Embora a maioria das crianças anseie por poder usar o banheiro sozinha, elas podem facilmente ficar frustradas com os acidentes inevitáveis. Navegar nessa área cinzenta entre as fraldas e as roupas íntimas também pode ser difícil para você.

Não tenha medo de iniciar o processo ou pisar no freio para começar, todo bebê tem seu próprio tempo, e comparações não são bem-vindas nesse momento. Mas para auxiliar ele nesta fase, experimente utilizar as fraldas Pampers Grandinhos, que são desenhas especialmente para essa etapa da vida do bebê.

Desfralde: 11 regras para ter sucesso

Aqui estão algumas dicas que ajudarão a tornar o processo de desfralde mais fácil possível para todos os envolvidos.

Espere até que seu filho esteja pronto. Tentar treinar uma criança que não está pronta para usar o penico pode, na verdade, estender o processo. Tente evitar começar o treinamento quando houver outras grandes mudanças na vida de seu filho, como doença, divórcio, morte na família (até mesmo de um animal de estimação) ou mudança para uma nova casa.

Dê um passo de cada vez. O desfralde é um processo que, para a maioria das crianças, envolve várias etapas distintas que são aprendidas uma a uma e ao longo do tempo. Para iniciar o processo, você pode começar deixando um penico no chão do banheiro por alguns dias. Diga a seu filho que o banheiro pequeno é para ele e o grande é para os adultos. Alguns dias depois, faça com que ele se sente no banco (completamente vestido). Depois de alguns dias, comece a perguntar para o seu filho várias vezes ao dia se você pode tirar a fralda para que ele se sente em seu assento especial.

Ehub Pampers LATAM Imágenes artículos 08 720x432

Tenha o equipamento certo. Os assentos com penico para crianças devem ser baixos o suficiente para que ambos os pés possam descansar firmemente no chão. Alguns assentos têm vários estágios: eles começam como uma cadeira de tamanho infantil que fica no chão e depois se converte em um adaptador que fica em um assento normal. Alguns até tocam música quando a criança está sentada.

Não dê descarga na frente de seu filho, pelo menos no início. Enquanto algumas crianças podem ficar fascinadas e querer dar descarga o tempo todo, outras podem ficar apavoradas, acreditando que uma parte delas está sendo sugada pelo vaso sanitário.

Minimize ou elimine líquidos uma hora antes de dormir. Isso aumentará as chances de seu filho acordar seco, o que aumentará sua confiança.

Aprenda a reconhecer os sinais. Quando você ver aquela dança de joelhos juntos, saltando para cima e para baixo, encontre um banheiro rápido.

Seja positivo, mas não muito positivo. Excesso de empolgação com o conteúdo de uma fralda pode dar a uma criança a ideia de que o que ela produziu é de alguma forma valioso, o que pode fazer com que ela queira guardá-la para si mesma (dentro de seu corpo, se necessário).

Torne isso divertido. Os meninos nos estágios iniciais do treinamento para usar o penico são notoriamente ruins na pontaria. Colocar um pouco de cereal em forma de O ou outros alvos na água, ou adicionar um pouco de corante alimentar azul (que fica verde quando a urina amarela o atinge), pode tornar a urina mais divertida para seu filho e menos bagunça para você. Meninos e meninas podem gostar de ter livros para ler ou um "parceiro de penico" que pode ser um bicho de pelúcia ou uma boneca - para fazer companhia a eles enquanto usam o penico.

Não se preocupe com o desfralde noturno por um tempo. Espere pelo menos até que seu filho esteja regularmente seco depois de acordar de cochilos. O controle da bexiga durante a noite muitas vezes não se desenvolve até um ano ou mais após o controle diurno.

Ehub Pampers LATAM Imágenes artículos 05 720x432

Fale sua abordagem com outros cuidadores. Salvo qualquer mudança importante na vida, uma vez que você começou o processo de desfralde, não deve voltar atrás. Deixe que os professores da pré-escola, creches e até babás saibam o que você está fazendo em casa e peça-lhes que façam o mesmo.

Não faça do castigo uma parte do desfralde. É impossível forçar uma criança a usar o banheiro se ela não estiver pronta ou não quiser. As crianças que se sentem pressionadas às vezes tentam recuperar o controle da situação recusando-se a tirar as fraldas ou implesmente não indo ao banheiro. Isso pode causar prisão de ventre ou outras condições que precisam ser tratadas pelo pediatra.

A regra mais importante

Seja consistente e paciente. Em pouco tempo, seu filho terá dominado essa nova habilidade!

Para ajudar você e seu bebê nesse processo, recomendamos o uso de Pampers Grandinhos, que veste como roupinha, possui uma Fita Elástica 360°, que se ajusta ao corpinho do seu bebê, além de macio e confortável.

Flexible Banner V2