Tudo sobre como cuidar e como escovar os dentes do bebê

Tudo sobre como cuidar e como escovar os dentes do bebê

P: Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?

R: Tudo bem se você começar a cuidar das gengivas do seu bebê antes de ver aparecer um dente. Não precisa usar pasta de dente, apenas escove suavemente as gengivas com movimentos circulares usando água e um paninho macio, gaze ou uma escova de dentes suave. Embora o seu bebê não compreenda imediatamente porque você está escovando, os bebês adoram rotinas e começarão a aceitar o cuidado dental como parte do seu dia-a-dia. Assim que você vir um dente nascendo, adicione “escovar os dentes” aos rituais da manhã e da noite.

 

P: Qual o tipo de pasta de dente que devo usar, e qual a quantidade certa?

R: Uma quantidade mínima de pasta de dente (do tamanho de um grão de arroz) é o ideal. Procure por uma pasta de dente infantil indicada para a idade do seu bebê. A partir dos 3 anos, você pode aumentar a quantidade da pasta de dente para o tamanho de uma ervilha. Contate o seu dentista se tiver dúvidas ou perguntas.

 

P: Qual o tipo de escova de dentes que devo usar?

R: Você vai encontrar uma grande variedade de escovas de dentes infantis no supermercado ou drogaria, em geral separadas em tamanhos para bebê, para crianças até aos 2 anos e para crianças maiores de 2 anos. Escolha uma escova adequada para a idade do seu bebê, com cerdas macias, uma cabeça pequena e um cabo longo. Que tal trazer o seu bebê junto para comprar, escolha três escovas e deixe que ele decida qual a sua cor predileta.

 

P: Qual é a melhor hora do dia para escovar?

R: Duas vezes por dia é ideal — após o café da manhã e um pouco antes da hora de dormir (mas depois da última refeição). Isto removerá da comida as bactérias que poderiam transformar-se-se em placa prejudicial, causando cáries.

 

P: Devo escovar os dentes do meu filho ou deixo que ele mesmo escove os seus dentes?

R: Enquanto o seu filho não puder segurar uma escova com confiança, é melhor que você mesma escove. Mesmo quando ele puder segurar a escova, esteja presente para supervisionar, principalmente o processo de escovar, enxaguar e cuspir. É provável que ele precise de uma ajuda para garantir que a tarefa foi realizada corretamente. Em geral, por volta dos 6 anos de idade, ele será capaz de escovar os seus próprios dentes.

 

P: Todos os bebês se controcem e esquivam assim na hora de escovar os dentes?!

R: Sim, alguns bebês sem dúvida brigam com a escova de dentes! Para algumas mamães, escovar os dentes de um bebê pode parecer uma luta com uma cobrinha se contorcendo. Felizmente, reunimos uma lista de dicas e truques para ajudar o seu bebê a se divertir escovando os dentes. Para além disso, uma visita ao dentista também pode ser uma maneira divertida de ensinar o seu filho sobre o cuidado dos dentes.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave