Confira a lista de exames que são feito em um bebê recém nascido na UTI Neonata

A lista em ordem a seguir explica alguns dos exames que os bebês podem fazer em hospitais de UTIN. Essas informações irão ajudá-lo a entender melhor e ajudar seu bebê prematuro.

Exames da UTI Neonatal

Exame comportamental

Uma avaliação formal do comportamento e do desenvolvimento, que a maioria dos bebês faz pelo menos uma vez durante a permanência na UTIN. As medidas são feitas por meio da Escala de Avaliação Comportamental Neonatal (NBAS), da Avaliação do Comportamento do Bebê Prematuro (APIB) ou outra ferramenta. Se possível, tente estar presente nesta avaliação; é divertido ver todas as coisas que seu bebê pode fazer e como ele muda e amadurece com o tempo.

Exames de sangue

Entre os procedimentos mais frequentes realizados na UTIN. Quanto mais doente e instável for o bebê, mais freqüentemente será feito um exame de sangue.

 Os exames de sangue podem dizer se um bebê está anêmico ou se os níveis de bilirrubina estão muito altos, por exemplo. Eles mostram se o bebê tem baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) ou desequilíbrios de sal ou água, que podem causar problemas se não forem corrigidos. Os exames de sangue também podem determinar se seu bebê tem uma infecção e, em caso afirmativo, qual antibiótico deve ser usado para tratá-la. O sangue pode ser coletado de uma linha intravenosa ou arterial, de uma veia ou de uma punção no calcanhar do bebê.

Testes de gasometria

Medições do oxigênio e dióxido de carbono presentes no sangue do seu bebê. Os gases sanguíneos são medidos com frequência em bebês com problemas pulmonares e / ou cardíacos para que possam ser mantidos em bom equilíbrio. Os resultados dos testes indicam se o ventilador precisa ser ajustado ou se são necessários testes ou intervenções adicionais. 

Os gases sanguíneos são coletados de uma linha arterial colocada no pulso ou tornozelo ou através do cordão umbilical. Eles também podem ser coletados a partir de uma punção na pele do calcanhar da criança após o calcanhar ter sido aquecido, um procedimento que pode ser referido como um "gás capilar". Os níveis de oxigênio e dióxido de carbono são referidos como pO2 e pCO2. Se o bebê estiver muito doente, o teste é necessário várias vezes por hora.

Segurança do assento de carro

Antes de seu bebê ir para casa, os médicos deverão verificar se ele pode ser colocado em uma cadeirinha sem comprometer sua respiração. Você será solicitado a trazer seu assento de carro; o bebê será posicionado nele e, em seguida, conectado a um monitor de respiração e oxímetro. Se a posição sentada criar problemas respiratórios, será necessário fazer alguns ajustes antes de ele ir para casa.Para saber mais sobre o assunto, leia também nosso artigo Bebê prematuro: quando for sair do hospital

Tomografia computadorizada

Uma forma avançada de raio-X que focaliza um feixe de energia no tecido que o médico deseja examinar e, em seguida, usa computadores para criar uma imagem bidimensional. Essa varredura geralmente é feita no cérebro, mas pode ser usada para visualizar várias áreas do corpo. Para o teste, seu bebê será levado ao departamento de radiologia do hospital e possivelmente sedado para que ele não se mova.

Ecocardiograma

Uma forma especializada de exame de ultrassom, usada para estudar a estrutura e a função do coração. (O termo eco pode se referir a qualquer estudo de ultrassom, mas é mais frequentemente usado para se referir a um estudo do coração.)

Electroencefalograma

Um teste de ondas cerebrais procurando convulsões ou outras irregularidades no funcionamento do cérebro. Pequenos fios são aplicados ao couro cabeludo (eles não doem) e é feito um registro da atividade elétrica do cérebro durante um período de tempo.

Electrocardiograma

Uma gravação da atividade elétrica do coração. Pequenos fios no tórax e em outras partes do corpo, e às vezes no esôfago, captam os impulsos de diferentes ângulos para ver se há alguma irregularidade no ritmo cardíaco ou quaisquer mudanças indesejadas na voltagem.

Avaliação da idade gestacional

Uma avaliação da maturidade do seu bebê usando características físicas como espessura da pele e sinais neurológicos, como flexibilidade. Essas descobertas são comparadas com os padrões para determinar o quão maduro seu bebê está no momento do nascimento - há quanto tempo ele está no útero. As datas maternas que usam a data de início da última menstruação às vezes são desconhecidas ou imprecisas, de modo que as características do bebê ajudam os médicos a avaliar como seu desenvolvimento se compara ao de outros bebês.

Testes de audição

Bebês prematuros e doentes têm maior risco de problemas auditivos. Antes de seu bebê ir para casa, ele provavelmente fará um teste de audição: um teste de resposta evocada auditiva de tronco encefálico (BERA) feito por um fonoaudiólogo ou um teste de emissões otoacústicas (OAE) feito por uma enfermeira ou técnico. 

Pequenos sensores colados na cabeça do bebê transmitirão informações para uma máquina que mede a atividade elétrica em seu cérebro em resposta ao som.  Com um teste BERA, pequenos fones de ouvido são colocados nos ouvidos do bebê e os sons são emitidos por meio de uma gama de frequências (tons) e níveis de intensidade (decibéis). Se seu bebê responde normalmente, ele provavelmente tem audição normal. Pode ser necessário repetir o teste aos 9 a 12 meses, ou mesmo antes, se o seu bebê falhar em um desses testes, ou se ele for muito pequeno ou estiver doente no momento do teste original.

Imagem por ressonância magnética (MRI)

Técnica de imagem que pode, como uma tomografia computadorizada, produzir uma imagem detalhada de um tecido que pode ser difícil de ver em um raio-X ou ultrassom. A ressonância magnética pode ser usada para visualizar o cérebro ou outra parte do corpo. Ele oferece uma visão mais detalhada do que uma tomografia computadorizada para a maioria das condições, mas requer sedação para manter o bebê imóvel durante um procedimento barulhento e um tanto prolongado. Uma ressonância magnética não usa radiação, mas em vez disso, emprega poderosos ímãs e computadores para criar uma imagem. Seu bebê será transferido para o departamento de radiologia para este teste.

Teste de triagem neonatal

Um teste realizado picando o calcanhar de um bebê para obter algumas gotas de sangue em um papel de filtro. Também conhecido como teste PKU ou NBS, esse procedimento verifica se há distúrbios hereditários graves. A maioria dos estados exige o rastreamento de três a oito distúrbios. O teste pode precisar ser repetido em um bebê prematuro se o primeiro teste foi feito muito cedo, antes de a alimentação ser estabelecida ou se foi feito após uma transfusão de sangue.

Medições de temperatura

Em um prematuro, a temperatura da pele, a temperatura axilar (debaixo do braço) e a temperatura retal estão provavelmente próximas uma da outra porque o bebê é muito pequeno. As medições da temperatura oral e da temperatura da orelha não são precisas em bebês pequenos.

Ultrassom

Um procedimento que usa ondas sonoras (em vez de raios-X) para criar uma imagem dos órgãos do bebê. Um pequeno dispositivo portátil chamado transdutor é esfregado para frente e para trás na área que o médico deseja ver. O exame de ultrassom é indolor e pode ser feito durante o monitoramento da UTIN. Um ultrassom (também chamado de ultrassom) da cabeça é o teste usual para diagnosticar sangramento no cérebro. Outros órgãos também podem ser visualizados. Você pode ouvir as imagens chamadas de ecos, como em "eco da cabeça", "eco do coração" ou "eco dos rins".

Testes de urina

Como os exames de sangue, os exames de urina podem dizer muito sobre o estado geral do bebê. Os exames de urina podem mostrar como os rins estão funcionando e se o bebê tem uma infecção. Os médicos podem coletar a urina colocando um sistema coletor de bolsa sobre os genitais ("ensacamento"), colocando um pequeno tubo na bexiga ("cateter") ou usando uma agulha e seringa para retirar a urina diretamente da bexiga (uma bexiga tocar).

Pesagem

Seu bebê será pesado logo após o parto e, a seguir, pelo menos uma vez por dia, enquanto ele estiver na UTIN. Não se assuste se seu bebê perder algum peso após o nascimento ou se o peso variar de um dia para o outro no início. Isso é normal, especialmente para bebês muito pequenos. 

Quando um bebê prematuro começa a ganhar peso em um ritmo constante, é um sinal encorajador. Cada bebê tem um gráfico de peso ao lado do leito para que os médicos possam comparar seu peso com o esperado para a idade ajustada. O ganho de peso constante é um importante precursor para a alta hospitalar. O peso geralmente é expresso em gramas para bebês em UTIN.

Raio X

Uma ferramenta de diagnóstico que fornece fotos dos pulmões e de outros órgãos internos do seu bebê. Essas fotos ajudam o médico a planejar o tratamento e monitorar o progresso. Seu bebê pode precisar de várias radiografias de pulmão por dia se tiver problemas respiratórios graves ou se houver preocupações com a função cardíaca. Os raios X geralmente são feitos após cada colocação de tubo respiratório ou após qualquer mudança no curso de tratamento do bebê.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Tudo sobre Nascimento Prematuro 

  2. Bebê Prematuro: Crescimento e Desenvolvimento Infantil  

  3. Bebês prematuros desenvolvimento

  4. Cuidados com seu bebê prematuro

Flexible Banner V2