Veja o crescimento e desenvolvimento do seu bebê

Acompanhe cada fase do desenvolvimento do seu bebê como peso idade e crescimento

A peça central do registro de saúde do seu filho é a sua tabela de crescimento. As crianças que estão crescendo na taxa esperada e cuja altura ou comprimento e peso correspondem muito bem são geralmente saudáveis. Seu médico acompanhará a altura e o peso do seu bebê em uma tabela de percentis tal como as abaixo. Ao longo do tempo, o seu médico será capaz de ver se o seu bebê está crescendo a uma taxa esperada. 

Como seu médico irá lhe dizer, crianças saudáveis vêm em nascem de tamanhos diferentes e a faixa do que é considerado o crescimento "normal" é muito ampla. Muitas crianças, por exemplo, mudam o seu lugar na tabela de crescimento em cerca de 6 meses, quando começam a refletir a constituição corporal que herdaram de sua família. Mais cedo, o seu crescimento refletiu como eles cresceram antes do nascimento e sua nutrição nos primeiros meses. 

Bebês amamentados são mais gordos nos primeiros meses e relativamente mais magros mais tarde no primeiro ano do que crianças alimentadas exclusivamente com leite artificial. 

E algumas famílias têm bebês de rápido crescimento, enquanto outras têm bebês que crescem lenta e constantemente. Portanto, tenha essas diferenças individuais em mente ao acompanhar o crescimento do seu filho. As tabelas abaixo mostram os padrões médios de crescimento de meninos e meninas.

Existe uma ampla variação do que é normal. Use essas tabelas para acompanhar o crescimento do seu próprio bebê e traga alguma dúvida ou preocupação para o médico do seu filho.

Confira a tabela segundo a Organização Mundial da Saúde  

Gráficos das Curvas de Crescimento Infantil da OMS em português

Mais informações sobre as curvas de crescimento podem ser obtidas no site da OMS:

Curvas da OMS (2006) - 0 a 5 anos: http://www.who.int/childgrowth/en/

Curvas da OMS (2007) - 5 a 19 anos: http://www.who.int/growthref/en/

Quadro com os valores dos gráficos segundo as referências da OMS de 2006 e 2007 no arquivo (considere-se 1 para sexo masculino e 2 para sexo feminino). 

Fontes

https://cdn-en-gb.pampers.com/newborn-baby/development/article/baby-growth-chart 

https://aps.saude.gov.br/ape/vigilanciaalimentar/curvascrescimento 

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.