Habilidades motoras finas do bebê

Como estimular a coordenação motora do seu bebê

As mãos do seu filho estão ficando cada vez melhores em executar todos os tipos de tarefas delicadas agora. Seus olhos e suas mãos estão aprendendo a trabalhar juntos, o que acabará permitindo que ele crie todos os tipos de coisas maravilhosas. Agora, quando uma mão estiver ocupada, a outra provavelmente estará acompanhando também. Esse efeito de espelho desaparecerá à medida que seu sistema nervoso amadurece.

Habilidades motoras e a mão com que ele escreve

Sua criança pequena provavelmente está usando as duas mãos igualmente, mas logo sua "parcialidade" começará a se mostrar. Observe-o escolher uma mão em vez da outra quando está comendo e colorindo. Provavelmente será a dominante mais tarde. (Um pé se tornará dominante também, por isso, esteja atento para ver qual deles ele usa enquanto chuta uma bola.)

Desenvolvimento assistido

Aqui estão algumas maneiras de você incentivar o desenvolvimento de habilidades motoras finas do seu filho:

  • Envolvê-lo no momento de se vestir.Comece a prender os zíperes em suas roupas e deixe que ele termine. Deixe-o praticar com botões também; mesmo que sejam um grande desafio, você definitivamente verá o progresso.

  • Arrume a mesa com um conjunto completo de talheres para o seu filho.Até agora, ele deve ter dominado a colher e, provavelmente, o garfo também. A faca ainda é um grande obstáculo, mas se você deixá-lo tentar com uma faca de criança pequena em alimentos macios, ele começará a entender a ideia.

  • Brincadeira com água Dê ao seu filho a oportunidade de aprimorar suas habilidades na banheira ou na pia. Uma vez que ele ficar melhor em transferir o líquido de um copo ou jarra para outra, você pode deixá-lo fazer um "teste drive" na mesa de jantar (utilizar pequenos recipientes para começar).

  • Deixe a criatividade correr solta.A melhora na destreza do seu filho pode ser mais aparente quando ele estiver desenhando e colorindo com giz de cera e marcadores (sob a sua supervisão, é claro). Veja ele se esforçar para conseguir segurar um lápis em sua mão com a ponta para baixo; ele usará todo o punho primeiro, e depois os dedos. (Quando ele atingir os 5 anos, já terá dominado a pegada tipo "tripé".) Os rabiscos aleatórios do seu filho provavelmente estão começando a tomar formas circulares. Logo, uma pessoa surgirá a partir dessas formas redondas. Pode parecer mais com um girino no início, mas isso não o torna menos marcante! 

  • Dê à sua criança pequenas linhas e formas para copiar. Ele pode ser capaz de fazer apenas as horizontais e verticais agora, mas um processo fascinante está começando: aprender a definir ideias no papel.

Estimulando as atividades motoras do bebê

Embora muitas vezes consideremos essas tarefas fáceis, o desenvolvimento das habilidades das quais essas ações dependem é crucial para o desenvolvimento do seu bebê. Um ambiente propício à prática e ao exercício repetitivo ajuda a equilibrar o sistema nervoso amadurecido do seu bebê e os músculos para garantir que as habilidades motoras finas se desenvolvam em sincronia com a maturidade emocional e física da criança. 

A motivação natural e a curiosidade, juntamente com o brincar e o atividades apropriadas, aumentam esse processo. Um ambiente propício à prática e ao exercício repetitivo ajuda a garantir que as habilidades motoras finas se desenvolvam em sincronia com a maturidade emocional e física. O exercício repetitivo ajuda a garantir que as habilidades motoras finas se desenvolvam em sincronia com a maturidade emocional e física. Dê ao seu bebê muitas oportunidades de praticar habilidades motoras, pois ele tem um impacto significativo.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Criança desenvolvendo independência

  2. O meu filho está realmente pronto para a pré-escola?

  3. Desenvolvimento: os dois terríveis

Flexible Banner V2

Fontes e mais informações

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.