Dicas de como dar banho em recém-nascido
Ter um recém-nascido em casa não é nada fácil. E um dos momentos que mais assustam os novos pais é dar o banho no bebê, já que muitos tem dúvidas sobre como fazer isso ou ficam inseguros na hora de realizar a tarefa. Mas é importante lembrar que o banho pode ser uma experiência de formação de vínculo divertida entre você e o seu bebê. A maioria dos bebês ama a hora do banho e, embora possa demorar alguns banhos até pegar o jeito, você se tornará um profissional rapidinho.
O que você precisa para um banho em bebê
Antes de mais nada, é preciso ter certeza que você está com todos os itens necessários para o banho do pequeno por perto. Para dar banho no bebê tenha em mãos uma banheira com água morna (aproximadamente 37ºC), toalhas felpudas para secá-lo depois do banho e por fim shampoo e sabonete próprio para bebês. Além disso, tenha em mãos também os itens básicos para vestir o bebê, como a pomada de assaduras, fralda e roupinhas.
Qual deve ser a frequência dos banhos em um recém-nascido?
Por conta das condições climáticas e aspectos culturais, os brasileiros costumam dar um banho por dia em seus filhos, mesmo aqueles que acabaram de nascer. Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.
Como dar banho em bebê
Tente dar banho de esponja até que o coto umbilical do recém-nascido caia. Isso ajuda a mantê-lo seco e a curar. Uma vez que a área umbilical esteja curada, você pode tentar colocar o seu bebê diretamente na água, e você pode acabar descobrindo que isso é mais fácil em uma banheira de bebê, pia ou banheira de plástico forrada com uma toalha limpa. Leia mais e: Cuidados com o Cordão Umbilical
Use água morna. Você pode verificar com o seu cotovelo primeiro para ver se está muito quente.
Certifique-se de que os panos, sabonetes e toalhas estejam em local de fácil alcance, pois você precisará segurar o bebê o tempo todo.
Após o banho, seque seu bebê com tapinhas suaves, certificando-se de secar delicadamente entre as dobras da pele.
Quando ele estiver limpo e seco, coloque uma fralda limpa, levante-o para um abraço e sinta aquele maravilhoso cheirinho de recém-nascido que acabou de tomar banho... – não há nada melhor.
Dicas uteis na hora do banho em recém-nascido
1. Feche portas e janelas para que o bebê não sofra com as correntes de ar no local.
2. Coloque água morna na banheira. Para saber a quantidade ideal, coloque o líquido até uma altura que cubra as pernas do bebê.
3. Para verificar se a temperatura está agradável, você pode colocar o antebraço na banheira ou usar um termômetro para medir e ver se a água é morna o suficiente
4. Sente o bebê na banheira e passe seu braço pelas costas para apoiá-lo, segurando-o com a mão por baixo de uma das axilas.
5. Com a mão livre, lave o rosto do bebê, o couro cabeludo, o tronco, os braços e as pernas. Lembre-se de usar pouco sabonete para não tirar a hidratação natural da pele.
6 – Levante um pouco o bebê e, com o auxílio de um algodão molhado, lave a área genital e, então, o bumbum e o ânus.
7. Depois de lavar bem o bebê, retire ele da banheira enrolado em uma toalha macia. Enxugue-o e não se esqueça de nenhuma dobrinha.
8. Limpe o coto umbilical com o auxílio de uma gaze e álcool 70%.
9. Passe uma camada fina de pomada contra assaduras nas dobrinhas e no bumbum. Se usar muita, o local fica mais úmido e pode causar assaduras.
10. Vista o bebê.
PH do sabonete dos bebês
Conforme o site do médico brasileiro, Drauzio Varella, saber a posição correta para dar banho no bebê é uma das etapas mais importantes no processo de higiene dos bebês, mas não é o único conhecimento necessário. Como o pH (medida do nível de acidez) da pele infantil é menos ácido, aproximadamente 7, eles estão mais propensos a sofrer infecções. Assim, recomenda-se o uso de sabonetes líquidos com pH abaixo de 6.
Em resumo
Ter um recém-nascido em casa não é nada fácil. E um dos momentos que mais assustam os novos pais é dar o banho no bebê, já que muitos tem dúvidas sobre como fazer isso ou ficam inseguros na hora de realizar a tarefa. Com a prática, essa insegurança vai passando.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Cuidados com o Recém-Nascido: Dicas Para a Mãe de Primeira Viagem | Pampers Brasil
Cuidados Com o Recém-Nascido: O Vínculo Entre Mamãe e Bebê | Pampers Brasil
Fontes
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Colombo. (06/05/20203). Banho em recém-nascido: 10 passos para seguir. Acessado 29 de novembro de 2022. Disponível em: https://www.colombo.com.br/blog/casa-e-decoracao/banho-em-recem-nascido-10-passos-para-seguir/
Drauzio Varella. PASSO A PASSO DO BANHO DO BEBÊ. Acessado 6 de dezembro de 2022. Escrito por Tainah Medeiros. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/passo-a-passo-do-banho-do-bebe/
Junta-se a comunidade Pampers