Exames de rotina para crianças em várias fases

Checklist dos exames e consultas ao pediatra

Os exames realizados na infância são fundamentais para o bom desenvolvimento da criança, pois ajudam a detectar precocemente doenças ou complicações. Na realidade, esses cuidados devem começar já com o pré-natal. Ou seja, medidas preventivas e diagnóstico precoce farão a diferença no tratamento para que a criança cresça feliz e saudável. Para isso, são necessários os exames de rotina para crianças.

A realização de exames de rotina para crianças ajudam os médicos a compreenderem como anda a saúde geral dos pequenos, garantindo assim que tudo esteja dentro da normalidade.

Quantas vezes devo levar meu filho ao pediatra?

Normalmente, a visita ao pediatra é mensal nos primeiros seis meses de vida.

Dos 6 aos 12 meses, passa a ser bimestral.

Entre 1 e 2 anos, trimestral, dos 2 aos 5 anos, semestral, e a partir daí, anual.

O que pediatra examina durante a consulta de rotina?

Durante os exames e as consultas de rotina, o médico examinará seu filho e verificará seu crescimento e desenvolvimento. Aqui estão algumas dos exames físicos que podem ocorrer:

  • A altura, o peso e o perímetro cefálico do seu filho serão medidos e registrados em gráficos de crescimento padrão usados pelo seu médico. Esses gráficos de crescimento ajudam a acompanhar o desenvolvimento de seu filho ao longo do tempo.  

  • Os olhos e ouvidos do seu filho podem ser examinados.  

  • O médico do seu filho pode olhar dentro de sua boca para verificar a gengiva e os dentes.  

  • Um estetoscópio pode ser usado para ouvir o coração e os pulmões   

  • Ele também pode pedir para o seu filho a andar um pouco, para que o médico possa verificar se suas pernas e pés se movem corretamente.

Mãe e filho no pediatra

Quais exames de rotina infantil devo fazer?

Exame de urina

Um dos testes mais comuns solicitado pelos pediatras é o exame de urina. Por meio dele, é possível identificar a presença de bactérias, infecções e também quantificar se há perda de proteína e desnutrição infantil.

Exame parasitológico de fezes

O bolo fecal é de grande ajuda para identificar patologias e infecções. A análise de fezes permite a identificação de parasitas, sangue oculto, e muco anormal, que revelam informações importantes sobre a saúde da criança.

Hemograma 

Um dos exames de rotina mais comuns, mas o que pode causar muito estresse entre as crianças e os pais, é o exame de sangue. Apesar da possível dificuldade de coleta, o hemograma é imprescindível para a manutenção da saúde dos pequenos.

É através dele que é possível identificar patologias comuns entre as crianças, como infecções e anemias. Além disso, ele permite a identificação de doenças crônicas já na infância.

Anticorpos para Hepatites A, B e C

Feito também através da coleta de sangue, o exame que identifica os anticorpos para hepatites A, B e C auxilia na tomada de decisões sobre a vacinação ou reforço das enfermidades. Ademais, ele também ajuda no tratamento de doenças que podem ser assintomáticas em alguns casos.

Glicemia e insulina

A diabetes infantil é uma preocupação global. Por conta disso, os testes de glicemia e insulina podem ser importantes para identificar e combater a patologia no pequeno, especialmente se há casos da doença na família.

Raio-X de idade óssea

Diferente dos exames de rotina citados anteriormente, o raio-x de idade óssea é um exame por imagem. Isso quer dizer que não há a necessidade de coletar sangue ou outros fluidos para fazer a análise.

Ultrassom

Outro exame clínico por imagem que pode ser incluído na rotina de exames da criança é a ultrassonografia. Por ser simples e não invasivo, o teste é indicado desde o pré-natal e pode também ser solicitado até para recém-nascidos.

Tópicos que podem surgir na consulta dos exames

Alimentação 

Seu médico pode perguntar o que e quanto seu filho está comendo atualmente. Se você acha que seu filho é um comedor tão mimado que não está recebendo nutrição adequada, converse com seu médico sobre esses cuidados.  

Hora de dormir 

Seu médico pode perguntar se seu filho está dormindo bem à noite e se ele está tirando um ou dois cochilos diurnos. Pode ser útil manter um diário dos padrões de sono do seu filho por alguns dias e levá-lo para a consulta.  

Se necessário, seu médico pode oferecer algumas orientações sobre como melhorar a rotina de sono do seu filho e como acalmá-lo se ele acordar à noite.

Preparação para o desfralde  

Seu médico pode perguntar se você está vendo algum de que seu filho está pronto para o processo de desfralde e pode oferecer conselhos sobre quando e como introduzi-lo.  

Informe o médico se seu filho está com diarreia ou prisão de ventre e sinta-se à vontade para expor qualquer preocupação que você possa ter.   Leia mais sobre desfralde!

Marcos de desenvolvimento  

 O modo como seu filho brinca e se comporta dá ao seu médico muitas informações sobre como ele está crescendo. Ter essas informações ajudam seu médico a recomendar suporte ou etapas adicionais para ajudar a garantir o desenvolvimento saudável do seu filho. 

Cada visita é única, e seu médico conhece melhor sua família, mas estes são alguns exemplos de perguntas que ele pode fazer sobre o desenvolvimento do seu filho:  

Resumo

A realização de exames de rotina para crianças ajudam os médicos a compreenderem como anda a saúde geral dos pequenos, garantindo assim que tudo esteja dentro da normalidade. Medidas preventivas e diagnóstico precoce farão a diferença no tratamento para que a criança cresça feliz e saudável.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie