O primeiro dentinho do seu bebê e a cronologia completa

O primeiro dentinho do seu bebê e a cronologia completa

Nenhum de nós quer que seus filhos cresçam demasiado rápido, mas há muitas maravilhas ao longo do caminho, e o primeiro dentinho do seu bebê é um marco emocionante.

Em geral, a dentição do bebê pode iniciar-se a qualquer momento entre os 3 e os 12 meses de idade. (Você sabia? Um pequeno número de bebês – 1 em 2,000 – poderá nascer já com um dente!)

Alguns bebês passam pela dentição sem qualquer sintoma, enquanto outros podem apresentar sinais de que um dente está a caminho; procure pelos sinais de dentição, como baba constante.

Como a maioria das coisas relacionadas ao desenvolvimento do bebê, a cronologia da dentição difere de criança para criança. Em regra , uma vez que seu bebê inicia a dentição, cerca de 4 dentes irão romper a cada 6 meses. Estes primeiros dentes são geralmente conhecidos como dentes primários ou de leite, e eventualmente serão substituídos pelos dentes permanentes de adulto, quando ele tiver entre 6 e 12 anos.

É provável que você veja que os primeiros dentinhos do seu bebê surgirem entre os 4 e os 7 meses, sendo que os dentes inferiores frontais (os incisivos centrais) tendem a aparecer primeiro. Geralmente seguem-se os seus pares equivalentes no maxilar superior.

Os dentes podem romper mais ou menos em pares, com os laterais superiores e inferiores surgindo entre os 9 e os 16 meses, seguidos pelos caninos, que provavelmente surgirão antes do seu bebê chegar aos 2 anos. Os últimos a surgir são os molares, que geralmente não rompem até pouco antes dos 3 aninhos do bebê. Embora as meninas tendam a iniciar a dentição antes dos meninos, é provável que a maioria das crianças tenha um conjunto completo de 20 dentes até chegar aos 3 anos.

O rompimento dos dentes não é um esporte competitivo e os dentes do seu bebê surgirão quando estiverem prontos. Por isso, não se preocupe se os filhos das suas amigas ganharem dentes antes do seu bebê.

Lembre-se que os bebês podem mastigar mesmo sem dentes e é importante estar sempre atento ao risco de engasgo e supervisioná-los enquanto comem. Mesmo com uma dentição completa, determinados alimentos apresentam risco de engasgo, uvas por exemplo devem ser sempre cortadas em quatro (de forma longitudinal) antes de serem servidas a crianças pequenas.

Procure não se preocupar. Ao invés, curta cada marco emocionante do desenvolvimento deles. Pode ter a certeza que os dentes do seu bebê surgirão quando estiverem prontos.

Dentição e Assaduras – Mito ou Realidade?
O pediatra americano Dr. Tom DeWitt diz que dentição, assaduras e fezes moles podem acontecer ao mesmo tempo, mas provavelmente não estão relacionadas. Diarréia durante a dentição não é um efeito secundário esperado. Se o seu bebê tiver diarréia com o rompimento dos dentes, observe atentamente para ver se há sinais de desidratação e contate o seu médico se ele tiver febre alta (38.8 graus C) ou se apresentar sangue ou pus nas fezes.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave