Terror noturno: ajude seu filho com pesadelos

Como ajudar seu filho com o sonhos noturnos

Como pai ou mãe, sua primeira inclinação é proteger a sua criança de coisas que elas possam  atacar durante a noite. Ao contrário de pesadelos ou sonhos assustadores, os terrores noturnos seguem um conjunto de regras diferentes.

Na maioria dos casos, a sua criança pequena pode adormecer sem problemas, mas acorda apavorada dentro de duas horas. Embora ela pareça estar acordada e chateada, você perceberá que ela permanece sem resposta.

O que fazer nos terrores noturnos do bebê?

A coisa mais importante a fazer para minimizar os terrores noturnos em crianças pequenas é fazer o seu melhor para acalmar seu filho. No meio de um terror noturno, uma criança ficará inconsolável, e o seu trabalho principal será manter as luzes baixas e falar baixinho. Assegure-a de que você está lá e que você não vai deixá-la se machucar.

Quanto tempo dura um terror nortuno?

A maioria dos terrores noturnos em crianças pequenas dura de 10 a 30 minutos. A essa altura o seu filho provavelmente sossegará, voltará a dormir, e não se lembrará do incidente pela manhã.

O que é importante lembrar nessas situações?

Lembre-se de que para algumas crianças pequenas, os terrores noturnos são provocados quando elas estão cansadas demais (apenas mais um motivo para todos em sua família adotarem sonecas!).

É importante manter uma rotina de sono regular, especialmente para crianças pequenas. Se você houver estabelecido um horário regular para dormir com sua criança pequena e ela continuar a sofrer de terrores noturnos, tente colocá-la na cama cerca de 30 minutos mais cedo e veja se isso ajuda.

Quais são os sinais e sintomas do terror noturno?

Durante um terror noturno, a criança pode:

  1. De repente senta na cama

  2. Grita com angústia

  3. Respira mais rápido e tem uma frequência cardíaca mais alta

  4. Fica suando

  5. Mexes suas pernas

  6. Fica assustado ou chateado

Não importa de qual forma os terrores noturnos tomem, descanse com a certeza de que eles desaparecerão naturalmente com a idade. Em pouco tempo, a criança voltará a ter uma noite de sono intensa e repousante.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Segurança durante o sono: Uma noite segura de sono para seu bebê

  2. Problemas de sono do recém-nascido

  3. Técnicas para acalmar o bebê

Flexible Banner V2

Fontes e mais informações

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.