Desenvolvimento do bebê recém-nascido

Bem-vinda à maternidade! Embora tudo possa parecer demasiado, seu bebê é menos frágil e indefeso do que você pode achar. Em vários aspectos, o bebê é capaz e lhes ajudará a ser bons pais ao lhes sinalizar o que precisa.

As principais necessidades do seu bebê

Agora, as principais necessidades do seu bebê incluem alimentação, sono e ser acalmado. O bebê está aprendendo que pode confiar no mundo como um lugar que atenderá suas necessidades. Os bebês, como os adultos, têm temperamentos individuais. Alguns bebês têm padrões de alimentação e de sono mais regulares do que outros, nesta etapa. É melhor se adaptar ao ritmo do seu bebê. O bebê ainda precisa comer bem regularmente durante as 24 horas do dia. Compreensivelmente, os pais ficam cansados e se perguntando se terão algum momento para si próprios outra vez. Fiquem tranquilos - vocês terão. Mas, por ora, cedam às mudanças que seu bebê exige.

Gastem seu tempo cuidando do bebê e de si mesmos, conhecendo-se melhor.

  • Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos.

  • Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

  • Ele enxerga melhor de 20 a 25 centímetros a sua frente, ou praticamente a distância de seus braços ao seu rosto. Olhe para ele de perto quando segurar o bebê, que observará enquanto você o aconchega nos braços, fala e canta para ele.

  • É melhor colocar seu bebê para dormir de bruços, evitar envolvê-lo com muitas cobertas e superaquecer seu quarto, e retirar todas as roupas de cama fofas do lugar onde ele dorme.

Lembre-se de evitar receber muita gente que não sejam ajudantes e não se preocupem com as tarefas da casa.

Três semanas

Em três semanas, você pode ter desenvolvido algum tipo de ritmo ou padrão de sono e alimentação, e você se surpreenderá ao começar a antecipar o que seu bebê precisa. 

Agora, seu bebê:

  • Está alerta com mais frequência, talvez até mesmo ficando desperto por quase uma hora. Você perceberá que o bebê estuda seu rosto, observa você falar e se acalma quando ouve sua voz.

  • O bebê solta pequenos sons, para mostrar como fica empolgado quando você fala com ele. Estes pequenos ruídos são o começo da linguagem. Assegure-se de parar e responder ao bebê, com um pouco de conversa.

  • Está super agitado ao final do dia. Isso pode não parecer bom, mas é! À medida que o sistema nervoso de seu bebê amadurece, o mundo se torna mais interessante e seu bebê pode precisar descarregar toda esta empolgação.

  • Tem mais controle de sua cabeça. Ele não parecerá mais tão frágil quanto antes, mas ainda precisará de muito apoio quando você o segurar.

  • Tem mais força na parte superior de seu corpo. Ele agora poderá levantar sua cabeça quando você colocá-lo sobre sua barriga, mas ainda precisará dormir de costas.

  • Observa a mão dele se mover diante de seu rosto. Embora ele não tenha muito controle sobre suas mãos, ele terá controle muito bom sobre seus olhos e pode estudar os objetos ao seu redor.

  • Dorme de três a quatro horas sem interrupção. Se o bebê dormir mais do que isso, você deve acordá-lo para alimentação.

2 meses

Seu bebê ainda lhe deixa às escuras, mas seus hábitos de dormir e comer estão ficando um pouco mais previsíveis. Embora seu bebê ainda tenha crostas lácteas e outras condições comuns a recém-nascidos, ele se parecerá cada vez mais com um bebê modelo. O bebê sorrirá, terá muita "conversas" e se agitará com prazer ao ver você. Você também perceberá que seu bebê:

  • Fica mais calmo com o pai e a mãe do que com estranhos.

  • Estuda você e as demais pessoas com interesse intenso, especialmente antes e depois da alimentação.

  • Controla a cabeça dele um pouco melhor, enquanto você o segurar de forma imóvel.

  • Gosta de ficar no seu ombro ou de se sentar com seus antebraços apoiados.

  • Segura a própria cabeça e levanta seus braços quando estiver de bruços. Assegure-se de que o bebê fique bastante tempo de bruços quando estiver acordado, para manter sua cabeça e seus ombros firmes.

  • Responde para você com sorrisos

  • Rola acidentalmente de bruços para ficar de costas.

  • Fortaleceu sua postura e mantém suas mãos abertas na maior parte do tempo.

  • Pega e segura as próprias mãos, por acidente e ao senti-las. Os brinquedos começarão a ser parte da sua vida!

A agitação e o choro tendem a aumentar mais para o fim do dia, o que pode ser estressante. Peça ao seu parceiro, ou a alguém que você confia, para ajudar você. Levar seu bebê em um canguru, mesmo quando ele não estiver agitado, pode reduzir a quantidade geral de choro. Leia como acalmar o seu bebê!

Agora é hora de observar os olhos de seu bebê, para ver qual será a cor real deles. Seu bebê pode estar perceptivelmente mais gordo em dois meses, e pode até mesmo ter queixo duplo e dobrinhas nas coxas. Este é o sinal de um bebê saudável e bem alimentado. Está na hora do check-up dos dois meses, então se prepare para levá-lo ao consultório de um médico.

Em resumo

Bem-vinda à maternidade! Embora possa parecer complicado, seu bebê é menos frágil e indefeso do que você pode achar. Em vários aspectos, o bebê é capaz de te ensinar muitas coisas, além de sinalizar o que precisa.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie