Tudo o que você precisa saber sobre as melhores banheiras para bebês

Dar banho no seu bebê é um momento único, de uma conexão maravilhosa  que fortalece o vínculo entre mãe e filho. Para isso, é necessário ter uma banheira para bebês que faça com que o bebê se sinta confortável e relaxado. Vamos aproveitar juntos este artigo e conhecer os tipos de banheiras e cadeiras de bebê e quais características você deve considerar na hora de adquirir uma banheira.

Que tipos de banheiras e assentos de banho para bebês estão disponíveis?

Compartilhamos com você algumas das opções de banheiras que existem atualmente para que você escolha a melhor para o seu bebê:

Banheiras conversíveis: São banheiras que podem ser utilizadas em diferentes idades e fases. Você pode usá-lo com o porta-bebês da idade de 0 a aproximadamente 6 meses. Depois, você pode retirar essa parte e continuar usando a banheira até que o seu filho tenha cerca de 24 meses de idade ou até que ele consiga sentar-se direito na banheira sem a sua ajuda.

Banheira dobrável: Algumas banheiras são projetadas para dobrar. Quando estiver pronto para dar banho no seu filho, basta encaixar a banheira no berço e usá-la na pia da cozinha ou do banheiro. Este estilo pode ser uma boa opção se você quiser guardar a cuba com mais facilidade.

Banheira inflável: Este tipo de banheira deve ser inflada antes de ser colocada na banheira normal. Ela fornece uma área acolchoada para a criança tomar banho. Estas banheiras não foram projetadas para recém-nascidos ou bebês. Alguns especialistas não recomendam o uso de banheiras infláveis ​​porque existe a possibilidade delas desabarem ou tombarem. Se você está pensando em usar uma banheira inflável, é melhor consultar primeiro o seu médico.

Quais são as características a serem observadas ao escolher uma banheira para o seu bebê?

Quais são as características que devem ser consideradas para escolher uma banheira ou cadeira de banho para bebé?

Estas são algumas das funcionalidades disponíveis para a banheira ou cadeira de banho do seu bebê. Confira para descobrir quais qualidades são mais importantes para você na hora de decidir qual banheira comprar:

Idade e peso da criança: Algumas banheiras são recomendadas para o seu bebê apenas até os 6 meses de idade, enquanto as banheiras conversíveis podem durar aproximadamente até 2 anos. Esses modelos geralmente vêm com porta-bebês ou arnês, que pode ser removido quando não for mais necessário. Como cada criança é diferente, seu bebê pode ultrapassar o tamanho da banheira prematuramente ou usá-la mais do que o esperado. Em caso de dúvida, consulte as instruções do fabricante ou pergunte ao seu pediatra.

Segurança: Na hora de escolher uma banheira para bebê, é aconselhável procurar uma que embale o bebê e ofereça um bom apoio para as costas. Isto é especialmente útil para dar banho em um recém-nascido ou bebê pequeno, que ainda não tem força na parte superior do corpo para ficar em pé sozinho. Lembre-se que você deve estar sempre junto ao seu bebê durante o banho. Nunca o deixe sem vigilância. Se você esqueceu de pegar o shampoo, por exemplo, tire o bebê da banheira e leve-o junto.

Forma: Com seu bebê de 6 meses ou menos, que ainda está desenvolvendo o controle da cabeça e pescoço, você pode querer procurar um assento de banho ou banheira que tenha um design contornado, pois isso pode ajudar seu bebê a se sentar de maneira ereta.

Tamanho: Para escolher o tamanho certo, comece descobrindo onde você gostaria de dar banho em seu bebê. Você prefere a pia da cozinha, a pia do banheiro ou a banheira do seu banheiro? Depois de pensar bem, meça esse espaço para verificar se a banheira ou cadeira de bebê que você está considerando cabe.

Estofamento de espuma: Um forro de espuma resistente a mofo pode ser um recurso de que você gosta, pois pode embalar a cabeça do seu bebê.

Suportes para banheira: Existem também banheiras que vêm com suportes para que você possa dar banho no bebê sem forçar as costas. Esse estilo não é necessariamente a opção mais segura, então você pode escolher uma banheira que caiba sobre a pia ou colocá-la na banheira ou no chão e ajoelhar-se enquanto dá banho em seu filho.

Bujão de drenagem: Isso pode facilitar o esvaziamento da banheira, pois não há necessidade de levantar e tombar uma banheira pesada e cheia de água para esvaziá-la.

Indicador de temperatura: Algumas banheiras possuem um bujão de drenagem que também funciona como medidor de temperatura. Algumas banheiras vêm com uma faixa que muda de cor para indicar que a temperatura da água está correta. Mesmo que a banheira que escolher tenha um destes indicadores, é sempre mais seguro verificar a temperatura da água com o antebraço, uma vez que a pele do pulso é mais sensível que a da mão. A água deve estar confortavelmente quente.

Gancho para secar e guardar: Algumas banheiras para bebês possuem um gancho na parte traseira para que você possa pendurar a banheira para secar ou guardá-la com mais facilidade.

Borda lisa e arredondada: É muito mais fácil transportar uma banheira quando as bordas são lisas e arredondadas, em vez de pontiagudas. Lembre-se de que não é seguro transportar a banheira com o bebê dentro. Uma borda arredondada também ajuda a garantir que seu bebê não seja arranhado ao colocá-lo ou retirá-lo.

Superfície antiderrapante: Algumas banheiras possuem uma superfície antiderrapante na parte inferior para que o bebê não escorregue ao ser colocada na banheira. Mas mesmo que a banheira que você escolheu inclua esse recurso, é uma boa ideia usar um tapete de borracha antiderrapante sob a banheira do bebê para garantir que não escorregue.

Alguns modelos também incluem uma superfície antiderrapante na parte interna da banheira para evitar que o bebê deslize para frente durante o banho.

Escolher uma banheira ou cadeira de bebê não será a decisão mais difícil a tomar, e isso é ótimo, não é mesmo? Basta pensar nas características que você e seu bebê vão gostar. Falando em boas decisões, você pode usar alguns acessórios que proporcionam um banho mais agradável ao seu bebê como: trocador, lenço umedecido, talco e pomada.

Isso também pode lhe interessar

Fontes

Consentimento de cookie