Os olhos do seu bebê

Você esperou muito tempo para olhar seu bebê nos olhos pela primeira vez. Você sabia que a cor dos olhos pode ou não ser definitiva? Pode mudar nos próximos meses ou anos.

Se você está se perguntando se a cor dos olhos deles se parecerá com a sua, com a do seu parceiro ou talvez com a dos seus avós, continue lendo.

Explicamos o que influencia a cor dos olhos do bebê, porque pode demorar para aparecer a cor final e quando você saberá qual será a cor dos olhos do seu bebê.

O que é a cor dos olhos?

A cor dos olhos refere-se à aparência da íris, que é o anel muscular que envolve a pupila (a parte preta) de cada olho. A íris controla a quantidade de luz que entra no olho. A cor da íris pode variar de um azul muito claro a um marrom muito escuro.

As pupilas do bebê sempre serão pretas e a esclera (o branco dos olhos) quase sempre será branca, a menos que ele tenha icterícia, que faz com que os olhos fiquem amarelos, ou algum tipo de inflamação, que os deixe vermelhos.

Com que cor de olhos os bebês nascem?

A cor da íris do bebê depende da melanina, proteína secretada por células chamadas “melanócitos”, que também dão cor à pele do bebê. Bebês de pele escura geralmente nascem com olhos castanhos, enquanto recém-nascidos caucasianos tendem a nascer com olhos azuis ou cinza.

Como os melanócitos respondem à luz, um bebê pode ter olhos cinza ou azuis ao nascer porque não há pigmento e eles estiveram em um útero escuro até agora. Como você está exposto a mais luz, a cor dos olhos pode mudar ao longo de meses (e até anos).

Se os melanócitos secretam apenas um pouco mais de melanina, o bebê pode ficar com olhos azuis. Com um pouco mais de melanina, seus olhos ficarão verdes ou castanhos. Os olhos castanhos, que são os mais comuns, são resultado de melanócitos altamente ativos que secretam muita melanina. Os olhos castanhos provavelmente permanecerão castanhos por toda a vida.

Quando os olhos dos bebês param de mudar de cor?

Os melanócitos levam cerca de um ano para dar a cor final aos olhos dos bebês. Embora a mudança de cor desacelere após 6 meses, ela pode continuar ocorrendo por algum tempo depois.

Às vezes, os olhos podem continuar mudando de cor por vários anos antes de se tornarem permanentes.

De que cor serão os olhos do seu bebê?

  • A cor dos olhos depende da genética. Existe um cromossomo específico que é responsável por determinar essa cor. Consiste em dois genes, um que regula a quantidade de melanina na íris e outro que controla a atividade dos melanócitos. Esses genes agem juntos para atribuir uma cor definitiva aos olhos. Os outros genes desempenham papéis menos importantes.

  • Embora não seja possível prever a cor dos olhos da sua filhinha comparando a sua cor com a do seu parceiro, suas suposições podem se tornar verdadeiras. A genética é imprevisível.

  • Aqui estão algumas opções quando se trata da cor dos olhos do bebê:

  • Se você e seu parceiro têm olhos azuis, é provável que o bebê também os tenha.

  • Se você e seu parceiro têm olhos castanhos, é provável que seu bebê também tenha.

  • Se um dos avós tiver olhos azuis, é mais provável que o bebê tenha olhos azuis.

  • Se você tem olhos azuis e seu parceiro tem olhos castanhos (ou vice-versa), é provável que o bebê tenha olhos castanhos ou azuis.

Perguntas frequentes

A cor dos olhos do bebê pode levar cerca de um ano para ser definitiva. No entanto, as mudanças geralmente diminuem após os 6 meses de idade. Em alguns casos, a mudança de cor pode continuar por vários a nos.

Consentimento de cookie