Importância da música na educação infantil

A música tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, ajudando não só na socialização, como também no processo de aquisição da linguagem, na consolidação da autoconfiança, desperta o lúdico, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora. 

A lista de benefícios ao trabalhar a música na educação infantil é extensa e não para por aí.

A musicalização também contribui para a percepção espacial, matemática e estimula até mesmo áreas do cérebro das crianças que podem beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Por isso, proporcionar ainda na primeira infância o contato com a musicalidade é fundamental.

Como trabalhar com a música na educação infantil?

Ao cantar canções durante todo o dia, você está ajudando-o a começar a identificar e responder aos sons, tons e padrões de linguagem. Você também está ajudando a desenvolver uma conexão forte, emocional e social com o seu filho. 

De acordo com o educador e músico Shauan Bencks, há vários caminhos para trabalhar com a música na educação infantil. Entretanto, ele acredita que o mais esperado durante essa etapa escolar é o da apresentação da cultura musical existente na sociedade em que está inserida a criança,  com momentos de exploração de sons, de instrumentos estruturados e não estruturados para produzir possibilidades sonoras e musicais.

“É bastante importante que o educador, por exemplo, apresente não apenas as canções do seu repertório pessoal, ou as músicas da mídia, os sucessos do momento, assim como é preciso ficarmos atentos a não oportunizar para os meninos e meninas apenas as canções que são da cultura da infância. É preciso ofertar músicas diversas, de outras culturas, de outras regiões do país, músicas populares, eruditas, cantadas, instrumentais, músicas indígenas, canto de pássaros, sons da natureza e afins”, recomenda.

Músicas para cantar para o seu bebê

Relembre 3 grandes músicas infantis 

Casa

‘’Era uma casa muito engraçada

Não tinha teto não tinha nada

Ninguém podia entrar nela não

 

Porque na casa não tinha chão

Ninguém podia dormir na rede

Porque na casa não tinha parede

Ninguém podia fazer pipi

Porque pinico não tinha ali

Mas era feita com muito esmero

Na rua dos bobos número zero’’

Era uma casa muito engraça | Uma casa | Músicas infantis

A canoa virou

‘’A canoa virou

A canoa virou

Pois deixaram ela virar

Foi por causa de Maria

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava Maria

Do fundo do mar

Siri pra cá,

Siri pra lá

Maria é bela

E quer casar.’’

Palavra Cantada | A Canoa Virou

Brilha brilha estrelinha

‘’Brilha, brilha, estrelinha

Lá no céu pequenininha

Solitária se conduz

Pelo céu com tua luz

Brilha, brilha, estrelinha

Lá no céu pequenininha

Brilha, brilha, estrelinha

Lá no céu pequenininha’’

Brilha Brilha Estrelinha! Música de Ninar para crianças

A música e o processo de socialização

Em termos coletivos, as canções ajudam a integração com outras crianças e permitem que os pequenos entrem em contato com realidades e culturas diferentes. De acordo com o Referencial Curricular Brasileiro para a Educação Infantil de 1998:

É muito importante brincar, dançar e cantar com as crianças, levando em conta suas necessidades de contato corporal e vínculo afetivos.

A relação com os pais e cuidadores também é beneficiada: a música ajuda a melhorar a comunicação com os adultos e fortalece o vínculo de afeto com os que estão envolvidos com a criança na atividade.

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Fontes

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