Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN): Equipe
Tudo que você precisa saber sobre a Equipe que te acompanha na UTI Neonatal
Quando você entra pela porta de uma unidade de terapia intensiva neonatal, muitas vezes está entrando no desconhecido. Este guia ajudará você a entender melhor os papéis e funções dos muitos especialistas que trabalham na UTIN, cuidando do seu bebê prematuro e prestando assistência para você.
Quem trabalha na UTI Neonatal - Equipe
Gerente de caso / coordenador de alta. Profissional que facilita o processo de alta ou transferência para garantir que as necessidades de cuidados do bebê em casa e / ou na unidade redutora sejam atendidas. Essa pessoa também coordena a comunicação contínua entre o hospital e o plano de saúde (caso tenha) a respeito dos cuidados com o seu bebê prematuro.
Capelão. Um membro eclesiástico que está disponível no hospital para ajudar aqueles que lutam com problemas de doença. Essa pessoa pode ajudá-lo na difícil tarefa de enfrentar a doença grave ou a hospitalização de seu filho.
Primeiros intervencionistas. Uma equipe multidisciplinar de pessoas especializadas em educação, deficiências de desenvolvimento e várias disciplinas de terapia. Esta equipe de intervencionistas precoces está encarregada de atender crianças desde o nascimento até os 3 anos de idade em risco de dificuldades de desenvolvimento.
Eles fornecem referências, coletam informações e participam do planejamento de alta. A equipe estará auxiliando você e seu filho em casa após a alta hospitalar, portanto, em muitos casos, eles passarão a conhecê-lo durante a internação.
<h4>Especialistas médicos. <h4>Especialistas que, dependendo das dificuldades do seu bebê, podem ser chamados para avaliar um problema específico. Normalmente, esses indivíduos são treinados em pediatria e, em seguida, em uma área específica de especialização. A seguir, estão alguns desses médicos e suas especialidades.
Especialista comportamental e de desenvolvimento (geralmente um pediatra): problemas de comportamento e desenvolvimento
Cardiologista: problemas cardíacos
Endocrinologista: glândula e problemas de crescimento
Gastroenterologista: problemas intestinais, hepáticos e digestivos
Hematologista: sangue, sangramento e certos distúrbios do sistema imunológico
Especialista em doenças infecciosas: infecções complexas
Nefrologista: problemas renais
Neurologista: problemas cerebrais (incluindo convulsões)
Pneumologista: problemas pulmonares e respiratórios
Enfermeira neonatal. Enfermeira UTI neonatal, técnico de enfermagem com educação avançada (geralmente mestrado) e certificação em trabalho com recém-nascidos prematuros e doentes. A enfermeira trabalha sob a direção do neonatologista e / ou do colega neonatologista, pode realizar muitos procedimentos e ajuda a direcionar os cuidados do seu bebê. As enfermeiras neonatais são frequentemente responsáveis pelo cuidado contínuo e pelo planejamento de alta para bebês em hospitais de UTIN.
Se você tiver alguma dúvida sobre os cuidados canguru (quando o bebê é colocado no peito nu da mãe ou do pai); que roupas comprar para o seu prematuro ; ou quais fraldas prematuras são adequadas para o peso e o tamanho do seu filho, então uma das enfermeiras neonatais pode ser a pessoa certa a quem recorrer.
Neonatologista. O médico responsável pela UTIN. Ele ou ela é um pediatra (médico infantil) com formação avançada no cuidado de recém-nascidos doentes e geralmente possui certificação de conselho nesta área. Pode haver vários neonatologistas na UTIN devido ao horário de 24 horas da unidade.
Bolsista de Neonatologia. Um pediatra totalmente treinado e certificado que está recebendo treinamento avançado no cuidado de recém-nascidos doentes. Esse médico pode direcionar o trabalho minuto a minuto da equipe residente e relatar ao neonatologista responsável. Um bolsista de neonatologia pode mudar para outros hospitais ou áreas a cada quatro a oito semanas.
Terapeuta ocupacional, fisioterapeuta. Profissionais de saúde que lidam com as maneiras como as doenças afetam o comportamento.
O terapeuta ocupacional tenta melhorar o funcionamento do recém-nascido com várias intervenções. O fisioterapeuta examina o tônus muscular, a força e as atividades motoras. Ambos oferecem informações valiosas sobre cuidados de suporte no berçário e em casa.
Residente em pediatria. Um médico que está recebendo treinamento em pediatria; ele ou ela geralmente trabalha de três a seis semanas na UTIN.
Enfermeira registrada. Um profissional de saúde que foi aprovado em um exame escrito após se formar em um programa de enfermagem de faculdade ou hospital. Enfermeiros graduados em UTIN têm experiência no cuidado de recém-nascidos enfermos. A partir desses cuidados você pode descobrir como deve ser a assistência de enfermagem na uti neonatal
Na maioria das unidades, uma enfermeira será designada "primária" para o seu bebê, o que significa que ela será a enfermeira mais responsável pelo cuidado do bebê e pelo monitoramento da UTIN. Embora muitas outras pessoas cuidem de seu bebê à noite, nos feriados, etc., a enfermeira principal saberá melhor sobre você e seu bebê. Fora dos centros de treinamento, algumas enfermeiras neonatais são qualificadas para fazer muitos procedimentos que são realizados por residentes e bolsistas em unidades maiores.
Terapeuta respiratório. Um profissional de saúde treinado para usar o equipamento médico necessário para bebês com problemas respiratórios. Este terapeuta pode ser responsável pelos testes de oxigenação do sangue e alguns outros procedimentos.
Assistente social. Um profissional que ajuda você a lidar com os aspectos emocionais e sociais da internação do seu bebê na UTIN.
O assistente social pode ajudá-lo a obter informações dos médicos do seu bebê, fornecer-lhe outras fontes de informações sobre os problemas médicos do seu bebê, ajudá-lo a lidar com dificuldades financeiras e estresse e ajudá-lo a tomar medidas especiais que você possa precisar para a alta do seu bebê e acompanhá-lo com cuidado. Às vezes, assistentes sociais lideram grupos de famílias em sessões de terapia de apoio.
Fonoaudióloga. Uma pessoa treinada em questões de fala e linguagem, mas que geralmente trabalha com bebês em UTIN para ajudar com problemas de alimentação. Alguns bebês que apresentam atrasos na linguagem no primeiro ano de vida e depois podem precisar dos serviços de um fonoaudiólogo após a alta.
Especialistas Cirúrgicos
Se o seu bebê precisar de uma operação, um cirurgião especializado pode ser chamado para aconselhar sobre o assunto ou realizar o procedimento. A lista abaixo descreve diferentes tipos de cirurgiões e suas áreas de especialização.
Cirurgião cardiotorácico: cuidados com o coração, vasos sanguíneos e, frequentemente, pulmões
Cirurgião de ouvido, nariz e garganta (ENT): cuidados com os ouvidos, nariz e garganta, além de alguns problemas das vias aéreas
Cirurgião geral: problemas intestinais, reparos de hérnia e colocação de linhas arteriais e venosas
Neurocirurgião: cuidados com o cérebro, medula espinhal e nervos
Cirurgião ortopédico: problemas ósseos e articulares, incluindo deformidades
Cirurgião plástico: deformidades de cabeça e pescoço, alguns problemas de pele e algumas preocupações com as mãos e os pés. Parte desse trabalho também pode ser feito por um cirurgião ortopédico.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
LEIA MAIS SOBRE Cuidados com seu recém-nascido
Junta-se a comunidade Pampers