mulheres também não conseguem respirar bem quando se deitam. Se esse for o caso, tente dormir em uma posição semi-sentada, cercada de travesseiros para apoiá-la. Quase todos as situações de falta de ar durante o último trimestre são normais, mas se estiver preocupada, fale com seu médico. Depois que o bebê “descer”, a respiração fica um pouco mais fácil, embora você talvez sinta mais pressão na parte inferior do abdômen, ou na pélvis.
  • Queimação e Indigestão
    Esses dois problemas de estômago podem ocorrer com frequência no terceiro trimestre, pois todo o sistema gastrointestinal desacelera quando você está grávida. Como resultado, os músculos do estômago e esôfago (o tubo que vai do estômago até a boca) relaxam. Isso permite que o ácido digestivo, que normalmente fica no estômago, suba pelo esôfago. O ácido causa a sensação de queimação na garganta e um gosto ruim de ácido estomacal e comida na boca, e isso é o que chamamos de indigestão. Para prevenir a queimação e a indigestão, tente fazer refeições menores e com maior frequência, fazendo lanchinhos entre as refeições e evitando alimentos gordurosos. Fique sentada por um tempo após comer e não faça uma refeição pouco tempo antes de dormir. Você pode mascar chiclete para tirar o gosto ácido da boca, mas não tome antiácidos sem antes consultar seu médico.

    É possível que você sinta uma série de outros sintomas no terceiro trimestre da gravidez, como cólicas, instabilidade para caminhar, dores nas costas, fadiga, dores nos pulsos e coceiras. Muitas grávidas também ficam com estrias em sua barriga, seios e coxas, mas elas acabam ficando menos visíveis com o tempo. Muitas futuras mamães notam inchaço (também chamado de edema) nos tornozelos e pés devido ao aumento de fluidos em seus corpos. Deitar com as pernas para cima sempre que puder ajudará a aliviar o inchaço.

Emocionalmente, talvez você sinta que está ficando mais impaciente com a gravidez. Você quer ter seu bebê em seus braços, não mais em seu útero. A boa notícia é que, a partir da 37a semana, a gravidez já é considerada completa e o bebê está pronto para chegar. Informe-se sobre os sinais de início do trabalho de parto para reconhecê-los quando estiverem acontecendo e saber qual o momento de ir para o hospital. Em um piscar de olhos, você estará segurando seu bebê nos braços.

Lista Completa Para O Terceiro Trimestre

No terceiro trimestre, aproveite sua empolgação e aplique essa energia nas suas tarefas antes do nascimento. Essa lista a ajudará com sua preparação nos últimos meses de sua gravidez.

Faltando 3 Meses

  • Faça um curso sobre parto com seu parceiro. Você aprenderá como lidar com seu desconforto e como se alongar. Esses cursos geralmente sugerem técnicas de relaxamento e ferramentas, como visualização de imagens e música, que a ajudarão a permanecer calma e concentrada na tarefa que você tem para fazer. Eles também ajudam seu parceiro a aprender sobre seu importante papel, e como pode se envolver mais.
  • Leia o máximo que puder sobre parto, nascimento e cuidados com o bebê. Isso ajudará a acalmar suas ansiedades e prepará-la para os eventos do futuro.
  • Compre e instale a cadeirinha do bebê no carro, para que esteja pronta quando você for voltar do hospital com seu bebê.
  • Complete sua lista de itens para o chá de fraldas.
  • Comece a reunir sugestões de pediatras e ler nossas dicas sobre como encontrar um pediatra
  • Faça um estoque em sua despensa com os principais itens de supermercado para que você não precise fazer compras pouco antes do parto ou nos primeiros dias de vida de seu bebê.
  • Faça um pré-cadastro no hospital ou clínica onde pretende ter seu bebê.
  • Se você deseja ter um plano de parto, discuta suas opções e preferências com seu médico. Leia sobre as medidas de conforto durante o parto para obter ideias sobre o que incluir em seu plano.
  • Reúna opções de pessoas que poderão cuidar de seu bebê, para que você tenha essas informações quando precisar depois que o bebê chegar.
  • Ajude a pessoa que estiver organizando seu chá de fraldas com algum preparativo final ou de última hora.
  • Escolha e comece a elaborar o anúncio do nascimento. Idealmente, tenha um modelo ao qual só precisará acrescentar a data, o nome e a foto.
  • Busque uma decisão sobre o nome do bebê, ou encontre algumas opções finais.
  • Busque algumas dicas de como dormir melhor durante o terceiro trimestre. Dormir de lado e usar travesseiros para apoiar as pernas e as costas pode ajudar. Tirar uma soneca durante o dia também a ajudará a se sentir descansada.

Faltando 2 Meses

  • Faça outro curso – por exemplo, experimente um sobre cuidados com o bebê, primeiros socorros, ou amamentação.
  • Termine o planejamento e a decoração do quartinho de seu bebê.
  • Faça um estoque de fraldas e lencinhos umedecidos – Pampers Recém-Nascido e Lenços umedecidos Pampers Sensitive são a escolha número 1 entre as mães no Brasil. Uma boa ideia é ter uma variedade de tamanhos diferentes de fralda (como Recém Nascido, P e M) prontos para quando seu bebê chegar e para seu rápido crescimento.
  • Pense em quem você gostaria que estivesse com você no parto e a quem você pode pedir ajuda após o nascimento.
  • Continue indo a todas as suas consultas de pré-natal para que seu médico possa seguir seu progresso e o de seu bebê conforme se aproxima a data prevista para o parto. Aproximadamente à partir da 32a semana seu médico marcará consultas com mais frequência. Saber que tudo está bem ajudará você a relaxar e curtir as últimas semanas da gravidez.
  • Se possível, faça uma visita à sua maternidade ou clínica.
  • Planeje, pratique, e cronometre quanto tempo leva para chegar à sua maternidade ou clínica.
  • Comece a escrever as mensagens de agradecimento pelos presentes que ganhou no chá de fraldas.

Faltando 1 Mês

  • Consulte nossa lista sobre a bolsa da maternidade, para deixar sua bolsa pronta para o grande dia.
  • Lave tudo o que seu bebe irá vestir.
  • Prepare algumas refeições e faça um pequeno estoque em seu freezer.
  • Faça o download do aplicativo Pampers Clube, caso ainda não tenha baixado e ganhe prêmios com suas fraldas e lencinhos Pampers.

Agora que já sabe tudo sobre o terceiro trimestre, você estará mais preparada para esses próximos meses da gravidez, o parto e os inesquecíveis primeiros dias com seu novo bebê. Só há mais uma coisa: desacelere e se cobre menos. Sempre que puder, dê-se ao luxo de curtir seu tempo sozinha – é possível que você não tenha essa chance novamente durante um bom tempo!