Bebê em consulta médica para verificar sintomas da roséola

Cor, Visão e funcionalidades da Visão do bebê 

Os bebês nascem com os sentidos excepcionalmente desenvolvidos. E embora a visão do recém-nascido não esteja completamente madura após o nascimento, seu bebê pode ver a coisa mais importante do mundo para ele: você, enquanto o segura em seus braços.

Nos primeiros meses de vida, você poderá observar como a visão de seu bebê se desenvolve –principalmente seu alcance de visão, a capacidade de acompanhar com os olhos e a percepção das cores –junto de outros aspectos de seu desenvolvimento, como controle dos braços e das mãos.

Quando os Olhos Do Bebê mudam de Cor?

Ao mesmo tempo que a visão de seu bebê evolui, a cor de seus olhos pode estar mudando devido a um pigmento chamado melanina, que também afeta a cor da pele e dos cabelos. Se seu bebê nascer com olhos mais escuros, como castanho ou verde escuro, a presença da melanina já é alta e a cor provavelmente não mudará (embora possa mudar). Porém, olhos mais claros, como azul ou cinza claro, possuem menos melanina ao nascer e podem mudar para outra cor em algum momento, na medida que mais melanina for produzida. 

Perguntar quando os olhos do bebê mudam de cor traz respostas variadas: pode acontecer nos primeiros meses ou até mesmo dentro do primeiro ou segundo anos de vida. É difícil prever, mas é interessante acompanhar a mudança!

A Visão Do Seu Bebê: Alcance e Distância

Ao nascer, a visão do recém-nascido é limitada e ele só consegue focalizar algo se estiver a 20 ou 30cm de distância dele—como seu rosto quando você o segura, ou o canto do bercinho. Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto. No início, quando olhar para seu rosto, os olhos de seu bebê serão atraídos por uma única característica facial (como seus olhos), mas em breve, ele poderá ver seu rosto inteiro dentro do foco de sua visão.

Esse alcance limitado gradualmente se expande e com cerca de 3 meses, seu bebê talvez comece a notar quando você estiver do outro lado do cômodo—e pode até sorrir para você!

Pode ser que ele também seja capaz de olhar para um objeto que esteja por perto, como um brinquedo. Quando chegar aos 4 meses, na medida em que os olhos do seu bebê se desenvolvem, o alcance da visão já terá progredido ao ponto de ele conseguir olhar pela janela ou para algo na parede com interesse;e com 7 meses, o alcance da visão já estará quase totalmente maduro.

Se seu bebê tiver cerca de 4 meses, pense em experimentar uma dessas ideias de jogos estimulantes.

A Visão Do Seu Bebê: Acompanhar Com Os Olhos

Outra parte do desenvolvimento visual do seu bebê é a capacidade de seguir um objeto que se move com seus olhos. Isso é algo fundamental para aprender sobre o mundo e se mover com segurança, pois quando seu bebê crescer, precisará entender como acompanhar o movimento de carros antes de atravessar a rua, por exemplo.

Perceba como seu recém-nascido ainda encontra dificuldades para acompanhar um chocalho se você o segurar perto do rostinho dele.Mas,em dois meses, ele terá mais coordenação e foco em ambos os olhos para acompanhar o movimento do chocalho. A percepção da profundidade começa a se desenvolver com cerca de 5 meses, quando o bebê já terá praticado com brincadeiras que trazem um objeto em direção a ele e depois o afastam, desenvolvendo uma visão tridimensional do mundo.

Quando seu bebê tiver cerca de 3 meses, provavelmente começará a usar os braços e as mãos para tocar em coisas perto dele (apesar de não conseguir na maior parte das vezes). Praticar a coordenação de olhose mãos é muito divertido para ele e para você também! Com o tempo, conforme a coordenação motora de seu bebê se desenvolver, sua mira e capacidade de acompanhar também melhorarão. Com 3 ou 4 anos, seu filho terá capacidade de acompanhar o movimento de uma bola vindo em sua direção e de pegá-la com as mãos.

A Visão Do Seu Bebê: Percepção Das Cores

Os recém-nascidos só vêm em preto e branco. Isso ocorre porque as células responsáveis pelas cores ainda não estão completamente desenvolvidas ao nascer. Isso leva a uma pergunta: quando os bebês começam a ver cores? Com cerca de 1 mês seu pequenino poderá detectar o brilho e a intensidade das cores e,com 3 meses, ele conseguirá começar a ver diversas cores básicas, inclusive o vermelho. A visão colorida estará completamente desenvolvida até os 4 meses, que é quando o bebê consegue distinguir muitas cores e até tonalidades mais claras ou escuras da mesma cor.

Então, o que os bebês conseguem ver? Observe como seu bebê responde a estímulos com cores e padrões, conforme olha para um móbile, por exemplo. Você poderá notar que com 1 mês, seu bebê será atraído por estampas simples em branco e preto, como listras grossas, ou estampas com cores contrastantes. Quando tiver 3 meses, é provável que ele prefira estampas circulares, como espirais ou alvos.

Conforme passam os meses, curta o progresso de seu bebê e sua alegria aprendendo e realizando coisas novas. Se estiver interessado em outras referências de desenvolvimento, então leia sobre as fases de crescimento de bebês de 4 a 9 meses. Além disso, se tiver questões ou preocupações em relação à visão do seu bebê, fale com seu pediatra.

Flexible Banner V2