Os benefícios da amamentação são bem conhecidos, mas suas vantagens para bebês prematuros às vezes são esquecidas. Com um prematuro na UTIN ou recentemente instalado em casa, você pode estar muito cansada ou estressada para pensar muito em amamentar seu bebê. Mas a amamentação oferece benefícios significativos à saúde e não é tarde (ou cedo) para começar.

Estudos demonstraram que o leite materno contém anticorpos que protegem os bebês de infecções, o que é especialmente importante para prematuros com sistema imunológico fraco ou comprometido. O leite materno também contém proteínas, gorduras e açúcares naturais que são mais fáceis de digerir do que os da fórmula para bebês prematuros. O leite materno também demonstrou promover o desenvolvimento do cérebro. Por último, mas não menos importante, a amamentação promove um vínculo especial entre você e seu bebê.

Para ajudar na amamentação, especialmente para um prematuro que pode não ser forte o suficiente para mamar no início, pode ser necessário bombear o leite materno. É por isso que falaremos um pouco sobre bombeamento, antes de entrar na enfermagem direta mais tarde.

O que você precisa para bombear o leite materno prematuro e a termo

Às vezes, amamentar diretamente um prematuro não é possível no início. Isso pode ser porque seu prematuro ainda não desenvolveu a capacidade de coordenar a sucção, deglutição e respiração necessárias durante a alimentação, ou a força necessária para amamentar. Como alternativa, você pode precisar bombear para estimular o fluxo do leite e manter o suprimento para que você tenha bastante leite extraído para o seu bebê.

Aqui está o que você precisa para bombear o leite materno:

  • Bomba tira leite. Você precisará de uma bomba elétrica totalmente automática com qualidade hospitalar. A UTIN terá bombas tira-leite que você pode usar enquanto seu bebê estiver lá; pergunte aos funcionários sobre o aluguel de um para uso doméstico. Você também pode perguntar ao seu médico sobre os recursos locais. Por exemplo, se você tiver um escritório local, poderá perguntar a eles sobre aluguéis. Você pode comprar um modelo leve e portátil se precisar dele mais tarde, quando retornar ao trabalho. Uma bomba de porta dupla estimula seus seios simultaneamente e é mais eficiente na extração de leite do que um sistema de porta única.

  • Kit de acessórios para bomba tira leite com copas duplas e tubos para encaixar na bomba

  • Biberões pequenos e estéreis para bebês prematuros com tampas / bicos aparafusados ​​fornecidos pelo hospital

  • Toalha pequena e limpa

  • Refrigerador pequeno para transportar leite congelado

  • Sutiãs de enfermagem

  • Almofadas de enfermagem (descartáveis ​​ou laváveis)

  • Lanches saudáveis ​​e muita água

Guia passo a passo de bombeamento

Comece a bombear o mais rápido possível após o parto, com a ajuda de uma enfermeira ou especialista em lactação do hospital. Essas primeiras sessões de extração produzirão uma substância chamada colostro, que é um leite de alta qualidade que fornece nutrição essencial para os primeiros dias de vida do bebê. Você vai querer bombear leite para seu bebê prematuro a cada três horas e, depois de algumas semanas, provavelmente estará produzindo cerca de 25 onças de leite por dia.

Aqui estão algumas etapas a seguir para bombear um pouco de leite materno:

  1. Encontre um local regular para bombear que seja privado, limpo, confortável e, de preferência, perto de uma pia. O berçário do hospital geralmente tem um quarto designado, ou encontre um lugar tranquilo em sua casa.

  2. Lave as mãos e relaxe com uma música suave e uma foto de seu bebê.

  3. Massageie seus seios para ajudar a iniciar o fluxo de leite.

  4. Conecte a máquina, o tubo, os copos duplos e as garrafas estéreis. Coloque um copo em cada mama e bombeie ambos os seios simultaneamente por 10 a 15 minutos. Comece com a potência baixa e depois vá até a potência máxima quando o leite estiver fluindo bem. Você sentirá um formigamento ou uma breve queimação quando o leite começar a escorrer.

  5. Remova as garrafas do tubo. Divida o leite em mamadeiras estéreis separadas de 30 ml cada (é tudo o que seu bebê precisa para cada mamada nos primeiros dias).

  6. Etiquete todas as mamadeiras com o nome do seu bebê ou número de registro hospitalar. Verifique a política do berçário do hospital sobre rotulagem para evitar que o leite seja descartado.

  7. Limpe os copos da bomba e lave as mãos novamente.

Armazenamento, transporte e alimentação:

Sempre que possível, você pode dar leite fresco às suas enfermeiras para as mamadas do seu bebê; pergunte a eles, ou ao seu consultor de lactação, sobre a melhor maneira de armazenar leite em casa e como levá-lo para a UTIN. A alimentação do bebê prematuro geralmente começa com alimentação por gavagem, na qual o bebê é alimentado em pequenas quantidades por meio de um tubo que vai da boca ou nariz até o estômago. 

Peça conselhos às enfermeiras sobre como dar ao seu bebê algum estímulo oral com um bico de borracha ou dedo, bem como algum contato pele a pele com você durante essas mamadas. Simular a amamentação desta forma pode tornar a transição mais fácil para vocês dois no futuro e  entender a importância do leite materno para bebê prematuro.

Amamentando Bebês Prematuros Diretamente

Quando sua equipe médica decidir que você está pronto para começar a enfermagem direta, parabéns! É um sinal de que seu bebê está fazendo um progresso bom e saudável em seu desenvolvimento. A equipe tem monitorado seu prematuro para garantir que ele esteja em uma condição estável, que respire bem e esteja mostrando sinais de alimentação oral. 

Massageie seu seio para iniciar o fluxo de leite e, em seguida, peça à enfermeira ou ao especialista em lactação para ajudá-la a fazer o bebê pegar no seu mamilo. Esteja ciente de que se o fluxo de leite for muito forte, pode ser opressor para o seu filho, fazendo com que ele gagueje. Se isso acontecer, bombeie um pouco primeiro para diminuir o fluxo a uma taxa que ele possa controlar. Aproveite o contato pele a pele durante esse período, pois ajuda a manter a temperatura corporal do bebê, melhora a produção de leite e promove um vínculo único entre vocês dois.

Sua nutrição é importante

Continue a mesma dieta saudável de quando estava grávida, mas beba o dobro de líquidos. Após algumas semanas de lactação, seu apetite aumentará e você pode precisar adicionar um lanche ou refeição saudável adicional.

Tudo isso pode parecer desafiador apenas quando você e seu parceiro já estão lidando com as demandas de um bebê prematuro . Mas fazer a escolha de amamentar e seguir com a rotina de bombeamento e alimentação será recompensado. Você começará a ver seu bebê ganhar peso e ficar forte e saudável bem diante de seus olhos. Além da amamentação, outra maneira de se relacionar com o prematuro e apoiar seu desenvolvimento é praticando o contato pele a pele. 

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. 5 Posições e Dicas para Amamentar o Bebê

  2. Voltando a trabalhar enquanto ainda amamenta

  3. Mastite: o que é, Sintomas e como Tratar

Flexible Banner V2

Fuentes