Mãe Acalmando o Bebê Recém-Nascido

Você e seu bebê são únicos, por isso não existe um único estilo de amamentação que sirva para todas as mães e todos os bebês. Há diferentes posições de amamentação, desde a transversal até a posição invertida. Além do mais, pode ser uma boa ideia mudar a posição de amamentação de tempos em tempos para facilitar o esvaziamento de cada mama, evitando condições como a mastite. Entenda mais sobre as diferentes posições de amamentação e descubra dicas de amamentação valiosas.

A posição transversal

The-cross-cradle-hold

Esta é uma das melhores posições para sua primeira amamentação. Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável, com apoios para os braços, e mantenha a coluna reta. Coloque o bebê deitado à frente do seu corpo, com sua barriga tocando a dele. Segure o corpo do bebê com o braço oposto à mama que irá oferecer. Use o braço direito para amamentar com o seio esquerdo e o braço esquerdo para o seio direito. Apoie a cabeça do bebê com a mão aberta e, com a outra mão, apoie seu peito por baixo, segurando-o em formato de “u”. Leve a boca do bebê delicadamente até o peito. Não há necessidade de se inclinar para frente ou arquear as costas. O ideal é aproximar o bebê da mama com seu braço. Esta é uma boa posição para ajudar o bebê a pegar o peito corretamente, pois facilita o posicionamento adequado da cabeça, apoiando o pescoço do bebê entre seus dedos e o polegar.

A posição tradicional

The-cradle-hold

A posição é semelhante à transversal, mas nesta o bebê recebe o apoio do braço que está do mesmo lado do peito usado para amamentar. Sente-se em uma poltrona confortável, mantenha a coluna reta e pegue seu bebê de modo que a cabeça fique confortavelmente apoiada na dobra do seu cotovelo, com o rosto virado para a mama. Verifique se a cabeça do bebê está alinhada com o resto do corpo dele, mantendo a coluna reta e não inclinada para o lado. Para ficar mais confortável, coloque um travesseiro no colo, entre suas pernas e o bebê.

A posição invertida

The-football-hold

Se estiver se recuperando de uma cesárea ou se tiver seios grandes, a posição invertida pode ser mais confortável para amamentar. Esta posição pode ser mais fácil de manter, pois evita que o peso do bebê fique sobre seu abdome. Com o cotovelo dobrado, segure o bebê ao seu lado, embaixo do braço, e segure a cabeça dele com a mão aberta, colocando seu rosto em direção ao seio. As costas do bebê ficarão sobre seu antebraço, como se você estivesse segurando uma bolsa de mão ou uma bola de futebol americano. Com a outra mão, apoie a mama, fazendo um “c” com seus dedos. Essa posição também facilita a amamentação de bebês prematuros.

Deitada de lado

The-side-lying-hold

Se você estiver se sentindo cansada, é possível amamentar deitada – só tome muito cuidado para não pegar no sono. A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea. Deite-se confortavelmente de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando o corpo dele com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê. Depois que ele pegar o peito, você pode usar um braço para apoiar a si mesma e o outro para apoiar o bebê.

Posição para amamentação de gemelares

Se você tiver gêmeos, talvez queira amamentá-los separadamente, mas se quiser amamentar ao mesmo tempo, pode adotar a posição invertida, com um bebê apoiado em cada braço.

Posições de amamentação que devem ser evitadas

Cuidado com certas posições que podem ser prejudiciais para o bebê, por exemplo:

  • Curvar o corpo em cima do bebê

  • Cabeça e corpo do bebê não alinhados

  • Segurar o corpo do bebê longe do peito.

Dicas para todas as posições de amamentação

  • Tenha apoios para seu corpo. Escolha uma poltrona ou cadeira com apoio para os braços e use almofadas ou travesseiros para apoiar os cotovelos. Os apoios da poltrona sozinhos não serão suficientes. Talvez um apoio para os pés seja uma boa ideia, mesmo que improvisado.

  • Apoie o seio. Sua mama provavelmente estará mais pesada, pois ficará cheia de leite. Use suas mãos para apoiá-la enquanto amamenta. Não segure o mamilo ou aréola com os dedos, pois o bebê pode acidentalmente tentar mamar em seus dedos. Se tiver seios grandes, você pode tentar colocar uma toalha enrolada ou cobertor sob o seio que usará para amamentar, de modo que o mamilo fique em um ângulo reto em relação à boca do bebê.

  • Apoie o bebê. O conforto e a segurança do bebê são o principal para que ele mame bem. Use seu braço ou sua mão para segurá-lo no lugar ou coloque um cobertor ou travesseiro como apoio para a cabeça do bebê, mantendo-a na altura do peito. Você também pode colocar um travesseiro sobre seu colo e o bebê em cima, para que ambos sintam-se mais confortáveis – essa dica é essencial se você passou por uma cesárea.

  • Alterne posições de amamentação. Isso ajudará a prevenir dores nos mamilos, empedramento nos ductos lactíferos e infecções nas mamas.

  • Troque de seio. Quando o bebê esvaziar um seio, ofereça o outro ou comece a próxima mamada com o seio que estiver cheio. Essa dica ajuda a aumentar a produção de leite e prevenir a mastite.

  • Relaxe. É importante que você relaxe antes e durante a amamentação, pois isso tornará a experiência mais agradável e melhor para você e seu bebê. A amamentação é uma oportunidade maravilhosa de criar laços com o bebê e, com a pega certa, também será uma experiência prazerosa para você.

Se você tiver mais perguntas sobre como amamentar ou se quiser saber mais sobre a amamentação em geral, acesse nossas FAQ sobre amamentação.

A experiência de amamentar é diferente para cada mulher e é normal ter dificuldades no começo. Quanto mais você amamentar, mais fácil será a cada mamada. Fale com um(a) consultor(a) de amamentação ou com seu médico se estiver preocupada ou tiver outras perguntas.

Cada dia traz novas alegrias e desafios para os pais, então por que não se recompensar pelo trabalho duro? Entre para o Pampers Clube e ganhe presentes para você e seu bebê.

Flexible Banner V2