Como crianças pequenas aprendem através de brincadeiras

Como crianças pequenas aprendem através de brincadeiras

A brincadeira talvez seja a atividade mais importante de crianças pequenas. É o "trabalho" delas, a sua atividade principal e como elas aprendem!

Como as crianças aprendem?

As crianças aprendem umas com as outras

Quando as crianças brincam com irmãos e amigos, elas aprendem umas com as outras. À medida que surgem perguntas, desafios e conflitos, elas descobrem como resolver problemas.

Quando a criança brinca em um grupo composto de diferentes idades, ela tem a oportunidade de aprender de duas maneiras diferentes:

  1. Ao copiar o comportamento das crianças mais velhas e
  2. Ao "ensinar" as crianças mais jovens ou menos avançadas.

As crianças aprendem fazendo

A aprendizagem é um processo ativo. Quanto mais experiências práticas seu filho tiver, mais curioso e capaz ele se tornará.

  • Tarefas de cozinha e domésticas: As crianças são fascinadas pelo trabalho que os adultos fazem. Dê ao seu filho a sua tigela de massa de panqueca para misturar e compre uma vassoura do tamanho das crianças para que elas possam ajudar a varrer o chão!
  • Brincar do lado de foracorrendo e subindo é essencial para o desenvolvimento físico saudável, e é uma chance para ela investigar a natureza.
  • Oportunidades de aprendizagem aberta permitem que seu filho expresse suas ideias, tais como:
  • Papel, lápis, lápis de cor, tesoura, cola e fita para desenhar, escrever e construir
  • Caixas de papelão e outros objetos facilmente encontrados
  • Tintas para pintar em cavalete e aquarelas
  • Água, areia, massinha e argila para experiências sensoriais
  • Blocos de montar
  • Roupas especiais, vestidos, chapéus e adereços

As crianças aprendem com os adultos em suas vidas

Sua oferta de amor incondicional ao longo da vida para seu bebê é essencial para o seu crescer e se desenvolver.

Seu relacionamento proporciona a sensação de segurança e autoestima positiva que o seu filho precisa para obter conquistas e aprender. Com o apoio emocional ativado, você pode ajudar seu filho a tirar o máximo de proveito da brincadeira (e, portanto, aprender) seguindo estas sugestões:

Ajude seu filho a ser um bom observador

As crianças aprendem ao estudar ativamente o mundo ao seu redor.

  • Dê um passeio com o seu filho de 3 anos e vá a um canteiro de obras, compartilhe o seu interesse na atividade parando para assistir e exclamando: "Uau! Olha como as rodas daquele caminhão basculante são grandes."

Modelos de comportamentos positivos

Uma das formas mais poderosas da sua criança aprender é seguindo o seu exemplo.  Esse processo acontece naturalmente e de modo quase inconsciente.

Por exemplo, quando o seu filho vê que você lê regularmente, ele vai querer ler e que leiam para ele. E a leitura é uma das coisas mais importantes que você pode fazer com o seu filho!

Use uma linguagem positiva

Todo mundo responde melhor a palavras positivas do que negativas. Em vez de emitir um comando ou uma proibição ("Não jogue a bola para lá!"), ofereça uma sugestão para seu filho fazer ("Aquele é um bom lugar para jogar a bola").

Brincar é o trabalho da infância. É como a criança aprende sobre o mundo e como se dar bem nele. Quando você apoia o seu filho nesse trabalho desafiador, então o trabalho dele realmente será brincadeira de criança.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Pants

Até 12h* sequinho, fácil de pôr e tirar