O que Devo Fazer se Meu Bebê Perder um Dente?

O que Devo Fazer se Meu Bebê Perder um Dente?

Quando os primeiros dentes do seu bebê terminaram de romper, a última coisa que você espera é que ele danifique ou perca um deles. No entanto, não é incomum os bebês e crianças pequenas causarem danos aos seus dentes enquanto tropeçam em volta, tentando (literalmente) familiarizar-se com os seus próprios pés. A curiosidade de explorar o ambiente que nos rodeia é um dos prazeres da primeira infância. Mas muitas vezes este sentido de aventura, aliado à ausência de medo do bebê, poderá conduzir a ferimentos, portanto é bom saber o que fazer caso aconteça um acidente.

O que devo fazer se meu bebê perder um dente?

Quando seu bebê danifica ou perde um dente, é fácil entrar em pânico. Mas se ele vier até você com o dente na mão e a boca cheia de sangue, procure manter a calma para não deixá-lo ainda mais aflito. A boca tem um bom suprimento de sangue, e é por isso que muitas vezes as coisas parecem piores do que são. A boa notícia é que, por esta mesma razão, ela também sara mais rapidamente — o que é reconfortante saber.

Devo ir diretamente ao dentista?

Se o seu bebê perder um dente, é melhor falar imediatamente com o seu dentista para obter orientação especializada. Verifique se ele não tem nenhum outro ferimento. Depois, mantenha o dente úmido e ligue ao seu dentista para aconselhamento. Como se trata de um dente de leite, o seu dentista poderá decidir deixá-lo nas mãos da fada do dente – ao invés de replantá-lo, o que poderia afetar o crescimento do dente permanente que está por vir.

E se as gengivas dele também começarem a sangrar?

Se as gengivas dele começarem a sangrar, aplique pressão com gaze molhado até que o sangramento pare – dê muitos mimos e talvez um jogo de esconde-esconde para amenizar o machucado e tirar a sua mente da dor.

E se o meu bebê caiu mas não há nenhum sangue ou dentes faltando?

Seu bebê provavelmente não precisará de um check-up dental se ele não estiver sentindo dor e não tiver nenhum sangramento ou dano na gengiva. Porém, se ele estiver angustiado com dor ou um dente estiver frouxo, leve-o ao dentista porque talvez ele tenha danificado o nervo. Se o dente estiver mexendo, o dentista poderá decidir extraí-lo para que ele não se torne um risco de asfixia.

As lascas e rachaduras fazem parte da infância?

Os dentes de leite são mais facilmente danificados do que os dentes permanentes, já que a coroa (a parte do dente que é visível) é bem mais longa do que a raíz, fazendo com que eles sejam mais frágeis do que os dentes permanentes. No entanto, se o seu bebê rachou ou lascou um dente, mas não parece muito aflito, não há necessidade de correr para o dentista – embora ainda assim seja boa idéia marcar uma consulta, para conferir. O dentista será capaz de assegurar que não há qualquer outro dano, que possa ter passado despercebido a um olho destreinado.

Como posso minimizar a chance do meu bebê danificar os seus dentinhos?

Tornar a casa à prova de bebês, protegendo os cantos afiados, pode ajudar a reduzir a probabilidade de uma visita de emergência ao dentista. Você também pode colocar tapetes de borracha sobre os pisos duros como uma precaução adicional.

O que fazer se meu filho perder um dente permanente?

Para crianças mais velhas que perderam um dente permanente, é ainda mais importante tomar medidas imediatas. Ache o dente, segure-o pela parte de cima ou pela coroa, não pela raíz, e solte-o (sem lavar) em leite para mantê-lo úmido. A Associação Dental Americana sugere aos pais tentarem colocar o dente permanente de volta em sua cavidade sem tocar na raíz. Se você conseguir fazer isto, peça à sua criança para morder numa gaze enquanto você toma as providências para consultar o dentista. Se você não conseguir, leve imediatamente o dente junto com o leite ao dentista.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave