1ª, 2ª e 3ª semana de gravidez | Pampers®

Os primeiros dias e semanas de gravidez são o início de uma jornada muito emocionante, mesmo que você ainda não saiba que um bebê está a caminho. Você não notará sintomas, mas ficará surpreso com todas as coisas que estão acontecendo em seu corpo. Continue lendo para descobrir quais mudanças você experimentará, os sintomas mais comuns e como calcular sua data de vencimento.

Quais mudanças você vai experimentar durante as três primeiras semanas de gravidez?

Se o seu ciclo menstrual durar 28 dias, um dos ovários expelirá um óvulo aproximadamente 14 dias após o primeiro dia da última menstruação. O óvulo descerá por uma das trompas de falópio, onde se unirá a um espermatozoide.

Sabia que os espermatozóides podem viver no seu interior até cinco dias e que os óvulos sobrevivem a um ou dois dias? 

Isso significa que a janela fértil (ou seja, os dias em que você deve ter relações sexuais se quiser engravidar) é de cinco dias antes da ovulação até o dia seguinte.

Neste artigo, contamos o que acontece antes e depois da concepção.

1ª semana de gravidez

Você acabou de começar esta incrível jornada, mas sabia que tecnicamente ainda não está grávida? Segundo os médicos, uma gravidez abrange 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Além disso, como dissemos antes, a ovulação (e possivelmente a concepção) ocorrerá aproximadamente 14 dias após o início da menstruação em um ciclo menstrual de 28 dias.

Portanto, esta semana e a próxima são consideradas parte da gravidez em termos de cálculo, mesmo que você ainda não tenha concebido. É curioso que, apesar de estar grávida de uma semana, você realmente não está.

2ª semana de gravidez

Na segunda semana de gravidez, por assim dizer, a menstruação desaparecerá e faltarão poucos dias para a ovulação. Se você fizer sexo no final desta semana, o óvulo e o esperma podem se encontrar, levando à concepção. Se assim for, o seu útero não deixará de sofrer alterações nos próximos meses.

3ª semana de gravidez

Na 3ª semana de gravidez muitas coisas acontecerão, mesmo que você não perceba. Se o esperma e o óvulo se encontrarem, eles se unirão na trompa de falópio e criarão uma célula chamada zigoto durante o processo de fertilização.

O zigoto tem cromossomos do pai e da mãe. Além disso, é o ponto de partida da composição genética do bebê.

O zigoto começará a subir pela trompa de Falópio em direção ao útero depois de se dividir em vários grupos de células.

Terei algum sintoma durante as três primeiras semanas de gravidez?

Durante as semanas 1, 2 e 3 pode ser que você não saiba que esteja grávida ou não tenha sintomas. Ainda é muito cedo. 

Normalmente, você saberá que está grávida porque não menstruará. Algumas semanas depois, você começará a ter outros sintomas.

Algumas mulheres percebem mudanças imediatamente, que reconhecem imediatamente como sintomas de gravidez.

Um dos primeiros sintomas da gravidez pode ser o sangramento de implantação, que consiste no aparecimento de algumas manchas quando os blastocistos (ou seja, os grupos de células que mencionamos anteriormente) são fixados no endométrio. Esse sangramento é completamente normal e pode ser confundido com a regra.

Outros sintomas da gravidez durante o primeiro mês incluem inchaço, gases, fadiga, sensibilidade mamária, alterações de humor e micção frequente. A náusea é outro sintoma típico das primeiras semanas de gravidez, mas geralmente aparece entre as semanas 4 e 9.

Quando você saberá que é seguro estar grávida?

Se a sua menstruação for regular, o primeiro indício de que está grávida será que ela não vem na hora certa. Assim que você suspeitar, faça um teste de gravidez caseiro.

Com esses testes você pode confirmá-lo, pois eles verificam os níveis do hormônio da gravidez hCG na urina.

Lembre-se de que, se você fizer o teste muito cedo, pode não haver hormônio suficiente na urina e o resultado pode não ser preciso. Leia a bula para saber qual é o melhor momento para fazê-lo. Com alguns, você terá que esperar até o primeiro dia em que não menstruar, mas outros detectarão níveis mais baixos de hCG e você poderá perceber mais cedo.

Se você tem sintomas de gravidez, mas o teste sai negativo, faça novamente após alguns dias ou consulte um médico. Você também pode pedir ao médico para que confirme a gravidez com uma análise sanguínea. 

Quando seu bebê vai nascer?

Quando você descobre que está grávida, uma das primeiras coisas que deseja saber é quando conhecerá seu filho. Use nossa calculadora de data de vencimento e insira o último dia da sua última menstruação ou a data da concepção.

Lembre-se que apenas 5% dos bebês nascem dentro do prazo. É normal dar à luz durante as duas semanas antes ou depois. O médico também lhe dará uma estimativa de quando seu filho nascerá.

Calcula-se que a data de entrega será de 280 dias (ou seja, 40 semanas) após o primeiro dia da última menstruação. Para determinar a data do parto e as semanas de gravidez a partir desses dados, a primeira semana de gravidez é a semana em que você menstruou e ainda não estava grávida. É complicado de entender mas, segundo esta forma de cálculo, durante as duas primeiras semanas das 40 semanas 

De quantas semanas você está?

Saber quantas semanas você está é útil tanto para você quanto para o médico, que usará essa informação para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê, verificar seu estado de saúde e solicitar exames ou revisões.

As semanas de gravidez são agrupadas em três trimestres:

  • Primeiro trimestre: semanas 0-13 (1-3 meses aproximadamente)

  • Segundo trimestre: semanas 14-27 (4-6 meses aproximadamente)

  • Terceiro trimestre: semanas 28-40 (7-9 meses aproximadamente)

700x340 (4)

Quais precauções você deve tomar se descobrir que está grávida ou na primeira semana de gravidez?

Se você deseja engravidar, pode ser necessário fazer algumas mudanças em sua vida. Como você não saberá até que as primeiras semanas tenham passado, recomendamos que você comece a tomar precauções assim que começar a experimentá-lo. Assim você se acostumará e poderá integrá-los à sua rotina durante a gravidez.

Um exemplo disso é comer de forma saudável. 

O seu médico pode recomendar tomar ácido fólico se quiser engravidar. É um tipo de vitamina B que reduz o risco de defeitos congênitos no cérebro e na coluna do bebê. Além disso, ele pode prescrever vitaminas pré-natais que contenham os 400 microgramas de ácido fólico indicados.

Os meses que antecedem a gravidez também são um bom momento para quebrar hábitos pouco saudáveis. Pare de fumar e beber álcool. Alguns profissionais também podem recomendar que você reduza a cafeína. O fumo passivo pode prejudicar você e seu bebê, então seu parceiro deve parar de fumar se isso acontecer.

Panorama geral

Por fora pode parecer que não vai acontecer muita coisa durante as semanas 1, 2 e 3 da gravidez, mas na realidade elas estarão repletas de eventos importantes para você e para a família que planeja criar. Por dentro, você experimentará muitas mudanças. De fato, ao final dessas três semanas seu bebê já estará começando a se desenvolver. Você pode não saber, mas uma jornada incrível espera por você.

Consentimento de cookie